Anticoncepcional Tâmisa 20 Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 10/09/2019

O anticoncepcional Tâmisa 20 é amplamente conhecido no Brasil e possui uma dosagem hormonal inferior ao Tâmisa 30, sendo recomendado por ginecologistas para mulheres que querem prevenir a gravidez, regular a menstruação e diminuir os desconfortáveis sintomas da TPM. Além disso, quando comparado a outros anticoncepcionais, tem um valor muito acessível financeiramente. É ingerido via oral, através de pílulas e pode ser facilmente encontrado em todas as farmácias do Brasil.

Porém, o que muitas mulheres não sabem e se questionam é se o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda, se emagrece ou ainda se esse medicamento não interfere no peso da mulher. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre o Tâmisa 20.

Anticoncepcional Tâmisa 20 engorda?

O relato da maioria das mulheres mostra que ele não leva a alterações no peso, nem no ganho nem perda, porém, algumas exceções de mulheres podem relatar ganho de peso após o uso do anticoncepcional, mas nada muito exagerado. Uma forma de evitar ou resolver esse problema é realizar algumas dietas de eliminação de líquido e manter o corpo sempre em movimento com uma circulação do sangue adequada.

A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada evitam que medicamentos ricos em hormônios como os anticoncepcionais interfiram no aumento do peso. Entretanto, se isso ocorrer mesmo com uma rotina de vida saudável, talvez o ideal seja consultar um ginecologista para troca de anticoncepcional. Porém, vale lembrar que o Tâmisa 20 tem baixa dosagem hormonal, portanto, a tendência é que os efeitos colaterais sejam mínimos.

Isso também não quer dizer que o anticoncepcional Tâmisa 20 emagrece, até porque não há registro de nenhum relato com este efeito do medicamento.

Relato de usuárias

Uma das mulheres que relata os efeitos colaterais do Tâmisa 20 conta que toma há 5 anos e nunca teve alteração no peso, nem quaisquer outros efeitos indesejados. Outra usuária não comenta sobre alterações de peso, apenas conta que sua menstruação sempre vem regularizada no mesmo dia desde que começou a tomar o anticoncepcional.

Uma outra mulher relata que além de não ter engordado com o anticoncepcional, ainda conseguiu tratar sua pele reduzindo a acne e oleosidade, além das cólicas que desapareceram. A maioria dos relatos são positivos, praticamente ninguém relata que o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda, mas é importante lembrar que isso pode variar conforme os hormônios de cada mulher.

Diferença entre Tâmisa 20 e 30

Ambos os medicamentos são compostos por etinilestradiol (estrogênio sintético) e gestodeno (progestogênio sintético). A diferença, entretanto, está na dosagem hormonal de cada um. Como o nome já antecipa, o Tâmisa 20 possui 20 mcg de etinilestradiol, enquanto que o Tâmisa 30 possui 30 mcg de etinilestradiol.

Essa diferença ocorre porque algumas mulheres necessitam de mais hormônios que outras para equilibrar o organismo, por isso, cada ginecologista irá detectar o ideal para cada uma. Uma mulher que utilize o 20 e mude para o 30 não sofrerá nenhuma mudança, a não ser por um possível aumento dos efeitos colaterais como inchaço, irritação, etc (mas não é regra); porém, a contracepção estará garantida 100%.

Agora, aquelas mulheres que utilizam o 30 e mudam para o 20 terão de utilizar camisinha durante as relações sexuais por um mês, até o organismo se adaptar à nova dosagem hormonal.

Benefícios e efeitos colaterais do anticoncepcional

O Tâmisa 20, além de obviamente prevenir a gravidez, também ajuda a regularizar o ciclo menstrual e reduzir sintomas da TPM, principalmente cólica, enjoo, dores de cabeça e inchaço nas mamas. Os efeitos colaterais descritos na bula que podem ocorrer ou não, dependendo da predisposição e reação do organismo ao medicamento de cada mulher, são: sintomas gastrointestinais, alterações de humor, aumento da sensibilidade mamária, sangramento fora do período menstrual ou ausência da menstruação, infertilidade temporária após interrupção do uso do medicamento, alterações no peso, depressão, diminuição da tolerância a carboidratos, candidíase vaginal, sensibilidade à lentes de contato, varizes e trombose, mudança no apetite (aumento ou perda), cistite e disfunção renal, aumento ou redução de acne e alterações na libido (prazer sexual).

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Tâmisa 20 engorda? Tem receio de utilizar este medicamento por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (342 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

95 comentários em “Anticoncepcional Tâmisa 20 Engorda ou Emagrece?”

  1. Como tomar
    Deve-se tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias seguidos, preferencialmente sempre à mesma hora. Após os 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual ocorrerá a menstruação. Após a pausa, deve-se iniciar a nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter ocorrido sangramento menstrual ou não

  2. Tomei Tâmisa 20 durante 6 anos contínuos e tive melhora na pele, diminuição das acnes, não engordei e só parei de tomar para engravidar. Dois anos e meio após o nascimento do meu filho voltei a tomar o Tâmisa 20 e continuo gostando dos resultados.

  3. Eu tomava o 30 porem dei uma pausa para iniciar o 20, pois senti que o 30 estava me fazendo engordar, e ter outros efeitos colaterais, espero que o 20 seja bom tbm, ja que não tenho intenção de engravidar, mas sera que tomando o 20 pode ocorrer esse problema, ja que o hormônio e bem menor?

  4. Eu tomo o Tâmisa 30 a 1ano e 3 mês só mestruei uma vez nesse período porq esqueci um comprimido. eu posso para cada 3 mês pra mestruar?

  5. Faz 15 dias que estou tomando o Tamisa 30 e ate esses 15 dias nao parei de menstruar, o sangramento é pouco mas 15 dias sangrando mesmo sendo pouco é chato. Comecei a tomar o Tamisa 30 para eliminar a menstruacao e os sintomas intenso que tenho nesse período. Mas ta chato pq a menstruação nao quer parar, tou indo para o 16* dia e ainda estou menstruando. Nao sei se isso é normal, com alguem ja aconteceu isso? Obg!

  6. comecei a tomar faz uns 15 dias, estou na primeira cartela, e estou tendo muitos enjoos e azia. Será que pode ser por conta o remédio?

      • Tomei Tâmisa 20 e nunca mudei o peso. Ate minha ginecologista mudar para o 30 me engordou 14 kg em 2 meses nunca mais voltei a ser o que era. Mudou meus hormônios todos. Fiquei toda inchada .

  7. Comecei a tomar o 20 por 2 meses e mudei para o 30 para não ter uma menstruação frequente. Então passei a me senti mais inchada,mudança de humor constante, irritação, enjoos, muitas acnes, e esta indo para o 3 mês e minha menstruação nao parou tenho sempre escapes e quando paro de tomar para menstruar ( ja que meu corpo esta pedindo) tenho um fluxo muito intenso, sinceramente não estou nada confortável com o remedio e pretendo troca-lo em breve!

    • Eu tomo o Tamisa 20 faz 9 meses, no começo eu acordava passando mal (vomitando), e enjoada, isso foi uns 3 dias depois que tomava. em seguida não senti mais nada, o meu peso é o mesmo, não sinto mais nenhum efeito colateral, minha menstruação vem no dia certo. Nada contra o Tamisa 20.

  8. Eu só engordei de 64kg depois da minha gravidez fui pra 75kg muito peso sendo q antes da minha gravidez até os meus 26 anos não passava de 53kg

  9. Tomo o Tâmisa 20 há 3 messes e perdi todo meu corpo de tão magra que fiquei, como muito tentando ganhar meu corpo de volta e não adianta.

  10. Tomei o Tâmisa 30 por 2 anos, devido ao cisto no ovário , no início não sentia nenhum efeito colateral. Mas com o tempo passei a sentir muitas dores de cabeça, cansaço, falta de ar, engordei muito 12 kg, mesmo fazendo academia, alimentação saudável, exercícios físicos, outros 2 sintomas foi as manchas no rosto, varias pintinhas, e flacidez no rosto. Então resolvi por conta própria não tomar mais. Minha pele clareou bastante e voltou o normal. Agora o peso adquirido tá difícil perder.

  11. Passei muito mal com esse remédio, parei na terceira dragea. Me deu dor de cabeça, diarréia, muito enjoo. Senti vontade de chorar de tanto enjoo, achei melhor parar. O médico me receitou pois tenho muita cólica pré-menstrual e no meu exame transvaginal apareceu alguns micro policistos, ele disse que não era e sim folículos pois fiz o exame depois de 2 dias da menstruação ter ido embora, então meu ciclo estava iniciando e era normal esses folículos.

  12. Eu comecei a tomar o tamisa 20 tem uns 4 quatro mesea parei tem um mes e nesseeio tempo a minnha barriga comecou a inchar e é um encomodo muito grande ficar parecendo que eu comir o dia todo, gostaria de saber se esse sintoma tem a ver com o tamisa 20.

  13. Eu uso Tâmisa 20 a 3 anos .não engordei não sinto dor de cabeça ,não sinto nada para mim foi o melhor anticoncepcional que já usei até hj …

  14. Pra mim foi um dos melhores anticoncepcional que ja usei engorda quem não faz nada ,nao toma agua ,nao caminha ou faz algum tipo de atividade física pra mim ainda ajudou emagrecer nao da aquela sensação de inchaço no abdômen nem peso ….ameiiii e recomendo

    • Oi Fran você ainda usa o Tâmisa 20 ? Minha ginecologista trocou o meu anticoncepcional e agora estou com 5 cartelas de Tâmisa 20 e eu tô querendo vender baratinho pra quem usa

  15. Desde que eu comecei a tomar não consigo dormir mais meu sono tranquilo durante a noite Me acorda às 2 horas da manhã geralmente volta às 5 horas toma um remédio às 6 horas da noite vou mudar o horário para as 7 horas da manhã para ver se a noite eu tenho um sono tranquilo caso isso não melhora vou parar de tomar até mesmo porque são 4:30 da manhã está eu aqui acordada sem sono que não é do meu costume Pois durmo muito e agora não consigo mais

  16. Eu tomo o tamisa 20, á mais de 15 anos e não sofri nenhum efeito colateral. Ele não impacta no emagrecimento, pra emagrecer você deve fazer exercícios físicos a culpa não é da pilula. Não é um remédio muito forte, quando esqueço de tomar no outro dia já desçe. Recomendo. Tomo desde os 15 anos, tenho 29 anos e está tudo ok com ele.

  17. Tomo Tâmisa a quase 2 anos, não ganhei e nem perdi peso, já sentia enxaqueca, agora tenho com mais frequência, também o líbido diminuiu, a minha pele apareceu melasma não sei se foi por causa do tamisa , estou pensando de colocar o DIU.