Mel Maia, 20 anos, contou aos seus seguidores que finalizou a transição capilar que começou há quase um ano. A atriz mostrou o novo corte e rebateu críticas.
A artista explicou que foi ao cabeleireiro para dar início aos preparos para um novo trabalho, mas aproveitou para tirar os fios que ainda tinham química. “Fim da transição!! Em breve novidades”, celebrou.
“O corte é para uma personagem dos anos 90, mas me ajudou a praticamente finalizar a minha transição. Finalmente consegui me livrar de toda a química que tinha no meu cabelo. Assumi os meus cachos. Estou me sentindo muito mais livre e pronta para a personagem”, completou.
No entanto, Mel Maia recebeu críticas pelo novo corte. “Vou perder o meu tempo respondendo a esse comentário, sim. Não sou de responder e sou super de boa com a vida, mas vou responder. O cabelo que eu tinha antes não era o meu cabelo. Ele tem química desde os meus 10 anos”, contou.
- Veja também: Como cuidar do cabelo em transição
“Fiz química com 10 anos de idade. Não lembro como é viver a vida com um cabelo sem química, não lembro do meu cabelo natural. Para quem está criticando ou não gostou, vão ter que conviver com isso porque é o meu cabelo natural. O meu cabelo é cacheado, então para mim isso é liberdade. Eu nunca vivi de verdade com o meu cabelo cacheado porque eu era muito nova, nem lembro”, garantiu a artista.
Maia admitiu que enfrentou dificuldades no processo de transição capilar. “Claro que, de primeiro momento, vocês vão tomar um susto. Eu vivi a vida inteira com o cabelo liso e com química. Eu tentei três vezes fazer a transição e desisti porque ficava com a autoestima no pé”, afirmou.
“É muito difícil. Como estou em uma fase da minha vida que estou me achando linda, decidi concluir a transição. Eu ia cortar só depois, mas calhou de vir essa personagem e ela só me ajudou a concluir essa transição”, finalizou.
Alisamento e transição
Mais tarde, Mel Maia voltou às redes sociais para contar que foi obrigada a alisar os fios quando era criança, devido ao seu trabalho como atriz.
“Alisei com 10, 11 anos para fazer uma novela. Não sabia o que estava acontecendo. A personagem tinha o cabelo liso. Para acelerar o processo, me levaram para um salão de beleza, alisaram meu cabelo. Eu não sabia que ia ficar liso para sempre. Minha mãe também não sabia”, disse.
A famosa relatou que recebeu críticas ao longo da sua transição capilar. Dentre os comentários, uma internauta a acusou de “não saber o que quer”. Mel respondeu.
“Parei para ler melhor aquele comentário que eu respondi e entendi o que ela quis dizer… Ela quis dizer que eu acabei com o meu cabelo cacheado, que era lindo, para alisar e depois querer voltar e ficar de palhaçada de ‘quero ser livre’ e não sei o quê. Tem gente que não aceita o próprio cabelo, quer alisar e depois se conhece melhor e quer voltar. Ué?”, analisou.
- Veja também: Aline Campos faz desabafo sobre transição capilar e conta que fez transplante de sobrancelhas
Mel Maia iniciou a transição capilar efetivamente no final de 2023, mas já havia tentado passar pelo processo algumas vezes. Em 2020, por exemplo, ela desistiu de voltar aos fios naturais.
“Meu cabelo não é liso natural, é cacheado. Faço química (para alisar). Tentei fazer a transição, mas minha autoestima caiu muito. Me arrependo de ter desistido. Mais para frente, vou tentar novamente”, justificou na época.
Em 2022, ela voltou a falar sobre o assunto: “Ver meu cabelo assim dá tanta vontade de fazer transição. Quem já fez sabe como é ficar com o cabelo assim. No momento eu não posso fazer, mas em breve farei. Me deem alguns anos e vou voltar com meu cabelo natural”.