Anticoncepcional Tâmisa 20 Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Tâmisa 20 é amplamente conhecido no Brasil e possui uma dosagem hormonal inferior ao Tâmisa 30, sendo recomendado por ginecologistas para mulheres que querem prevenir a gravidez, regular a menstruação e diminuir os desconfortáveis sintomas da TPM. Além disso, quando comparado a outros anticoncepcionais, tem um valor muito acessível financeiramente. É ingerido via oral, através de pílulas e pode ser facilmente encontrado em todas as farmácias do Brasil.

Porém, o que muitas mulheres não sabem e se questionam é se o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda, se emagrece ou ainda se esse medicamento não interfere no peso da mulher. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre o Tâmisa 20.

Anticoncepcional Tâmisa 20 engorda?

O relato da maioria das mulheres mostra que ele não leva a alterações no peso, nem no ganho nem perda, porém, algumas exceções de mulheres podem relatar ganho de peso após o uso do anticoncepcional, mas nada muito exagerado. Uma forma de evitar ou resolver esse problema é realizar algumas dietas de eliminação de líquido e manter o corpo sempre em movimento com uma circulação do sangue adequada.

A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada evitam que medicamentos ricos em hormônios como os anticoncepcionais interfiram no aumento do peso. Entretanto, se isso ocorrer mesmo com uma rotina de vida saudável, talvez o ideal seja consultar um ginecologista para troca de anticoncepcional. Porém, vale lembrar que o Tâmisa 20 tem baixa dosagem hormonal, portanto, a tendência é que os efeitos colaterais sejam mínimos.

Isso também não quer dizer que o anticoncepcional Tâmisa 20 emagrece, até porque não há registro de nenhum relato com este efeito do medicamento.

Relato de usuárias

Uma das mulheres que relata os efeitos colaterais do Tâmisa 20 conta que toma há 5 anos e nunca teve alteração no peso, nem quaisquer outros efeitos indesejados. Outra usuária não comenta sobre alterações de peso, apenas conta que sua menstruação sempre vem regularizada no mesmo dia desde que começou a tomar o anticoncepcional.

Uma outra mulher relata que além de não ter engordado com o anticoncepcional, ainda conseguiu tratar sua pele reduzindo a acne e oleosidade, além das cólicas que desapareceram. A maioria dos relatos são positivos, praticamente ninguém relata que o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda, mas é importante lembrar que isso pode variar conforme os hormônios de cada mulher.

Diferença entre Tâmisa 20 e 30

Ambos os medicamentos são compostos por etinilestradiol (estrogênio sintético) e gestodeno (progestogênio sintético). A diferença, entretanto, está na dosagem hormonal de cada um. Como o nome já antecipa, o Tâmisa 20 possui 20 mcg de etinilestradiol, enquanto que o Tâmisa 30 possui 30 mcg de etinilestradiol.

Essa diferença ocorre porque algumas mulheres necessitam de mais hormônios que outras para equilibrar o organismo, por isso, cada ginecologista irá detectar o ideal para cada uma. Uma mulher que utilize o 20 e mude para o 30 não sofrerá nenhuma mudança, a não ser por um possível aumento dos efeitos colaterais como inchaço, irritação, etc (mas não é regra); porém, a contracepção estará garantida 100%.

Agora, aquelas mulheres que utilizam o 30 e mudam para o 20 terão de utilizar camisinha durante as relações sexuais por um mês, até o organismo se adaptar à nova dosagem hormonal.

Benefícios e efeitos colaterais do anticoncepcional

O Tâmisa 20, além de obviamente prevenir a gravidez, também ajuda a regularizar o ciclo menstrual e reduzir sintomas da TPM, principalmente cólica, enjoo, dores de cabeça e inchaço nas mamas. Os efeitos colaterais descritos na bula que podem ocorrer ou não, dependendo da predisposição e reação do organismo ao medicamento de cada mulher, são: sintomas gastrointestinais, alterações de humor, aumento da sensibilidade mamária, sangramento fora do período menstrual ou ausência da menstruação, infertilidade temporária após interrupção do uso do medicamento, alterações no peso, depressão, diminuição da tolerância a carboidratos, candidíase vaginal, sensibilidade à lentes de contato, varizes e trombose, mudança no apetite (aumento ou perda), cistite e disfunção renal, aumento ou redução de acne e alterações na libido (prazer sexual).

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda? Tem receio de utilizar este medicamento por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (278 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

77 comentários em “Anticoncepcional Tâmisa 20 Engorda ou Emagrece?”

  1. Faz 15 dias que estou tomando o Tamisa 30 e ate esses 15 dias nao parei de menstruar, o sangramento é pouco mas 15 dias sangrando mesmo sendo pouco é chato. Comecei a tomar o Tamisa 30 para eliminar a menstruacao e os sintomas intenso que tenho nesse período. Mas ta chato pq a menstruação nao quer parar, tou indo para o 16* dia e ainda estou menstruando. Nao sei se isso é normal, com alguem ja aconteceu isso? Obg!

  2. Comecei a tomar o 20 por 2 meses e mudei para o 30 para não ter uma menstruação frequente. Então passei a me senti mais inchada,mudança de humor constante, irritação, enjoos, muitas acnes, e esta indo para o 3 mês e minha menstruação nao parou tenho sempre escapes e quando paro de tomar para menstruar ( ja que meu corpo esta pedindo) tenho um fluxo muito intenso, sinceramente não estou nada confortável com o remedio e pretendo troca-lo em breve!

Deixe um comentário