Amêndoas, Soja, Vaca? Estudo Mostra o Tipo de Leite Mais Saudável

Com uma abundância de alternativas de leites brotando em cada lojinha e supermercado, é difícil saber qual a variedade a ser adicionada à sua xícara de café ou tigela de cereais pela manhã.

De acordo com a Fortune, as vendas de leite de soja caíram 57% do seu pico de U$ 1,2 bilhão em 2008, mas isso pode mudar agora que um novo estudo no Journal of Food Science and Technology realizado na Universidade McGill sugere que essa é realmente a alternativa de leite mais nutritiva – fora o leite de vaca.

A nutricionista Whitney English Tabaie disse à Moneyish: “O leite de soja recebe uma má reputação devido a afirmações desatualizadas e improvisadas sobre a soja e várias condições de saúde. O que agora sabemos, indiscutivelmente, é que a soja não é prejudicial para a saúde humana, mas provavelmente é benéfica para prevenir e tratar doenças crônicas, como câncer de mama e próstata, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes”.

O estudo compara os valores nutricionais dos quatro tipos mais frequentemente consumidos de leite, os de amêndoas, coco, arroz e soja, com o leite de vaca. Os resultados revelam que a soja não é apenas rica em proteína, mas também oferece isoflavonas, que são fitoquímicos anticancerígenos.

“O leite de soja contém um perfil maravilhoso de macronutrientes. Um copo tem cerca de 7 gramas de proteína, 2 gramas de fibra e 4 gramas de gordura insaturada”, diz Tabaie. E ela sente-se muito segura para desbancar o mito da reputaçnao negativa da soja, fazendo questão de desmascarando as afirmações comuns de que a soja causa câncer, problemas de fertilidade, aumento da acne e hipotireoidismo.

A soja existe há milhares de anos e talvez não seja a própria planta o problema, é o processamento e a modificação que a tornam questionável. Beba leite de soja orgânico, não hidratado e não transgênico.

De acordo com a Mintel, as vendas de leite sem lactose nos Estados Unidos aumentaram 61% desde 2012 e atingiram mais de U$ 2,1 bilhões em 2017 devido ao aumento do número crescente de veganos e aqueles conscientes de antibióticos e hormônios de crescimento frequentemente encontrados no leite de vaca.

Além disso, a introdução de aveia, cânhamo, noz pecan, quinoa, avelã e linho orientam a indústria de leite alternativa para vendas de U$ 10,9 bilhões até 2019, de acordo com o Global Market for Milk Alternatives.

Você costuma consumir que tipo de leite com mais frequência? Já experimentou algum tipo de leite vegetal, e esperava o leite de soja como o mais saudável? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Deixe um comentário