Anticoncepcional Ciclofemme Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

O Ciclofemme é um medicamento bastante utilizado e amplamente difundido entre as mulheres, sendo inclusive distribuído em alguns postos de saúde para controle de natalidade. Porém, algumas mulheres podem querer saber se o anticoncepcional Ciclofemme engorda ou emagrece. Veja um detalhamento completo abaixo e tire suas dúvidas!

Relatos de usuárias

Muitas mulheres que começaram a usar o medicamento relataram dois principais sintomas: enjoo e perda de peso. Diferentes de muitas mulheres que, ao começarem a se medicar com anticoncepcional relatam um ganho de peso considerável, as maior parte das mulheres que o ingeriram afirmaram que o anticoncepcional Ciclofemme emagrece, além de terem relatarado mal estar. Não se sabe ao certo se as duas coisas estão relacionadas e se a perda de peso vem realmente da medicação.

Muitos fatores estão relacionados à perda de peso e isso pode ser consequência de uma mudança de hábitos alimentares mais saudáveis ou do início de alguma prática esportiva ou exercício. O anticoncepcional é conhecido por ter muitos hormônios e, isso pode reagir de forma diferenciada em cada mulher, de acordo com o metabolismo, genética e biotipo. Por isso, os relatos de emagrecimento podem ser só uma coincidência, pois nenhum componente presente na fórmula tem efeito emagrecedor ou visa esse fim.

Anticoncepcional Ciclofemme engorda?

Essa é uma dúvida bastante comum a respeito do assunto, mas cientificamente não há nada comprovado de que o anticoncepcional injetável engorda nem que emagrece, o que se sabe é que os métodos contraceptivos injetáveis apresentam como desvantagem a retenção de líquidos, o que pode favorecer o aumento de peso.

Como a quantidade de hormônios nesse método é bem maior em relação às pílulas orais, algumas mulheres podem sentir mais os efeitos colaterais como o aumento de apetite, o que pode consequentemente aumentar o peso. Caso haja um notável aumento no peso ao iniciar qualquer método contraceptivo é conveniente que se consulte um médico, pois outros fatores podem estar influenciando sua saúde.

Anticoncepcional Ciclofemme emagrece?

Estudos já comprovaram que o anticoncepcional não afeta o peso da mulher, nem para mais nem para menos, o que pode acontecer é o fator psicológico influenciar na balança. Anticoncepcionais injetáveis causam maior retenção de líquido, o que pode causar um aumento de peso em decorrência do inchaço, mas isso pode ser facilmente revertido com algumas massagens, drenagens linfáticas e outros métodos estéticos que podem aliviar a retenção.

Consumir certos alimentos como vegetais e frutas também pode ajudar a eliminar esses líquidos naturalmente, sem precisar apelar para procedimentos estéticos mais caros. O importante é ter uma dieta equilibrada e realizar atividades físicas constantes, afastando o sedentarismo. Se, mesmo assim perceber aumento ou perda excessiva de peso, procure seu ginecologista, que poderá avaliar seu caso.

Efeitos colaterais do Ciclofemme

É importante lembrar que todo e qualquer medicamento possui efeitos colaterais descritos na bula, mas isso não significa que os efeitos citados serão sentidos pelo usuário, pelo contrário, na maioria das vezes nenhum ou quase nenhum dos efeitos é sentido. Muitos efeitos colaterais também desaparecem com o uso continuado, por isso, às vezes é só uma questão do organismo se acostumar ao novo medicamento no caso de ter trocado por outro com outra fórmula ou ter iniciado a medicação apenas agora.

Os principais efeitos colaterais descritos na bula do Ciclofemme são: diminuição da tolerância a lentes de contato (casos isolados), aumento ou diminuição de peso, dores de cabeça, distúrbios gástricos com aumento da acidez no estômago, enjoos e náuseas temporárias, vômitos, hipersensibilidade mamária, alterações da libido (desejo sexual) e humor, sangramento irregular.

É importante ler a lista de efeitos colaterais para entender que isso pode vir a acontecer, mesmo que em casos raros. Se mesmo após prescrito pelo seu médico ginecologista você perceber algum desconforto e mais de um sintoma, volte a marcar uma consulta para possíveis adaptações e alterações de medicamento.

Para que ciclofemme é usado?

Ciclofemme é um anticoncepcional usado para prevenir gravidez indesejada, mas pode ser usado para outros objetivos, como por exemplo prevenir cravos e espinhas devido ao menor teor de oleosidade que provoca na pele; regularização do ciclo menstrual para mulheres que sofrem com menstruações desregulares que podem atrasar muito ou vir antes de completar um mês; reduzir os efeitos da TPM em mulheres que sofrem com muitas cólicas, inchaço, dor de cabeça, irritação ou outros sintomas comuns da TPM; tratamento de queda de cabelo e da seborreia para quem tem muita caspa e tratamento do hirsutismo leve para garotas que sofrem com excesso de pelos.

Contraindicações do Ciclofemme

O remédio anticoncepcional Ciclofemme não é indicado para mulheres com suspeita de gravidez ou grávidas, mulheres em períodos de lactação (amamentação), que sofram de alterações graves de função hepática, que tenham antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave, síndromes de Dubin-Johnson e de Rotor, tumores hepáticos (atuais ou já tratados), processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos, como por exemplo acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio, anemia falciforme, carcinoma de mama ou de endométrio tratados ou atuais, diabetes grave com alterações vasculares, alterações do metabolismo lipídico, antecedentes de herpes gravídico, otosclerose agravada durante gestações precedentes ou hipersensibilidade a algum dos componentes presentes na fórmula do medicamento.

Como tomar Ciclofemme?

O ciclofemme pode vir em pílulas ou injeção. No primeiro caso, vêm em uma caixinha com 21 drágeas que devem ser ingeridas uma por dia até o fim da cartela. O ideal é ingerir sempre no mesmo horário para criar uma rotina e o efeito ser mais eficaz. Ao iniciar o tratamento o medicamento deve começar a ser ingerido no primeiro dia do sangramento menstrual. Após a ingestão de todos os comprimidos deve-se realizar uma pausa de sete dias, momento em que ocorre o sangramento depois. Basta iniciar uma nova cartela no oitavo dia e repetir o procedimento mês a mês.

No caso do injetável, basta injetar o medicamento uma vez ao mês, sempre no mesmo dia para a proteção para o mês todo. As injeções mensais são compostas por dois hormônios, estrogênio e progesterona, já os anticoncepcionais injetáveis trimestrais têm a vantagem de conter somente progesterona. Os hormônios injetados são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea e sua eficácia é quase que imediata. Uma das vantagens é que o anticoncepcional injetável é um excelente método contraceptivo para aquelas mulheres que se esquecem de tomar diariamente a pílula.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o anticoncepcional Ciclofemme engorda? Seu médico te receitou este medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

14 comentários em “Anticoncepcional Ciclofemme Engorda ou Emagrece?”

  1. BOA TARDE MENINAS , ja fazem 3 meses que comecei a tomar esse remedio e estou me sentindo bem. no começo senti umas dores de cabeça , mais ao continuar o uso nao senti mais , nao engordei ,mais tbem nao emagreçi

  2. Eu estou tomando ciclofeme por 20 dias e estou os 20 dias menstruada, vem borrão, vem pedaços e as vezes o sangue vivo. ESTOU SENTINDO MUITO ENJÔO

  3. Comecei o usar essa medicação para regular meu ciclo pois descobri cistos nos ovários e estou sem menstruar há 5 meses. Estou no 11° comprimido e sentindo muita náusea, cólicas bem pertinentes e seios doloridos (não os seios só os “bicos”)