A atriz norte-americana Amy Schumer, 42 anos, contou que descobriu uma síndrome rara após receber diversos ataques e questionamentos por aparecer com o rosto inchado em um programa de televisão.
A artista divulgava seu trabalho na nova temporada da série Life & Beth, quando o detalhe chamou a atenção dos espectadores.
Em entrevista à jornalista Jessica Yellin, da newsletter News Not Noise, Amy relatou o diagnóstico da síndrome de Cushing, desordem causada pela exposição a altos níveis de cortisol por um longo período. Os principais sintomas são rosto arredondado, estrias rosas ou roxas e acúmulo de gordura entre os ombros.
“As duas últimas duas semanas foram uma loucura para mim e para a minha família. Além dos medos sobre minha saúde, eu também tive que estar na frente das câmeras para ouvir a internet. Mas agradeço a Deus por isso. Porque foi assim que percebi que algo estava errado”, iniciou seu depoimento no bate-papo.
As críticas fizeram Amy procurar um médico: “Enquanto eu dava entrevistas para programas divulgando a minha série, também estava passando até quatro horas em máquinas de ressonância magnética, tirando sangue e pensando que talvez não estivesse por aqui para ver meu filho crescido. Então descobri que tenho esse tipo de (síndrome de) Cushing, que vai se resolver sozinha e estou saudável, foi a melhor notícia imaginável”, apontou.
A artista norte-americana disse que expôs seu diagnóstico justamente para ajudar outras mulheres. “A vergonha e as críticas aos nossos corpos em constante mudança é algo com que lidei e testemunhei durante muito tempo. Quero muito que as mulheres se amem e sejam implacáveis quando lutam pela sua própria saúde em um sistema que normalmente não acredita nelas”, refletiu, por fim.