Nas últimas semanas, viralizou no TikTok o termo “rosto de cortisol”, que associa mudanças físicas ao cansaço e estresse. Para alguns internautas, a exaustão pode deixar o rosto mais inchado. Será que é verdade?
Alguns influenciadores digitais de beleza e estilo de vida estão compartilhando fotos no estilo antes de depois, atribuindo as diferenças a níveis mais baixos de cortisol, hormônio produzido em resposta ao estresse físico e mental.
As opiniões dos especialistas
Níveis cronicamente elevados de cortisol podem, sim, afetar a aparência, no entanto, apenas em casos raros.
“Acho que a tendência do ‘rosto de cortisol’ está tentando explicar um problema cosmético percebido, como um rosto arredondado, e tentando medicá-lo, para poder tomar controle sobre a correção”, apontou Cristina Psomadakis, dermatologista de Londres.
O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse por regular a resposta do corpo a ameaças percebidas, como perigo físico ou pressão no trabalho e nos estudos, por exemplo. Ele também regula a pressão arterial, glicose e metabolismo, além de muitos outros processos físicos cruciais.
- Veja também: Cortisol alto ou baixo – Causas, sintomas e exames
Os níveis de cortisol podem ficar mais altos quando se está estressado, “mas isso não significa necessariamente uma doença ou um processo patológico”, indicou Psomadakis.
Esses níveis sofrem alterações naturalmente ao longo do dia, aumentando temporariamente em resposta ao estresse ou outros gatilhos, como álcool, alimentos excessivamente doces ou salgados e falta de sono adequado.
Devido a esses fatores, a pessoa realmente pode amanhecer com o rosto sutilmente inchado no dia seguinte a uma rotina intensa ou a uma noitada fora de casa. O corpo, entretanto, tem maneiras de controlar o cortisol e o efeito passa com o retorno às atividades rotineiras saudáveis, na maioria das vezes.
“Seriam necessários níveis muito, muito altos de estresse para que houvesse um efeito mais visível e não transitório”, apontou Rajita Sinha, psicóloga clínica licenciada e diretora do Centro Interdisciplinar de Estresse de Yale.
Psomadakis, por sua vez, apontou que os posts referentes ao “rosto de cortisol” pareciam refletir perda ou ganho de peso ou deslocamento das almofadas de gordura do rosto com a idade.
O inchaço facial pode ser provocado ainda por outros problemas, como questões relacionadas ao sistema linfático ou circulatório, reação alérgica, infecção sinusal ou ao ato de dormir ou deitar de maneira plana por muito tempo, o que faz o fluido se acumular ao redor do rosto, especificou a dermatologista.
“Todos os sintomas que as pessoas estão descrevendo, eu posso explicar clinicamente por meio de uma constelação de fatores, em vez de um”, afirmou a profissional.
Em uma condição rara conhecida como Síndrome de Cushing, o corpo produz cortisol em excesso, o que pode levar a um rosto arredondado e inchado, além de outros sintomas. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue.
A síndrome costuma ser causada pelo uso de medicamentos esteroides para tratar outra condição ou, menos frequentemente, por um tumor, disse o endocrinologista e diretor médico do Centro Johns Hopkins Pituitary, Roberto Salvatori. “Suspeito que a maioria das pessoas com um rosto arredondado não tenha Síndrome de Cushing”, afirmou ele.
Alerta
Psomadakis, no entanto, vê que há uma crescente de pacientes com preocupações acerca de seus níveis de estresse e cortisol. “Eles nunca vêm até mim e dizem: ‘Estou fazendo isso porque vi um vídeo no TikTok’. Eles dizem: ‘Pode ser Síndrome de Cushing?'”, relatou ela.
Para Psomadakis, o “rosto de cortisol” nada mais é do que recorte de uma série de preocupações impulsionadas pelas redes sociais. As pessoas costumam atribuir um sintoma aparente, ou suposta falha física, a uma única causa.
A dermatologista também lamenta que pacientes estejam cada vez mais “obsessivos pelos menores detalhes” da aparência, o que reflete em padrões de beleza específicos.
Por isso, especialistas acreditam que os influencers que vendem produtos que prometem “ajudar no controle do cortisol para evitar o rosto inchado” estão apenas preocupados com o lucro.
“Eles estão aproveitando a tendência para mostrar um antes e depois, viralizar e atrair pessoas”, apontou Vanessa Oly, nutricionista certificada e fundadora da Rott & Remedy Wellness, com sede em Toronto.
A nutricionista é mais uma profissional de saúde que já ouviu pacientes preocupados com os níveis de cortisol. “É muito comum agora falarem: ‘Meus hormônios são o problema, você pode resolver isso para mim?'”, comentou.
Embora seja sensato ficar atento ao nível de estresse, é importante não se prender a tudo o que é dito nas redes sociais. Em caso de dúvidas ou desconfianças, busque ajuda médica e só use os remédios ou suplementos que forem indicados pelo médico.