Home » Suplementos » Remédios » Anticoncepcional Injetável Engorda?

Anticoncepcional Injetável Engorda?

Injeção em mulher

O anticoncepcional injetável vem ganhando espaço como uma opção segura e prática quando o assunto é a prevenção da gravidez indesejada. Entretanto, ele tem uma desvantagem que incomoda bastante: o anticoncepcional injetável engorda. Ou melhor, pode engordar.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é o anticoncepcional injetável?

O anticoncepcional injetável é um composto de hormônios que funciona exatamente como os anticoncepcionais orais, inibindo a ovulação. Há duas formas de usar. Uma é recebendo uma injeção mensalmente, a outra é receber a cada três meses. Este tem sido um grande atrativo para as mulheres, já que com a injeção não há risco de esquecer-se de tomar o hormônio, o que compromete a eficácia do tratamento.

Além da praticidade, é sabido que este tipo de anticoncepcional diminui bem mais os sintomas da TPM, incluindo as temidas cólicas menstruais, se comparado com o anticoncepcional oral. O anticoncepcional injetável também ajuda a prevenir uma série de doenças, como miomas, cânceres (do endométrio, de ovários), cistos, doenças mamárias etc. Uma outra vantagem pouco conhecida deste anticoncepcional é que ele ajuda no tratamento da anemia, já que estimula a formação de glóbulos vermelhos.

O anticoncepcional injetável engorda

Mas se há tantas vantagens assim no uso do anticoncepcional injetável, uma de suas maiores desvantagens é que ele promove o ganho de peso, e o faz de diferentes maneiras.

Quando descobriu-se que o anticoncepcional injetável engorda, associou-se este efeito ao fato de que há uma maior quantidade de hormônio nesta forma do que na forma em comprimido. Dessa forma, as mulheres podem sentir os efeitos colaterais de forma mais acentuada, como uma maior retenção de líquidos (mesmo nas mulheres que não têm tendência à reter líquidos) e também um apetite maior que o normal. O ganho de peso já foi comprovado cientificamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Estudos recentes demonstraram que o anticoncepcional injetável engorda também de outras formas. Um estudo publicado no Texas em 2009 acompanhou mulheres durante 5 anos. Durante os 3 primeiros anos, eles constataram que as mulheres que recebiam injeções de Depo-Provera engordaram quase 6 quilos e aumentaram a gordura corporal em 3.4%. Parte dessas mulheres mudou o tipo de anticoncepcional e perdeu por volta de 2 quilos de forma natural, reduzindo também a gordura corporal, ao longo de 2 anos.

Durante o mesmo período, o grupo de mulheres que continuou tomando o anticoncepcional injetável engordou os mesmos 2 quilos. E mais: o estudo descobriu que mulheres que faziam usam uso do anticoncepcional injetável tinham uma probabilidade duas vezes maior de se tornarem obesas do que as que faziam o controle com outros métodos dentro de um período de 3 anos, mesmo quando elas praticavam o controle alimentar e praticavam atividades físicas.

Isto quer dizer que, ao contrário da pílula oral que “engorda” porque causa retenção de líquido, o anticoncepcional injetável engorda de verdade, causando acúmulo de gordura corporal.

Outros achados sobre o anticoncepcional injetável e o ganho de peso

Mas nem tudo é tão ruim como parece. Este mesmo estudo, considerado o mais detalhado sobre o assunto, também encontrou outros resultados. Por exemplo, descobriu-se que o ganho de peso não ocorre em mulheres que já são obesas. Outro resultado interessante foi o de que uma maior ingestão de proteína durante o uso do Depo-Provera ajudou a proteger as mulheres contra os quilos extras.

Nem todo mundo é igual

É sempre bom notar, entretanto, que nem todo mundo é igual. Embora este anticoncepcional apresente uma maior probabilidade de engordar do que o oral, há pessoas que não sofreram este efeito colateral. Portanto, se você estiver cogitando a possibilidade de fazer uso do anticoncepcional injetável, o melhor a fazer é consultar seu médico, expor em detalhes seu histórico de saúde (não apenas em relação a ganho/perda de peso) e realizar todos os exames necessários. Se o seu médico achar que é seguro, você pode realizar o teste; só assim você saberá de fato se o anticoncepcional engorda ou não no seu caso.

Você toma ou já tomou anticoncepcional injetável? Sentiu diferença no seu peso? Se não toma, você tomaria este tipo de anticoncepcional? Por que sim ou não? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (168 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

79 comentários

  1. Pregnolam…Eu não engordei , só emagrecendo o que tá acontecendo?

  2. Eu tomei durante 7 anos a perlutam aí parei dei intervalo de 6 meses e retornei mês passado estou sentindo diferença estou engordando oque faço pra não engordar
    ?? Estou ficando fortinha meus seios cresceram mas minhas roupas estão ficando apertadas 😣😣😣😢😢😢 e agora oque faço pra não engordar rsrs mas não quero parar de tomar pq não quero engravidar tenho alegrias a camisinha !!

  3. Emanuela paula da silva

    Eu tenho quatro filhos e nao quero ter mais . quero tomar essa depo_provera, porem esto amamentando,possu tomar? Ja agradeço.

  4. Acho que emagreci com depo provera sera coisa da minha cabeca ou emagrece mesmo ?… ainda so tomei a 1 doze , e normal emagrecer com depo provera , nao queria emagrecer .

  5. Eu tomava a noretisterona há 4 anos nunca engordei só ficava no 49 / 50 agora mudei pra medroxiprogesterona queria sabe ser engorda

  6. Tomei injeção 6 anos e engordei muito agora que parei de tomar a minha menstruação estar vindo normal será que eu posso emagrecer?

  7. Elizanias José dos Santos

    Ela engordar só no início eu engordei 6 kilo mesmo continuado tomar ela eu fiquei doente emagreci tudo de novo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*