Anticoncepcional Tâmisa 20 engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 01/09/2021

O anticoncepcional Tâmisa 20 é um método contraceptivo utilizado para prevenir a gravidez e também é recomendado para mulheres que desejam diminuir a intensidade do fluxo menstrual. A sua principal composição é o gestodeno e etinilestradiol, que são hormônios femininos cuja a função é inibir a ovulação e as alterações que ocorrem no muco cervical do colo uterino e no endométrio.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o contraceptivo Tâmisa 20 é indicado para aliviar os desconfortáveis sintomas da TPM, principalmente a cólica, os enjoos, as dores de cabeça e o inchaço nas mamas. Ele também é recomendado para mulheres que sofrem de anemia por deficiência de ferro.

Ele pode ser facilmente encontrado em todas as farmácias do Brasil, e em comparação a outros anticoncepcionais, têm um valor bastante acessível.

Porém, a principal dúvida das mulheres em relação a este método contraceptivo é saber se ele engorda ou emagrece. No entanto, é muito importante mencionar que antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional é necessário agendar uma consulta com um ginecologista. Mas se você foi receitada e tem dúvidas se o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda ou emagrece, confira a seguir mais informações sobre este medicamento.

tamisa 20

Anticoncepcional Tâmisa 20 engorda ou emagrece?

O relato da maioria das mulheres mostra que o contraceptivo Tâmisa 20 não leva a alterações no peso, porém, excepcionalmente algumas mulheres podem relatar ganho de peso após o uso desse anticoncepcional, mas nada muito exagerado.

Essa variação, no entanto, ocorre devido ao metabolismo e aos hormônios de cada mulher e deve ser analisada a cada caso. Portanto, vale a pena iniciar com um período de experiência determinado por seu ginecologista para conferir se o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda ou emagrece e se pode ser ideal para você.

Por outro lado, a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada evitam que medicamentos ricos em hormônios, como os anticoncepcionais, interfiram no aumento do peso. Porém, vale lembrar que o Tâmisa 20 tem baixa dosagem hormonal, portanto, a tendência é que os efeitos colaterais sejam mínimos.

  Continua Depois da Publicidade  

Não há registro de nenhum relato que indique que o anticoncepcional Tâmisa 20 emagrece.

Relato de usuárias

Há diversos depoimentos sobre este medicamento. Uma mulher relatou em um fórum da internet que toma o Tâmisa 20 há 5 anos e nunca teve alteração no peso, nem quaisquer outros efeitos indesejados. Outra usuária não comenta sobre alterações em seu peso, mas afirma que seu ciclo menstrual regularizou desde que começou a tomar o anticoncepcional.

Existe ainda um outro depoimento de uma usuária que declara que além de não ter engordado com o anticoncepcional, ainda conseguiu tratar sua pele reduzindo a acne e a oleosidade, além do desaparecimento das cólicas menstruais.

Conforme verificado, a maioria dos relatos são positivos, e há pouquíssimos registros de usuárias deste medicamento que afirmam que ele engorda.

Como utilizar?

anticoncepcional

A primeira pílula do anticoncepcional Tâmisa 20 deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, (junto a algum líquido, se achar necessário) e, nos próximos dias, uma pílula deve ser tomada novamente e de preferência no mesmo horário.

Após os 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual ocorrerá um sangramento semelhante à menstruação. No oitavo dia, mesmo se o sangramento não tiver cessado, é hora de iniciar uma nova cartela.

  Continua Depois da Publicidade  

Caso esteja fazendo uso de outro anticoncepcional, o primeiro comprimido deve ser ingerido logo após terminar a cartela anterior, sem fazer pausa. No caso de esquecimento até 12 horas após o horário normal, deve-se tomar o comprimido esquecido, sem necessidade de utilizar outra forma contracepção. Já se o esquecimento for superior a 12 horas deve-se tomar o comprimido assim que lembrar e utilizar outros métodos contraceptivos por 7 dias, como o preservativo por exemplo.

Diferença entre Tâmisa 20 e 30

Ambos os medicamentos são compostos por etinilestradiol (estrogênio sintético) e gestodeno (progestogênio sintético). A diferença, entretanto, está na dosagem hormonal de cada um. Como o nome já antecipa, o Tâmisa 20 possui 20 mcg de etinilestradiol, enquanto que o Tâmisa 30 possui 30 mcg de etinilestradiol.

Essa diferença ocorre porque algumas mulheres necessitam de mais hormônios que outras para equilibrar o organismo, por isso, cada ginecologista irá identificar o ideal para cada uma. Uma mulher que utilize o Tâmisa 20 e mude para o Tâmisa 30 não sofrerá nenhuma alteração, a não ser por um possível aumento dos efeitos colaterais (mas não é regra) como inchaço ou irritação, por exemplo. Contudo, a contracepção estará garantida.

Agora, aquelas mulheres que utilizam o Tâmisa 30 e mudam para o Tâmisa 20 terão que utilizar preservativos durante as relações sexuais pelo período de um mês, para que o organismo se adapte à nova dosagem hormonal.

Efeitos colaterais do anticoncepcional Tâmisa 20

Os efeitos colaterais descritos na bula, além de uma possível alteração no peso, são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • sintomas gastrointestinais;
  • alterações no humor;
  • aumento da sensibilidade mamária;
  • sangramento fora do período menstrual ou ausência de menstruação;
  • infertilidade temporária após a interrupção do uso do medicamento;
  • depressão;
  • diminuição da tolerância a carboidratos;
  • candidíase vaginal;
  • sensibilidade a lentes de contato;
  • varizes e tromboses;
  • mudança no apetite (aumento ou perda);
  • cistite e disfunção renal;
  • aumento ou redução de acne e
  • alterações na libido (prazer sexual).

Importante mencionar, que estes efeitos colaterais podem ou não ocorrer, uma vez que estão diretamente ligados a uma predisposição ou uma reação do organismo ao medicamento de cada mulher.

Contraindicações

Mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes de Tâmisa 20 (gestodeno + etinilestradiol), o que pode causar, por exemplo, coceira, erupção cutânea ou inchaço. Mulheres com histórico atual ao anterior de trombose, embolia pulmonar, doenças cardiovasculares e derrame cerebral.

A mesma orientação serve para mulheres que tenham predisposição para a formação de coágulos arteriais ou venosos, enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes, ocorrência ou suspeita de gravidez.

O medicamente também é contraindicado para mulheres com câncer relacionado a hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou aguda, tumor no fígado e sangramento vaginal sem explicação.

Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso do contraceptivo oral, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico. Neste período, outras medidas contraceptivas não hormonais devem ser empregadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Você conhece alguém que já utilizou e afirme que o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda? Tem receio de utilizar este medicamento por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (365 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

103 comentários em “Anticoncepcional Tâmisa 20 engorda ou emagrece?”

  1. TOMEI POR MAIS DE 10 ANOS TAMISA 20, NUNCA TIVE REAÇÃO, NÃO ENGORDEI NÃO DAVA DOR DE CABEÇA NEM ENJOO, PAREI PARA ENGRAVIDAR, DEPOIS DO NASCIMENTO DA MINHA FILHA TROQUEI POR UM INJETAVEL ENGORDEI HORRORES, VOU VOLTAR A TOMAR AGORA O TAMISA 20, ESPERO QUE CONTINUE SEM DAR REAÇÃO ALGUMA POIS FOI O MELHOR QUE JA TOMEI ATÉ HOJE.

    Responder
  2. Eu comecei a tomar o tâmisa 20,e comecei a sangrar os 7 dias de pausa. Sendo que antigamente quando eu nao tomava remédio e nunca tinha feito nada,minha menstruação era só 4 dias. É normal?

    Responder
  3. Pouco depois de perder a virgindade, pedi a médica um anticoncepcional e ela me passou o Tâmisa 20, tomo ele há quase 4 anos e nunca senti nada, até me pergunto se realmente tá funcionando ou se eu só não engravidei ainda pq também uso preservativo kkkkk a única diferença foi que regulou o meu ciclo que antes eu passava até meses sem menstruar, e mesmo assim o fluxo continua leve, de resto nem melhorou nem piorou nada

    Responder
  4. Iniciei o Tamisa 20 mas não me adaptei.. muito enjoo, dores de cabeça e sangramento de escape. Cada mulher tem um organismo, escrevo apenas para alertar que são efeitos colaterais que podem acontecer pra algumas.

    Responder
  5. Tomei Tâmisa 20 por uns 5 anos nunca engordei e minha pele ficou maravilhosa e minha mestruacao muito regulada

    Responder
  6. Eu tomo o Tâmisa 20 por 10anos e nunca engordei , parei para tomar enjeicão e me ferrei engordei 20kilos, agora voltei pra ele novamente e não sinto nada e nunca engravidei…Amo ele.o Tâmisa 20 de 21..Mais tomo tudo certinho e nada data certa..???

    Responder
  7. Bom dia

    Faço uso do Tamisa 20 a mais de 10 anos.
    Não tive efeitos colaterais. Pelo contrario, tudo de ruim que sentia antes de utiliza-lo desapareceu.
    Excelente anticoncepcional

    Responder
    • Claro que nao, toda pilula tem o mesmo medicamento e o mesmo tanto. Os dias sao só para nao nos perdermos. Mas nao é que cada comprimido sera diferente do outro.

      Responder
    • Estou tomando a dois meses. Esta tudo bem, nao tenho mais acne… Mas estou tendo muito enjoo agora no segundo mes, muito mesmo.

      Responder