Apevitin engorda mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

A dificuldade de ganhar peso é algo que afeta muitas pessoas, e por isso a seguir iremos descobrir se um dos medicamentos usados para tratar esta condição realmente engorda: o Apevitin.

  Continua Depois da Publicidade  

A dificuldade em ganhar peso não é um problema muito discutido, o que leva à crença de que não exista, ou de que basta “comer mais” para engordar. Mas não é tão simples assim.

Por isso, a seguir iremos conhecer melhor o Apevitin, seus efeitos colaterais e contraindicações, e descobrir se ele engorda mesmo.

Por que algumas pessoas têm dificuldade de engordar?

Lutar contra a balança é algo comum atualmente, mas nem sempre a luta é contra os quilinhos a mais. Algumas pessoas têm grande dificuldade de ganhar peso, seja por um metabolismo mais acelerado, falta de apetite ou mesmo por algum problema de saúde.

E, apesar de não parecer, ganhar peso pode ser algo bem difícil para quem precisa engordar, principalmente quando a causa é a falta de apetite, um problema que pode ter diversas causas, como:

Por isso, é importante procurar um médico caso note um emagrecimento sem motivo aparente ou dificuldade de engordar.

Apevitin engorda?

Sim, o efeito principal do Apevitin é o ganho de peso por conta do aumento do apetite e uma maior ingestão de calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

apevitin frasco

Isso se deve a um dos componentes presentes na fórmula do medicamento é o cloridrato de ciproeptadina, que é a substância responsável por estimular o apetite. Assim, é possível ganhar peso, uma vez que a ingestão de calorias aumenta.

Relato de caso

Izabela Conceição da Silva, de 27 anos de idade, tem 1,72 m e já chegou a pesar 42 kg. Em 2010, já com 54 kg, ela afirmou que só após utilizar o medicamento conseguiu ganhar algum peso, confirmando que o Apevitin engorda, por aumentar bastante o apetite.

Entretanto, é importante lembrar que o fato de ter funcionado bem para uma pessoa não significa que a eficiência se aplicará a todos os casos. Mas isso nos serve como uma evidência de que na situação adequada, em que há a indicação e o acompanhamento de um médico, é possível sim engordar com o auxílio do Apevitin.

Izabella Conceição apevitin
Fotos: Izabella Conceição (arquivo pessoal)

Suplementação de vitaminas

Embora o aumento de peso seja o objetivo principal de quem utiliza o Apevitin, é importante que ele ocorra de forma saudável. Para isso, muitas vezes é necessária a suplementação de nutrientes, como vitaminas e minerais.

Pensando nisso, o próprio medicamento já contém algumas dessas vitaminas, como:

VitaminasQuantidade
Vitamina C21,67 mg
Vitamina B10,6 mg
Vitamina B20,75 mg
Vitamina B36,67 mg
Vitamina B60,67 mg

Mas, para garantir a ingestão adequada de outros nutrientes, é importante consultar um nutricionista.

  Continua Depois da Publicidade  

A importância dos exercícios físicos

Para ganhar peso com saúde é preciso mais do que apenas aumentar a ingestão de calorias. Por isso, a adoção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é essencial, garantindo que o ganho de peso não seja apenas devido ao acúmulo de gorduras.

Mas, para que o exercício funcione bem para esses casos, é importante fazer uma avaliação e seguir as orientações de um profissional habilitado.

Contraindicações 

Principal composto presente no Apevitin, o cloridrato de ciproeptadina não é indicado para pacientes com algumas condições de saúde, como:

  • Glaucoma;
  • Úlcera gástrica;
  • Hipertrofia prostática, ou aumento da próstata;
  • Obstrução do colo vesical;
  • Pessoas com predisposição à retenção urinária;
  • Asma;
  • Gestantes;
  • Mulheres que estejam em fase de amamentação.

Além disso, o uso não é recomendado para crianças com menos de dois anos de idade.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um medicamento seguro, o Apevitin pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Sonolência e letargia, que normalmente diminuem no decorrer do tratamento;
  • Secura na boca, ou xerostomia, devido à redução da produção de saliva. Caso esse sintoma apareça, é importante manter uma boa hidratação e caprichar na higiene oral, para evitar ferimentos e infecções;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos.

Em crianças, o uso do remédio em doses exageradas pode causar alucinações, convulsões e depressão do sistema nervoso central.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados e precauções 

Enquanto estiver utilizando o Apevitin, deve-se evitar o uso de bebidas alcóolicas e outros medicamentos depressores do sistema nervoso central.

Além disso, é importante evitar dirigir durante os primeiros dias de tratamento, pois o remédio causa sonolência e pode aumentar o risco de acidentes.

Por fim, o uso por idosos deve ser feito com cautela, uma vez que essa população pode ser mais sensível aos efeitos colaterais do Apevitin.

Como usar?

O uso do Apevitin, assim como o de qualquer outro medicamento, deve ser orientado por um médico, que irá avaliar a sua condição clínica e qual o tratamento mais indicado para tratá-la. Mas, de forma geral, o medicamento é utilizado uma vez ao dia, antes de dormir, ou em doses fracionadas, cerca de meia hora antes das principais refeições.

Além disso, as doses variam de acordo com a idade:

IdadePosologia
Crianças de 2 a 6 anos10 ml do xarope, equivalente a 8 mg de ciproeptadina, em doses fracionadas
Crianças de 7 a 14 anosentre 10 e 15 ml, ou seja, entre 8 e 12 mg de ciproeptadina. A dose deve ser dividida também
Crianças acima de 14 anos e adultos15 ml ou 12 mg de ciproeptadina, em dose única à noite ou fracionada
Fonte: Bula do medicamento

Observação: Para evitar o uso de doses acima da recomendada para crianças, você pode utilizar uma seringa dosadora, para assim aspirar a quantidade exata do medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Onde encontrar e preço

O Apevitin pode ser encontrado facilmente em farmácias e drogarias, no formato de xarope, em um frasco de 240 ml.

O seu preço pode variar de acordo com o estabelecimento que o comercializa e da marca, mas normalmente varia de 15 a 30 reais.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha afirmado que engordou com o Apevitin? O que acha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (196 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

117 comentários em “Apevitin engorda mesmo?”

  1. Engorda mesmo ! Engordei 12 kg em 5 meses … lembrando que o correto é tomar uns fracos seguidos sem parar ! No meu caso peguei 12 kg e tomei 6 fracos seguidos!

    Responder
  2. vou tomar pra ver se ingordo um toquim minh alto estima e muito baixa … mim sinto orrivel deus mim perdoa mais nao gosto ser magra meu marido chama de bunda seca suano ..mais ele tbm eh mais mim atingi porq eu n gosto espero ver o resultado ok bju

    Responder
  3. Eu tenho 36 anos peso 48kg sempre fui magro e
    não tenho apetite, sou motivo de piada por ser magro, é muito constrangedor. comecei a tomar apevitin ontem 28/10/19 quero muito ver um resultado positivo.

    Responder
  4. Eu começei a toma já faz duas semanas e já achei um mudança no meu corpo e ótimo para quem quê ganhar penso

    Responder
  5. Tenho 19 anos! As pessoas falavam que eu era muito magra, estava pesando 45kg no dia 05/05/2019
    Hj dia 10/06/2019 estou pesando 60 kg❤

    Responder
  6. Passei 50 anos sendo magra quase esquelética me sentia horrível usava duas calças pra me sentir mais forte. Comecei a tomar a vitamina em um mês foram 10 kg. Me chamou a atenção pra seios e pernas cresceu muito. Não tomo todos dias e só tomo 2,5ml a noite. Um verdadeiro milagre estou muito satisfeita já tinha tentado de tudo. Vou continuar pra chegar nos 60 kg.

    Responder
  7. oi gente eu tenho 16 anos e comecei a tomar apevitim a um bom tempo acho q pouco mais de um mês,eu já tomei ele antes aos 13 anos ,engordei alguns kg e qd parei de tomar emagreci dnv,sim ele da muito sono nos quatro /três primeiros dias depois volta ao normal ..eu tinha 44kg e ganhei um quilo e quarenta gramas …tomo pq estou cansada dos comentários maldosos q fazem cmg de magrela e fazem minha auto estima baixar muito , estou na metade do xarope e espero engordar bastante qd eu chegar na minha meta volto aq p contar

    Responder
  8. Dou mama meu bebê vai fazer 1 ano agora dia 22 eu posso tomar buclina com apvitin.me sinto muito mal todo mundo fica magando que estou magra. Estou magra pq meu filho mama eu pesava 53 kilos e agora tou pesando 47 não me sinto bem nao com esse peso tou magra as pernas fina e sem bunda ????

    Responder
  9. Eu com 15 Anos usei Cobavital…
    Pra mim ele era o melhor , Até que me acustumei com ele e por fim não fazia mais efeito , o Farmaceutico Me sugerio Apvitim … Em Uma semana Ganhei 2 Kilos , Mais marcava hora certa . Tomava as 20:00 da noite e quando Não dava tempo tomava antes. Comecei tomar estava Com 42kg Me sentia horrivel Pois meu peso ideal era 51kg … Faz 1 mes que estou tomando me Apaixonei por este estimulante hoje ja estou com 48 kg.. Meta 57 … tomo 15ml… Mais tambem vai de pessoa pra pessoa ? 2 meses alcanço minha meta

    Responder
  10. Tenho um filho de 8 anos e ele nunca foi muito bom para comer.Sempre esteve abaixo do peso.No primeiro dia da vitamina percebi que ele teve sono mais cedo.Não teve agitação nem irritação.No terceiro dia já comecei a sentir que o apetite melhorou,agora depois de uma semana o menino sente fome a cada duas horas.Estou dando 10ml e acho que foi o suficiente para ele.

    Responder
    • Que bom ver o filho da gente comendo bem né? Mas recomendo que vc aos poucos vá reduzindo a dose,até deixar ele tomando só um pouquinho. Apevitin é bom,mas nunca devemos dar demais para que o organismo não se torne dependente.Ao meu filho eu dou durante um tempo,ai paro. Passo um tempo ai começo denovo.

      Responder
  11. Olá, será que alguém pode me ajudar ?
    Pra quem vai começar o tratamento com Apevitin é melhor começar tomando antes de dormir (se sim, quantos mg) ou começar tomando três vezes ao dia (se sim, quantas mg) ? Desde já, obrigada !!!

    Responder
  12. tem exatamente 1 semana hoje que comecei a tomar Apevitin bc e já viu grande diferença, engrossei pernas e cresceu meu bumbum, não me pesei ainda, mas já estou vendo resultados. Tenho 1,60 e 60k, quero chegar nos 70…e vou conseguir. Volto pra contar

    Responder
  13. #funciona. Isso é fato, já uso faz algum tempo e pra ser sincera não recomendo para criança não. Ele dá muita sonolência. Mas eu uso ja faz um bom tempo e não sei viver sem ele (infelizmente) eu sofro de ansiedade e optei por não tomar qqr outra medicação. Ele realmente da uma fome tremenda e elee me mantém tranquila me da o sono na medida certa. Sem ele não durmo bem . Então super recomendo. Mas minha real preocupação é o uso contínuo dele ser a q pode ter algum tipo de efeito colateral

    Responder
  14. Meu filho com seis anos engordou muito com esta vitamina. De 28kls ele foi para 40kls em 3 meses. E só dei metade de frasco.

    Responder
  15. Boa tarde
    Eu tenho uma microbacteria no meu pulmão, é como faço fisioterapia respiratória, não consigo ganhar peso. Meu peso normal era 47 kilos, depois que adoeci, fui para 31 kilos, e hoje estou com 35,100, mais quero engordar, estou muito magrela é isso só piora a falta de ar que sinto. Já tinha lido na internet sobre esse remédio, mais comprei hoje, para ver se tenho resultados. Se alguém pode me ajudar, me dando outras dicas, está aqui meu WhatsApp 091 98433-1881.

    Responder