Comer Ovo Cru Faz Mal à Saúde?

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Se há alguns anos atrás o ovo poderia ser visto como um vilão na tarefa de manter uma vida saudável, hoje as coisas já mudaram bastante de figura. Composto por importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo como proteínas de alto valor biológico, carboidratos, potássio, ferro, selênio, zinco, fósforo, magnésio, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina B12, vitamina D e vitamina K, o alimento é visto atualmente como algo que pode contribuir não somente com a saúde como se encaixa tranquilamente em uma boa alimentação.

E existem várias maneiras de preparar o ovo para que ele seja incluído nas refeições: cozido, em forma de omelete, frito, escalfado ou apenas a clara, como é comum encontrar na dieta de pessoas que buscam a construção de massa muscular. Mas e quanto ao ovo cru? Será que comer ovo cru faz mal à saúde? É isso o que vamos descobrir abaixo!

Posso comer ovo cru?

A questão é que consumir o alimento ainda cru não é exatamente uma atitude muito segura. Tudo por conta da salmolenose, uma doença que é causada por bactérias pertencentes ao gênero da Salmonella, que infecta cerca de 1% dos ovos produzidos pelas galinhas.

Conforme informações do veterinário José Paes, a condição causa diarreia, vômitos e muita febre e pode levar até mesmo à morte, em casos em que os atingidos são crianças, idosos ou pessoas que sofrem de imunodepressão, ou seja, uma condição em que a ativação ou a eficácia do sistema imunológico do organismo é diminuída.

E antes que você pense que 1% não é lá uma quantidade tão expressiva assim, é importante saber que existem casos em que um ovo contaminado pode infectar os outros. Por exemplo, uma maionese caseira feita com ovos crus que é servida em eventos grandes como festas, consumida por muitas pessoas e não é armazenada longe da refrigeração, é um exemplo de receita em que pode acontecer essa contaminação.

Além disso, não é tão fácil assim identificar um ovo que foi infectado com bactérias do grupo da Salmonella. Apesar de um sinal ser a presença de rachaduras na casca do ovo, uma a cada 2500 variedades do gênero de bactérias atinge o ovo quando ele ainda está em processo de formação, o que torna impossível a distinção entre um ovo afetado por Salmonella e um ovo saudável.

Outro problema que torna comer ovo cru inviável refere-se à absorção de biotina por parte do organismo humano. A biotina é uma vitamina do complexo B, também conhecida pelo nome de vitamina B7, que é importante para os cabelos, pele e unhas, regula os níveis de açúcar do corpo, auxilia o metabolismo e contribui com o processo de reparação de tecidos.

Quando o ovo é consumido em sua forma crua, o organismo não consegue absorver toda a biotina que o alimento fornece. Isso acontece por conta da presença de uma proteína encontrada nas claras de ovos crus que recebe o nome de avidina e se liga à biotina, impedindo que a vitamina do complexo B seja absorvida pelo trato digestivo humano.

A solução para impedir que isso aconteça? Cozinhar as claras dos ovos. Entretanto, no lugar de separar a clara da gema e cozinhá-la, o mais recomendado é que você cozinhe o ovo inteiro antes de consumir, até porque se não cozinhar a gema, ainda correrá riscos de ser infectado pela Salmonella e desenvolver salmolenose.

Cuidados indicados para evitar a ingestão de Salmonella

Em primeiro lugar, é necessário consumir os ovos depois de passá-los por um processo de cozimento a uma temperatura acima de 65º C. Isso significa não comer ovos fritos com a gema mole, tendo em vista que ela solidifica a uma temperatura de 60º C.

Outro cuidado importante é certificar-se de comprar ovos que são armazenados em um local refrigerado e guardá-los na geladeira assim que chegar em casa. Além disso, a orientação é utilizar o alimento dentro de três a quatro semanas depois da data da compra.

Os ovos cozidos e duros devem ser levados à geladeira duas horas após o cozimento e é importante refrigerar todos os alimentos cujas receitas apresentem ovos. Caso uma receita exija o uso de ovos crus, a indicação é optar pelos ovos pasteurizados, que tenham sido aquecidos a uma temperatura alta o suficiente para que qualquer traço de Salmonella tenha sido eliminado.

Benefícios do ovo

Os cuidados e a indicação de não comer ovo cru não podem fazer com que você fique desanimado a consumi-los nas suas refeições. Até porque esse tipo de alimento fornece diversos benefícios, como você poderá conferir a seguir:

1. Aumenta os níveis do colesterol do bem

A ingestão de ovos pode elevar as taxas de HDL, conhecido como o colesterol bom. Uma pesquisa mostrou que o consumo de dois ovos diariamente ao longo de seis semanas melhorou os níveis de HDL em 10%.

2. É fonte de colina

O ovo também é fonte de colina, uma vitamina do complexo B, que não é consumida em níveis adequados pelas pessoas. O nutriente é importante para a construção de membranas celulares e contribui com a produção de moléculas de sinalização no cérebro.

Sozinho, um único ovo fornece mais de 100 mg de colina.

3. Redução do risco de desenvolvimento de problemas no coração

Vimos que o HDL é o colesterol bom, certo? Existe ainda o LDL, que é conhecido como o colesterol mau. Ele é dividido em outras categorias: partículas pequenas e densas de LDL e partículas largas de LDL.

Segundo estudos, quem possui mais partículas pequenas e densas de LDL tem maiores chances de sofrer com problemas no coração do que quem apresenta mais partículas largas. Apesar do ovo ser capaz de elevar ligeiramente os níveis de LDL em algumas pessoas, ele também transforma as partículas pequenas em densas em largas, o que pode ser considerado um benefício.

4. Saúde dos olhos

Ovos são fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes importantes para a saúde dos olhos, tendo em vista que participam do desenvolvimento da retina. De acordo com pesquisas, consumir níveis adequados dessas substâncias pode reduzir o risco do surgimento de catarata e degeneração macular.

Vídeo:

E ai, gostou das dicas?

Você tem o hábito de comer ovo cru ou conhece alguém que faça isso para ganhar massa muscular? Pretende não fazer isso por conta dos riscos à sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (51 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

40 comentários em “Comer Ovo Cru Faz Mal à Saúde?”

  1. DRa boa tarde sou ronaldo muniz 67 anos, tenho o habito de tomar ( 02 capsulas de Omega 3 de mil mlg, já a 30 anos) nos ultimos 05 anos em matinal tomo uma vitamina que eu proprio fasso com beteraba, gengibre, cenoura, cara ou inhame, batata doce tudo isso ralados tipo a palito e cru com as devidas cascas ( bem lavados claro ) coloco no liquidificador uma coçher bem sortida de cada um desses tuberculos acrecento um ovo cru com casca e tudo com uma colher de canela moida, acrecento uma fruta tipo banana ou
    abacate, CRECENTO TBM 02 colheres de Pasta de Amendoim e 02 colheres de mel puro e
    meio litro de leite aproximadamente…. e tomo tudo de uma vez… posso continuar ? é saldavel né ? Aguardo sua opinião com parecer técnico e cientifico. Obrigada.

  2. Kkkkk boa as piadas, eu tenho 48, comi muito ovo batido com açucar e farinhs de mandioca na minha adolescencia e isso me dava bastante saciedade, prato mais rápido do Oeste. Depois apareceu tal salmonela eu parei, mas hj eu decidi fazer para meu filho. Vou voltar essa prática depois tantas dicas e cuidados, egglória….

  3. Consumo 4 ovos crus em jejum pela manhã mais 4 a tarde,
    por mais de 2 anos até hoje não tive problemas com bactéria.
    Mas sempre é bom ficar ligado nas dicas.

  4. Como ovos cru tenho 67 anos gosto mais de ovos de pata muito mais forte 2 ovos por dia basta me sinto com 18 anos

  5. Aqui só tem ovos de galinhas da terra. ainda não chegaram ovos de galinhas de MARTE ou qualquer outro planeta…

    Sou criador de galinhas da terra e na terra…

    • Sempre comi ovo cru meu pai tem 73 anos e todos os dias o café da manhã dele são dois ovos cru, nunca fez mal nem pra ele e nem pra mim, então não tem o porquê de não comermos ovos cru, só penso assim tudo que tiver que fazer mal vai fazer cru ou não, por exemplo comi melancia outro dia quase morri, me deu uma congestã, então bora lá ovo cru faz bem a saúde pode acreditar

  6. Eu tenho câncer,e me sinto fraca,tive vários problemas após quimioterapia, passei a comer ovo cru,do meu galinheiro, com galinhas bem cuidadas e me sinto bem melhor

  7. Legal essa galera do ovo. Eu sempre gostei de ovos crus mas tinha lá minas cismas Agora vou “socá” ovo pá goela. Sabe onde surgiu o termo “salmonela”? É que uma senhora religiosa teve “um treco” e desmaiou. Aí outros religiosos diante do quadro “o que fazer”, disseram: – Salmo nela! (kkk)

    • Ovo cru é bom para saúde mesmo principalmente de quem quem malha,os atletas antigos já consumiam e seguido de uma cerveja preta Caracu dá uma disposição maneira mesmo, é saúde de verdade.

    • Hoje eu joguei um na garganta e uma caracu sempre fiz isso é não tenho nada estou com 60 anos.