Beber Muita Água Emagrece? Benefícios, Dicas e Cuidados

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Quem não tem ou não conhece alguém que tenha um truque na manga para dar aquela forcinha para perder os quilos em excesso? Acontece que nem sempre esses segredos são tão eficientes quanto parecem. Assim, antes de achar que eles serão a receita do sucesso, é importante saber se eles realmente funcionam.

Por exemplo, você já ouviu falar que beber muita água emagrece? Que o consumo do líquido é essencial para a vida a gente já sabe, mas será que ele também está associado ao emagrecimento? Vamos descobrir isso agora!

Beber muita água emagrece? 

É possível afirmar que beber bastante água ajuda a emagrecer, de acordo com uma pesquisa apresentada no ano de 2010 em um encontro do American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre).

O estudo analisou homens e mulheres obesos que foram divididos em dois grupos – em um deles, os participantes bebiam água antes de todas as refeições, enquanto no outro, as pessoas não ingeriam o líquido antes de comer.

O resultado observado foi que os participantes que consumiram a água antes de cada refeição, experimentaram uma perda de peso 30% maior do que aqueles que não exerceram o hábito.

Entretanto, é importante frisar que todos os participantes do experimento, tanto os que beberam água antes das refeições como os que não fizeram isso, seguiam uma dieta controlada e de baixo teor calórico.

Outra pesquisa, divulgada em 2008 e realizada por uma estudiosa dos Estados Unidos, examinou os efeitos do aumento do consumo de água em um litro por dia. Foi observado que, ao longo de 12 meses, o resultado foi um aumento de dois quilos na perda de peso.

E isso independentemente da dieta ou do nível de atividade física das pacientes, já que as mulheres não fizeram nenhuma mudança em seus estilos de vida.

Aumento da queima de calorias

Estudos já mostraram que o consumo de água estimula a elevação da quantidade de calorias que o corpo queima, no chamado gasto energético de repouso.

Por exemplo, pesquisas realizadas por um estudioso da Alemanha registraram um aumento de 24% a 30% no gasto energético de repouso em adultos após o consumo de água, com o efeito tendo uma duração de 60 minutos.

Outro experimento similar, feito por um pesquisador da Suíça e divulgado no ano de 2006, indicou que crianças com sobrepeso experimentarem um aumento de 25% no seu gasto energético de repouso mediante o consumo de água fria.

Mas vale uma ressalva importante aqui, até mesmo o consumo de água gelada, várias vezes ao dia, aumenta no máximo 75 a 100 calorias o gasto diário de uma pessoa. Então, no quesito aumento de calorias, não dá para falar que a água, mesmo consumida em quantidade e gelada, vai fazer alguém emagrecer muito. Mas se você considerar todos os benefícios da água, além desse aumento de gasto calórico, vai ver que vale a pena sim beber mais água no seu dia a dia.

A diminuição do apetite

Um argumento comum de ser usado para dizer que beber muita água emagrece é o fato de que o líquido ajuda a saciar o organismo, fazendo com que a quantidade de alimentos consumidos seja menor.

Uma evidência para tal hipótese é uma pesquisa divulgada no ano de 2008, que indicou que a ingestão de água antes do café da manhã trouxe como consequência uma diminuição de 13% na quantidade de calorias consumidas durante a refeição.

Em outro estudo, pessoas de meia idade acima do peso que beberam água antes das refeições perderam 44% mais peso do que o outro grupo que não bebeu água.

Outros estudos já confirmaram isso em diferentes refeições também, e em percentuais elevados. Isso pode ser uma contribuição importante no seu plano geral.

Redução do consumo calórico 

A ingestão de água no lugar de outras bebidas como leites, sucos, refrigerantes e cafés, por exemplo, também pode colaborar com a diminuição do consumo calórico diário. Isso porque, ao contrário dessas bebidas, a água não apresenta calorias.

Estudo observacionais já indicaram que pessoas que ingerem principalmente a água como bebida apresentam um consumo calórico 9% (que corresponde a aproximadamente 200 calorias) mais baixo.

Outros benefícios da água

Agora que já entendemos como beber muita água emagrece, chegou a hora de conhecermos outros benefícios associados ao precioso e vital líquido. Confira alguns deles na lista a seguir:

  • Manutenção do equilíbrio dos fluidos corporais que trabalham na digestão, absorção, criação de saliva, transporte de nutrientes, circulação e conservação da temperatura corporal;
  • Auxílio à energização dos músculos – quando os músculos não possuem os fluidos adequados, eles não funcionam apropriadamente e sua performance é enfraquecida;
  • Saúde e beleza da pele: a desidratação torna a pele mais seca e enrugada, porém, o problema pode ser melhorado com a manutenção de uma hidratação adequada;
  • Os rins funcionam com eficiência e fazem um bom trabalho em relação à limpeza e remoção de toxinas do organismo desde que o corpo receba uma ingestão adequada de líquido. O hábito crônico de beber pouca água traz um risco maior de desenvolver cálculo renal;
  • Manutenção do funcionamento normal do intestino, com a fluidez no trato gastrointestinal e a prevenção da prisão de ventre;
  • O cansaço é um dos sintomas da desidratação, então, ao se sentir assim, uma boa tática é tomar um belo copo d’água. Vale lembrar que se sentir cansado dificulta a vontade de realizar exercícios físicos, o que por sua vez dificulta o emagrecimento.
  • Aumento da produtividade, auxiliando a ficar mais focado e alerta;
  • Prevenção de dores: dores nas articulações e tensões e cãibras musculares podem surgir quando o corpo se encontra desidratado;
  • Depois de uma noite de bebedeira, tomar água ajuda a lidar com a ressaca e acabar com a palpitante dor de cabeça que pode vir acompanhando.

Quantos litros de água eu devo beber por dia?

Existe a recomendação de ingerir cerca de dois litros de água por dia. Entretanto, a quantidade ideal pode variar de pessoas para pessoa. Uma corrente de profissionais já afirma que o ideal seria 3 litros de água por dia para ter todos os benefícios. E essa quantidade pode até aumentar se a pessoa pratica muitas atividades físicas ou se naturalmente sua muito.

Por exemplo, pessoas que fazem atividades físicas com frequência podem precisar de mais água do que os sedentários. Idosos e mulheres grávidas são outro grupo que podem apresentar necessidades especiais em relação ao consumo do líquido.

De maneira geral, a regra consiste em tomar água sempre que estiver com sede e ingerir uma quantidade suficiente do líquido para acabar com a sede.

É importante saber ainda que itens como chás, peixes, leite e frutas e vegetais também podem servir como fonte de água para o organismo. Mas muitos profissionais dizem que o melhor mesmo é você garantir pelo menos 2 litros somente de água pura, sem contar com outras bebidas. Muitas dessas podem ser diuréticas ou muito calóricas, e podem atrapalhar essa contagem ou a dieta em si.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que beber muita água emagrece? Tem o costume de beber bastante do líquido durante o seu dia a dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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2 comentários em “Beber Muita Água Emagrece? Benefícios, Dicas e Cuidados”

  1. EU BEBO 0,700 DE AGUA EM JESUM TODOS OS DIAS MENOS NO DOMINGO E
    MAS 3 LITROS E MEIO DE AGUA DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA
    E NO SABADO 1 LITRO E 0,800 DE AGUA
    ESSA E MINHA ROTINA TODOS OS DIAS

    ME RESPONDA POR EMAIL TA

  2. O corpo humano haverá sempre de agradecer por ser correspondido nas suas querencias necessárias…..o consumo de água pura,no dia-a-dia,num processo natural,é essencial para a purificação e limpeza corporal e até espiritual……..portanto e quanto,quero enaltecer,inclusive agradecer,a toda essa equipe maravilhosa, na precisa e sapiencia da Drª Patrícia Leite,no comando! Eu sempre fui um baita consumidor de água,pois sei de suas beneficialidades humanas! DEUS É MAIOR!!!!!!