Bem antes dos influencers das redes sociais, os famosos já ditavam moda em uma série de aspectos. Quem nunca pensou em ter um corte de cabelo igual ao da sua atriz favorita ou saiu em busca de uma roupa ou acessório parecido com o que alguma personagem de série, filme ou novela estava usando?
Pois é, mas quando se trata da alimentação, nem sempre é bom imitar as celebridades favoritas, pois muitas das suas dietas podem ser não apenas esquisitas, mas também perigosas para a saúde. Algumas mais, outras menos, porém ainda assim, capazes de fazer mal.
A seguir, você encontra uma lista com 10 dietas estranhas atribuídas aos famosos que você não deve imitar!
1. Limpeza máster
Trata-se de umas dietas detox mais restritivas. A cantora e atriz Beyoncé teria utilizado o método para emagrecer para o seu papel no filme “Dreamgirls: Em Busca de um Sonho”.
A tal limpeza consiste em beber apenas água misturada com suco de limão, xarope de ácer e pimenta caiena durante 10 dias. O problema é que além da dieta privar muito o organismo dos nutrientes e da energia que ele tanto necessita, o corpo por si só já é preparado para se desintoxicar naturalmente.
2. Dieta da papinha de bebê
A criação da dieta é atribuída a personal trainer de celebridades Tracy Anderson, mas ela não divulga mais essa dieta e nega ter criado o tal regime, que teria sido usado por atrizes como Reese Witherspoon, Gwyneth Paltrow e Jennifer Aniston.
A dieta da papinha de bebê consiste em consumir 14 potes de papinha de bebê todos os dias e a pessoa ainda pode fazer uma pequena refeição diariamente, entretanto, isso é opcional.
Mais recentemente, outra dieta de Gwyneth Paltrow foi criticada por especialistas.
3. Dieta da argila
A atriz Shailene Woodley foi alvo de manchetes que afirmaram que ela chegou a ingerir a minúscula quantidade de 350 calorias por dia para o seu papel de velejadora em naufrágio no filme “Vidas à Deriva”.
Além disso, a atriz tomou uma colher de argila todos os dias, mais precisamente argila em pó. A motivação seria o fato da argila filtrar os metais pesados do organismo, mas não é necessário consumir argila para essa finalidade, pois o corpo humano já é preparado para fazer isso naturalmente.
4. A dieta do ar
Ela prega que as pessoas podem entrar em um estado de meditação que supera a necessidade de comida e conseguir sobreviver apenas com água e luz do sol. Além da água e do sol, a única coisa que a dieta permite é consumir uma espécie de sopa de água com sal.
A cantora Madonna, conhecida como a rainha do pop, está entre as celebridades que teriam tentado essa espécie de fotossíntese.
5. Dieta alcalina
A atriz Kirsten Dunst foi uma das celebridades apontadas pela mídia como adeptas da dieta alcalina. O programa alimentar parte do princípio que determinados alimentos produzem ácido e, por esse motivo, seriam ruins para a saúde.
A lista de alimentos “formadores de ácido” apontados pela dieta incluem carnes, peixes, laticínios, ovos, grãos e bebidas alcoólicas. Quem segue o método substitui esses alimentos por outros mais alcalinos, no entanto, os benefícios da dieta não são comprovados.
6. Dieta do hCG
O termo hCG é a sigla para gonadotrofina coriônica humana, um hormônio presente no organismo da mulher durante a gravidez. A dieta do hCG envolve primeiramente injetar o hormônio, que inclusive é bem caro.
Além disso, os adeptos do método só podem consumir 500 calorias por dia ao longo de determinado período e há uma série de regras sobre o que as pessoas podem ou não podem comer. Saiba mais sobre a dieta do hCG e as suas controvérsias.
Assim como ocorre com outras dietas citadas na lista, não há evidências sobre a eficácia da dieta do hCG. Mas, a atriz Laura Prepon está entre as celebridades que já teriam seguido a dieta.
7. Dieta dos alimentos crus
A mídia já associou as atrizes Amanda Seyfried e Uma Thurman ao método, que ensina que todos os alimentos precisam estar crus no momento do consumo e que nada pode ser cozido em temperaturas acima dos 115 graus.
Os defensores da dieta dos alimentos crus alegam que o cozimento destrói certos nutrientes e enzimas naturais dos alimentos.
8. Frutarianismo
Acredita-se que o fundador da Apple, Steve Jobs, seguiu a dieta até os seus últimos dias. O ator Ashton Kutcher, que o interpretou no filme “Jobs”, também tentou aderir ao regime.
Os alimentos permitidos na dieta basicamente incluem frutas e castanhas, já que a ideia é não consumir nada que cause a morte, inclusive a morte das plantas. No entanto, especialistas alertam que assim é impossível obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Inclusive, Ashton Kutcher precisou ser hospitalizado devido a problemas no pâncreas após tentar seguir a dieta de Steve Jobs. Saiba mais sobre os perigos de comer apenas frutas.
9. Leite com ovos crus
A atriz Marilyn Monroe contou à Pageant Magazine ter ouvido muitas vezes que os seus hábitos de alimentação eram bizarros. Acredita-se que toda manhã, ela consumia dois ovos crus batidos com leite morno. Entenda como comer ovo cru pode fazer mal para a saúde.
Já o cardápio do jantar contava com fígado grelhado, bife ou cordeiro acompanhado de cinco cenouras. Por outro lado, ela também tomava sundae de chocolate todas as noites.
10. Dieta do lobisomem
A dieta do lobisomem teria sido adotada por celebridades como Madonna e a atriz Demi Moore. O cardápio do plano alimentar é controlado pelas fases da lua.
Por exemplo, no plano de curta duração, deve ser feito um jejum que permite consumir apenas água ou suco na lua cheia. Há também a versão completa da dieta do lobisomem, que envolve seguir o mesmo jejum na lua nova e tem outras regras específicas para cada tipo de lua.
Porém, não há comprovação científica que basear a dieta no calendário lunar traz grandes benefícios para a saúde. As informações são do Pop Crunch via Harper’s Bazaar Brasil.