Ornitina: O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 16/07/2020

A ornitina, também chamada de l-ornitina, é um aminoácido não essencial, o que quer dizer que ele é produzido pelo corpo, e é derivado da quebra de arginina durante o ciclo do ácido cítrico.

Ela ajuda a desenvolver a massa muscular e reduzir a gordura corporal, principalmente quando é combinada com arginina e carnitina. Ela também é necessária para a formação de citrulina, prolina e ácido glutâmico, aminoácidos que ajudam a fornecer energia às células do corpo.

A ornitina é frequentemente vendida como um suplemento para fisiculturistas, em combinação com a arginina, já que estudos laboratoriais indicam que ela aumenta os níveis de insulina e do hormônio do crescimento, além de prevenir a perda de músculos (catabolismo).

A ornitina e o desenvolvimento muscular

A maior parte dos suplementos para ganho de músculos contém uma mistura de ornitina e arginina. A ornitina é responsável por elevar os níveis do hormônio do crescimento (GH) e de insulina.

O primeiro é um hormônio necessário para o crescimento muscular e que também ajuda a metabolizar a gordura, enquanto o segundo é um hormônio anabólico, ou seja, ajuda no crescimento muscular.

A ornitina também ajuda a evitar a perda muscular que ocorre com o envelhecimento, já que o hormônio de crescimento acelera a produção de massa muscular e atrasa os efeitos do envelhecimento.

Embora a arginina também possa ter o mesmo efeito da ornitina, estudos descobriram que a ornitina é duas vezes mais eficaz para aumentar os níveis de hormônio do crescimento.

Além disso, a ornitina também controla a eliminação de nitrogênio do corpo. Isso é importante para o crescimento muscular porque quando o corpo recebe mais nitrogênio do que elimina, o equilíbrio de nitrogênio é positivo e há crescimento muscular.

Quando o corpo elimina mais nitrogênio do que recebe, ocorre perda muscular e, se o nitrogênio for retirado de órgãos vitais, condições sérias de saúde podem ocorrer.

Efeitos Colaterais da Ornitina

O suplemento de ornitina pode causar efeitos colaterais como irritação estomacal, inquietação e insônia. Além disso, pessoas tomando medicamentos para hipertensão ou para disfunção erétil não devem tomar o suplemento de l-ornitina por possíveis interações entre os medicamentos.

A ingestão de até 10 gramas por dia de l-ornitina parece ser segura. Acima disso, a ornitina pode causar desconforto gastrointestinal, irritação no estômago, cólicas e diarreia.

Como tomar Ornitina

Como a ornitina é um aminoácido produzido pelo corpo e também presente em alimentos, como peixes, carne, leite, queijo, iogurte e ovos, as chances de uma pessoa desenvolver deficiência de ornitina no corpo são extremamente pequenas. Mesmo assim, algumas condições, como gravidez, trauma e desnutrição, podem causar a deficiência.

Muitos laboratórios oferecem uma variedade de suplementos de l-ornitina, portanto, mesmo que você sofra de deficiência de ornitina, você deve consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento, já que ele é quem dirá qual o suplemento ideal para suas necessidades.

A dose apropriada de ornitina depende de vários fatores, como idade, saúde, peso, a condição a ser tratada, etc.

Quando tomada para o desenvolvimento muscular, a ornitina geralmente é ingerida antes de se deitar, com o estômago vazio, em doses de 500 miligramas a 2 gramas.

É comum que a ornitina seja combinada com outros aminoácidos, como arginina, ou como uma adição em um shake de proteína.

Você já tomou algum suplemento com a Ornitina? Acredita que é uma boa suplementação? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68 votos, média: 4,01 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Ornitina: O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Olá!
    Boa tarde.
    Tomo um coquetel onde há :
    Arginina, ornitina, tadalafila, Vit “E”
    Aspartato de magnésio e de potássio.
    Para quem usa diariamente um medicamento ( Losartana de 50), há alguma contra indicação?
    Li um trecho que me suscitou dúvida.

  2. Tomei muito tempo um medicamento com o nome Ornitagim, continha dois produtos: arginina + ornitina, mais; o laboratório parou de produzir. Era um excelente medicamento para mim que tenho 58 anos de idade, e faço academia há muito tempo, dava disposição e força e muita fome. Sinto falta desse produto tão importante para mim!