Injeção em mulher

Anticoncepcional Injetável Engorda?

O anticoncepcional injetável vem ganhando espaço como uma opção segura e prática quando o assunto é a prevenção da gravidez indesejada. Entretanto, ele tem uma desvantagem que incomoda bastante: o anticoncepcional injetável engorda. Ou melhor, pode engordar.

O que é o anticoncepcional injetável?

O anticoncepcional injetável é um composto de hormônios que funciona exatamente como os anticoncepcionais orais, inibindo a ovulação. Há duas formas de usar. Uma é recebendo uma injeção mensalmente, a outra é receber a cada três meses. Este tem sido um grande atrativo para as mulheres, já que com a injeção não há risco de esquecer-se de tomar o hormônio, o que compromete a eficácia do tratamento.

Além da praticidade, é sabido que este tipo de anticoncepcional diminui bem mais os sintomas da TPM, incluindo as temidas cólicas menstruais, se comparado com o anticoncepcional oral. O anticoncepcional injetável também ajuda a prevenir uma série de doenças, como miomas, cânceres (do endométrio, de ovários), cistos, doenças mamárias etc. Uma outra vantagem pouco conhecida deste anticoncepcional é que ele ajuda no tratamento da anemia, já que estimula a formação de glóbulos vermelhos.

O anticoncepcional injetável engorda

Mas se há tantas vantagens assim no uso do anticoncepcional injetável, uma de suas maiores desvantagens é que ele promove o ganho de peso, e o faz de diferentes maneiras.

Quando descobriu-se que o anticoncepcional injetável engorda, associou-se este efeito ao fato de que há uma maior quantidade de hormônio nesta forma do que na forma em comprimido. Dessa forma, as mulheres podem sentir os efeitos colaterais de forma mais acentuada, como uma maior retenção de líquidos (mesmo nas mulheres que não têm tendência à reter líquidos) e também um apetite maior que o normal. O ganho de peso já foi comprovado cientificamente.

Estudos recentes demonstraram que o anticoncepcional injetável engorda também de outras formas. Um estudo publicado no Texas em 2009 acompanhou mulheres durante 5 anos. Durante os 3 primeiros anos, eles constataram que as mulheres que recebiam injeções de Depo-Provera engordaram quase 6 quilos e aumentaram a gordura corporal em 3.4%. Parte dessas mulheres mudou o tipo de anticoncepcional e perdeu por volta de 2 quilos de forma natural, reduzindo também a gordura corporal, ao longo de 2 anos.

Durante o mesmo período, o grupo de mulheres que continuou tomando o anticoncepcional injetável engordou os mesmos 2 quilos. E mais: o estudo descobriu que mulheres que faziam usam uso do anticoncepcional injetável tinham uma probabilidade duas vezes maior de se tornarem obesas do que as que faziam o controle com outros métodos dentro de um período de 3 anos, mesmo quando elas praticavam o controle alimentar e praticavam atividades físicas.

Isto quer dizer que, ao contrário da pílula oral que “engorda” porque causa retenção de líquido, o anticoncepcional injetável engorda de verdade, causando acúmulo de gordura corporal.

Outros achados sobre o anticoncepcional injetável e o ganho de peso

Mas nem tudo é tão ruim como parece. Este mesmo estudo, considerado o mais detalhado sobre o assunto, também encontrou outros resultados. Por exemplo, descobriu-se que o ganho de peso não ocorre em mulheres que já são obesas. Outro resultado interessante foi o de que uma maior ingestão de proteína durante o uso do Depo-Provera ajudou a proteger as mulheres contra os quilos extras.

Nem todo mundo é igual

É sempre bom notar, entretanto, que nem todo mundo é igual. Embora este anticoncepcional apresente uma maior probabilidade de engordar do que o oral, há pessoas que não sofreram este efeito colateral. Portanto, se você estiver cogitando a possibilidade de fazer uso do anticoncepcional injetável, o melhor a fazer é consultar seu médico, expor em detalhes seu histórico de saúde (não apenas em relação a ganho/perda de peso) e realizar todos os exames necessários. Se o seu médico achar que é seguro, você pode realizar o teste; só assim você saberá de fato se o anticoncepcional engorda ou não no seu caso.

Você toma ou já tomou anticoncepcional injetável? Sentiu diferença no seu peso? Se não toma, você tomaria este tipo de anticoncepcional? Por que sim ou não? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (154 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

72 comentários

  1. Tomo o anticoncepcional Depomês há 4 meses e engordei 4 quilos de lá pra ca. Gostaria de saber se há algum remédio que eu possa tomar para tentar combater esse efeito colateral.

  2. Eu tomo anticoncepcional “Perlutam” a 8 meses, e nunca engordei, o unico problema é que esse anticoncepcional deixa a minha menstruação durar uns 10 dias.

  3. já tomei,engordei, tive sangramento durante um mês e então suspendi o uso, antes de fazer uso deste medicamento era daquelas pessoas que comia de tudo e não engordava, depois disso engordei e ainda não consegui voltar ao meu corpo normal e já faz 3 anos que não tomo nenhum ac.

  4. Tomei sim .ja tinha voltado meu corpo normal apos a gravidez ai tomei .e comecei a engordar muito e ja faz um ano que parei e nao menstruei ainda e nao consigo perder peso .sou extremamente estressada e ansiosa …

  5. Eu tomo o 21 e não em gordo giz foi perde peso e nao ganhei mas não me sinto bem com esse remedio

  6. Nus tenho medo de toma e engorda e não volta meu corpo nossa morro de medo

  7. aiiin eu queria tomar um remedio que engorde pois ja tomei Noralgina, Ciclo21, e não consigo ganhar peso pelo contrario sempre magrella

  8. Existe alguma dieta para n engordar , tomo a 3 anos e estou engordando muito

  9. Gostaria sabe se o depo-proveta também engorda ou não?

  10. Tomo a depo provera a 2 anos e até hoje nunca engordei . Só pele e osso

  11. eu todo o anticoncepcional ha 5 anos e engordei 15 kilos . nao parei de tomar comedo de tomar outro remedio e engravidar…

  12. estou tomando depomes injetavel a 2 meses, ainda não me pesei , mas sinto que engordei :\

  13. Tomei o provera para reposição hormonal não engordei , ao contrário emagrece . Como entrei no climatério da menopausa meus hormônios diminuíram muito acabei engordando muito sem conseguir emagrecer , fiz a reposição hormonal com provera injetável e emagreco. Está sendo ótimo Maria Lina carvalho.

  14. Tomei perlutan 2 anos e meio engordei 6kg, parei de tomar e já emagreci os 6 . Agora vou tentar outro se engordar não vou tomar nenhum.

  15. Alguem mim diz um concepcional pra engordar pois toma ciclo 21 faz dois meses e não engordei nada quero trocar pra ganhar peso

  16. Francismara Rodrigues Soares

    Tomo depo proverá a 1 ano e me sinto um balão…engordei 7 kg. Tive sangramento nos 3 primeiros meses, um tédio…Vinha toda semana! Engorda sim!!! Me sinto horrorosa.. :s

  17. Tomei ‘Contracep’ e engordei muito também….quando parei de usar menstruei uns 5 meses….vinha a cada 15 dias….um horror…..só depois de uns 7 meses minha menstruação voltou ao normal….hoje voltei ao peso certo…já tomei vários tipos de pílula, e todas tenho reação…..ñ sei mais a que tomo…..

  18. Meu primeiro anti-concepcional foi o Yaz, ótimo, nunca ganhei peso com ele – 58/60 kg.
    Porém parava de tomar durante um tempo e voltava, e por fim troquei por um chamado Dalyne. Me engordou uns 4 kg, porém por eu não ter atividades sexuais parei de tomar, o que aumentou meu peso ainda mais.
    Quando voltei a namorar resolvi tomar injeção, QUE BOBEIRA, engordei 6kg em 1 ano.
    Detalhe, faço academia sempre que posso, então imagina se eu não fizesse!!!

    Agora estou pensando em voltar a tomar o Yaz, ou Yazmin, para ver se consigo regular os hormônios.

    • nossa esse yas me deu uma infeccao dos infernos,fui no ginecologista ele disse que o anticoncepcional alterou minha flora vaginal e me deu um fungo desgraçado, coçava muito,e eu so comecei a tomar pra ver se engordava,mas nao dei conta tive que parar.

  19. Tomei contracept e engordei 10 Kls em 1 ano não recomendo agora não quero mais saber dessa injeção vou me proteger de outra maneira

  20. Eu tomei durante 1 ano e 6 meses e engordei 8 quilos e luto pra perder peso até hoje.

  21. Gostaria de saber se alguém teve algum efeito tomando ciclo21

  22. tomo há 4 anos depo provera e engordei 12 kg .Um horror…

  23. Tomo mesygina e eu acho que tou engordando.
    Messygina engorda???

  24. Eu tomo Depomes, um anticoncepcional injetável há 6 meses, e sempre quis engordar, porem não sabia desse efeito adverso, que no caso pra mim foi otimo, pesava 51kg, hoje peso 64kg. Estou feliz, porem esse rápiod ganho de peso gerou algumas estrias.

  25. Depo proverá engorda mto. Engordei 24 quilos e não consigo perder

  26. Eu tomei a injeção e engordei 10kg e não via a minha menstruação

  27. eu tomei uma injeçao e engordei 8 kg issso se ja nao engordei mais do que isso

  28. Tomo o Depo provera a três anos e engordei 10 quilos e não consigo emagrecer de jeito algum…. Preciso emagrecer pois já sinto meu joelho doer pelo excesso de peso, porém não posso parar de tomar pois faz parte de um tratamento contra o mioma que tenho..

  29. Tomei Perlutan por 10 anos e engordei em media 2 kilos por ano como mostrou a pesquisa acima, no total ganhei 20 kilos em 10 anos. Parei de tomar em dezembro do ano passado e já perdi 1,5kg sem atividade fisica, somente com controle alimentar e só duante a semana tbm kkkk fins de semana como de tudo.

  30. Quero saber de um que engorde. Sou muito magra e quero ganhar peso. Uso o dáiva e até agora nada! Tenho muita de dificuldade de engordar e sofro bastante com isso. Tenho 20 anos e peso 44kg. Comecei a manter relação a pouco tempo e ainda estou em fase de adaptação com anticoncepcional. Quero saber um que engorde.

  31. Eu vou começa toma a injeção pra eu engorda

  32. Tomei contracep engordei 8 kg, não consigo emagrecer, estou inchada, ate celulite apareceu,que arrependimento ter tomado esse medicamento

  33. Olá Boa Noite gostaria de saber como se deve usar a depoprovera pela primeira vez ???

  34. Comecei a usar o injetável demedrox, queria saber se alguém aqui usa e se engorda ou emagrece?

  35. Eu tomei essa injeção no começo deste mês mais ate agora não engordei um quilo se quer ,gostaria de saber pq que comigo não funcionou?

  36. Alice Gonçalves da Cunha

    Nunca engordei com injeção injetada , te tenho 44k e não saio disso . Tomo desde dos meus 16 anos e já tenho 19 anos.

  37. Deprovera eu também pesava 45 kg e em 9 meses (3 aplicação da injecao) engordei 11 kilos , hoje estou pensando 56 kg e parei de tomar pois não quero engordar mais

  38. Encordei foi muito comecei com depo provera passei muito mal mudei pra mesigina 3 anos virei uma bola fazia dieta tomava remedio para emagrecer e nada,parei Faz tres meses vai fazer quatro sou outra pessoa todo mundo percebeu como eu desinchei tao rapido e tem mais minha mestruação esta vindo muito que nem absorvente noturno ta dando conta esses 3 meses pensei que ia morrer de tanto sangue que perdi,porem ta regulada estou bem meu corpo voltou ao normal graças a Deus anticoncepcional injetavel NUNCA MAIS.

  39. Vou começar tomar a injeçao e quero saber se engorda muito, pq eu nao consigo engordar tenho 17 anos e peso 41 kg e não consigo sair disso

  40. Alguém me indica um injetável que ñ engorde.. sempre esqueço a pílula,isso é um problema!

  41. Pregnolam…Eu não engordei , só emagrecendo o que tá acontecendo?

  42. Eu tomei durante 7 anos a perlutam aí parei dei intervalo de 6 meses e retornei mês passado estou sentindo diferença estou engordando oque faço pra não engordar
    ?? Estou ficando fortinha meus seios cresceram mas minhas roupas estão ficando apertadas 😣😣😣😢😢😢 e agora oque faço pra não engordar rsrs mas não quero parar de tomar pq não quero engravidar tenho alegrias a camisinha !!

  43. Emanuela paula da silva

    Eu tenho quatro filhos e nao quero ter mais . quero tomar essa depo_provera, porem esto amamentando,possu tomar? Ja agradeço.

  44. Acho que emagreci com depo provera sera coisa da minha cabeca ou emagrece mesmo ?… ainda so tomei a 1 doze , e normal emagrecer com depo provera , nao queria emagrecer .

  45. Eu tomava a noretisterona há 4 anos nunca engordei só ficava no 49 / 50 agora mudei pra medroxiprogesterona queria sabe ser engorda

  46. Tomei injeção 6 anos e engordei muito agora que parei de tomar a minha menstruação estar vindo normal será que eu posso emagrecer?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*