Especialista da Área:

10 Estratégias Para Iniciar uma Alimentação Balanceada

🕐 11/12/2019

A melhor estratégia para ter uma alimentação balanceada é começar a comer mais alimentos saudáveis. Isso dá ao seu corpo tempo para se ajustar – evitando a sensação de privação e dores de cabeça repentinas que podem ocorrer com dietas desintoxicantes drásticas.

Conforme você continua a comer mais alimentos saudáveis, você irá precisar de menos dos alimentos não saudáveis naturalmente, e alguns pequenos truques que podem precisar de um pouco de motivação logo se tornarão rotinas simples. Então, aqui estão as 10 melhores estratégias para incorporar uma alimentação balanceada à sua dieta.

1. Adicione Nutrição Extra

Há muitas sementes, castanhas e suplementos alimentares cheios de nutrição, que você pode adicionar facilmente às suas refeições. Por exemplo:

  • Jogue um pouco de sementes de chia no seu cereal matinal ou salada do almoço: apenas uma colher de sopa contém aproximadamente 10% da quantidade recomendada de cálcio, 20% das fibras e 8 vezes mais ômega 3 que o salmão! Ela também é tão rica em antioxidantes quanto o mirtilo.
  • Adicione óleo de linhaça aos seus vegetais ou molho de salada – ele tem 6 vezes mais ômega 3 que a maioria dos óleos de peixe e uma simples colher de chá pode oferecer a dose diária recomendada.
  • Você também pode adicionar levedura de cerveja à salada, sopa ou pipoca caseira – 2 colheres de sopa oferecem 90% da sua necessidade diária de selênio, 50% de cobre, 50% de niacina, 40% de vitamina B6, 30% de proteína e outras vitaminas e minerais!

2. Mude Para Vários Grãos Integrais

Experimente macarrão integral, ou melhor ainda, macarrão de trigo sarraceno. Ao invés de arroz branco, coma o integral ou o vermelho. Além de alguns sabores novos (o arroz vermelho é melhor com peixe), você irá receber muito mais nutrição, já que a maioria dos minerais e fibras está na casca do grão. A fibra é importante para uma alimentação balanceada porqe te ajuda a se sentir saciado e comer menos, enquanto também é importante para a função intestinal e digestão.

3. Consuma Alguns Alimentos Crus

Enquanto alguns nutrientes estão presentes em quantidades maiores em alimentos cozidos (por exemplo, betacaroteno e licopeno), alimentos cozidos e sucos pasteurizados perdem grandes quantidades de sua vitamina C e enzimas que ajudam na digestão e absorção de nutrientes. Assim, é muito benéfico comer mais saladas cruas, sucos frescos e lanches crus.

4. Adicione Mais Acompanhamentos

Além de comer mais frutas cruas e saladas verdes, você pode tornar ainda mais sua alimentação balanceada ao adicionar mais vegetais ou vegetais como acompanhamentos a qualquer refeição. Você adora carne? Da próxima vez que for comer, experimente com uma porção de espinafre e aspargo. Fã de lasanha? Experimente adicionar uma camada extra de vegetais. Quanto mais vegetais você adiciona às suas refeições, menos carboidratos refinados você come.

5. Atualize Suas Refeições Favoritas

Ter uma alimentação balanceada não é uma coisa nova – já há várias receitas para te ajudar a comer melhor. Cozinheiros criativos e apaixonados desenvolveram versões mais saudáveis e, sim, igualmente saborosas, da maioria dos alimentos. É normal duvidar no começo, mas experimente! No pior caso, você perde 30 minutos e o preço de 1 refeição, mas você também pode descobrir que tem um novo prato saudável favorito.

6. Beba Saudável

Outra forma de incorporar mais alimentos integrais, nutritivos e saudáveis ao seu estilo de vida diário é beber mais bebidas saudáveis. Sucos de frutas frescos e crus são uma opção, mas sucos de vegetais frescos são ainda melhores – com muito poucas calorias e açúcar, e ricos em minerais, vitaminas e enzimas. Vitaminas também são uma ótima escolha porque elas contêm toda a fibra que falta nos sucos e nos ajudam a nos sentirmos satisfeitos.

Finalmente, uma opção saborosa e muito saudável é água com sabor – que é apenas água com pedaços de frutas e ervas. Por exemplo, limão com menta, ou laranja com morango, ou melancia, lima, pepino… No final, a água é a bebida mais hidratante e água com sabor pode ter algumas vitaminas a mais!

7. Use um Plano de Refeição

Com uma lista de afazeres longa e um dia cheio, é fácil esquecer de ter uma alimentação balanceada. Frequentemente recorremos ao fast food ou lanches ruins porque não somos organizados o bastante para ter uma refeição saudável. Agora há serviços de planejamento de refeições saudáveis que oferecem um plano semanal com receitas nutritivas e saborosas com uma lista de compras completa – reduzindo o tempo que você passaria no supermercado e em casa.

8. Comendo Fora de Forma Saudável

A maioria das pessoas gosta de comer fora. E isso pode ser uma oportunidade para experimentar alguma coisa nova e interessante enquanto também incorpora uma nutrição mais completa à sua alimentação balanceada. Então por que não ir a um restaurante com opções de alimentos saudáveis e naturais da próxima vez?

9. Compre Mais Saudável

É fácil comer mais alimentos saudáveis quando você os tem à mão! É a mesma coisa com os alimentos não saudáveis. Se você comprar alimentos não saudáveis, você irá comê-los. Assim, evite a tentação e apenas vá a um supermercado de produtos naturais, encha seu carrinho de compras com frutas e vegetais frescos, grãos integrais e lanches saudáveis. Quando você tem opções saudáveis no seu armário ou geladeira, você os comerá mais frequentemente sem esforço.

 10. Escolha Bons Lanches

Em algumas situações, é difícil mudar seu prato principal para uma refeição saudável. Mas você sempre tem a chance de comer um lanche saudável! Um pacote de castanhas cruas e sem sal é muito saciante e oferece muitos ácidos graxos essenciais, palitos de cenoura crocante são ricos em vitamina A e fibras, enquanto bolachas de quinoa são ricas em proteínas.

Quais destas estratégias parecem ser os pontos mais difíceis para você ter uma alimentação balanceada? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário