O Instagram pode ter sérios efeitos sobre a auto-estima e a saúde mental de muitos dos seus 700 milhões de usuários. No ano passado, criadores do aplicativo chegaram a lançar uma iniciativa para fornecer recursos no aplicativo para usuários que podem estar sofrendo com problemas de imagem corporal e baixa auto-estima.
Agora, uma atleta está usando a plataforma para enviar uma mensagem poderosa aos seus seguidores sobre não levar os posts de inspiração e transformação corporal muito a sério.
Jennifer Smith, uma atleta dos Crossfit Games de Kentucky, EUA, fez uma postagem ao menos satírica no dia 15 de agosto, uma terça-feira (dia em que a #TransformationTuesday fica em alta) para mostrar que “o poder da iluminação, a postura e um bom sorriso” podem ser todas as melhorias que alguém precisa para uma postagem digna de transformação.
O post de Smith repercutiu bastante entre os seus 99 mil seguidores – quase 13 mil pessoas curtiram a foto, que também teve centenas de comentários de apoio de seus fãs.
“Eu amei isso! Obrigada por ser tão humana”, comentou uma mulher. “Uau, que loucura, Jen. Mas obrigado por ser tão aberta conosco”, escreveu outro.
Smith já havia publicado posts similares antes deste, também sobre se orgulhar de seu atleticismo – mesmo que ela não faça parte do estereótipo “feminino”.
Em uma publicação de uma competição em abril, ilustrada abaixo, ela escreveu na legenda que estava orgulhosa de parecer “o mais feroz possível”.
“Eu posso não parecer feminina pela maioria dos padrões, mas pareço tão feroz quanto possível, fazendo o que eu amo e representando anos de trabalho duro”, escreveu ela. “Apenas alguns anos atrás, eu teria odiado essa foto… mas os tempos mudam!”. E muito!