Benefícios da ameixa amarela e como consumir

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2020

A ameixa amarela é um fruto rico em nutrientes. Veja quais são os benefícios da ameixa amarela, para que serve e quais são as suas propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

A ameixa amarela (Eriobotrya japonica), chamada também de nêspera, ameixa do Pará e ameixa japonesa, pertence à família de planta Rosaceae. Esse fruto de origem asiática é rico em vitaminas, minerais e outros compostos.

Aliás, você já deve conhecer algumas propriedades da ameixa, como a capacidade da ameixa de soltar o intestino. Apesar de todas serem ameixas, a ameixa amarela tem suas particularidades.

Para que serve a ameixa amarela

A ameixa amarela oferece muitos nutrientes e protege o corpo contra várias doenças. 

Além de ser rica em fibras como a pectina, a ameixa amarela contém outros compostos ativos como por exemplo os taninos, o ácido cítrico, vitaminas e minerais.

A saber, algumas de suas propriedades terapêuticas incluem:

  • Ação expectorante;
  • Efeito antidiarreico;
  • Função digestiva;
  • Ação hipoglicemiante;
  • Propriedade anti-inflamatória;
  • Efeito antioxidante.

Benefícios da ameixa amarela

Conheça então quais são os benefícios da ameixa para a saúde!

1. É boa para a digestão e para o intestino

O alto teor de fibras da ameixa amarela ajuda a regular o intestino e facilitar a digestão.

De fato, a fibra pode estimular o movimento dos intestinos. Dessa forma, a fruta facilita a saída das fezes e contribui para a regularidade intestinal. 

Além disso, a ameixa protege a mucosa intestinal e ajuda a aliviar a prisão de ventre crônica.  Aliás, não é por acaso que ela é conhecida como uma fruta que solta o intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Fortalece o sistema imunológico e melhora o metabolismo

Os nutrientes da ameixa amarela estimulam o sistema imune e as funções metabólicas do corpo. 

Por exemplo, ela ajuda no combate mais rápido de infecções comuns que causam dor de garganta e outros sintomas comuns de gripe e resfriado.

Quanto à saúde metabólica, um estudo da revista Phytotherapy Research mostrou que a ameixa ajuda a equilibrar os níveis de triglicerídeos, glicose e insulina no sangue. Certamente, todos esses fatores contribuem para reduzir o risco de colesterol alto, diabetes e doenças cardíacas.

3. É antioxidante e anti-inflamatória

A nêspera contém compostos vegetais repletos de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fazem toda a diferença na saúde.

De fato, os carotenoides como o betacaroteno, por exemplo, são antioxidantes poderosos.

De acordo com dados publicados em estudos de meta-análise, os carotenoides estão relacionados a um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer como o câncer de pulmão e o câncer colorretal, por exemplo. 

Além disso, carotenoides e antioxidantes em geral também contribuem diminuir a inflamação e evitar as doenças cardíacas e os problemas de visão.

4. É fonte de vitaminas e minerais

De fato, as vitaminas e minerais encontrados na ameixa amarela influenciam muitas funções vitais no nosso organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Só para exemplificar, uma porção de apenas 150 g de ameixa amarela (o equivalente a um copo de ameixa cortada em cubos) apresenta:

Nutrientes% VD (*)
Vitamina A46%
Potássio11%
Manganês11%
Vitamina B67%
Vitamina B95%
Magnésio5%

*Valor diário recomendado

Aliás, os carotenoides são compostos antioxidantes encontrados em frutos de cor amarela, laranja ou vermelha – como é o caso da ameixa.

De acordo com estudo, eles são precursores da vitamina A, que é um nutriente muito importante para a saúde dos olhos, a função imunológica e o desenvolvimento das células. 

Além disso, a presença de ácido fólico (ou vitamina B9) e vitamina B6 ajuda na produção de energia e na formação das células que compõem o sangue.

Por fim, minerais como o magnésio, o potássio e o manganês desempenham funções indispensáveis para o sistema nervoso, os músculos e a saúde óssea.

5. Pode ajudar na perda de peso

A ameixa amarela contém poucas calorias por porção. Por isso e também por suas propriedades diuréticas, a fruta pode ajudar a emagrecer.

Além disso, a fibra também promove a sensação de saciedade. Isso colabora com a regulação do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. De fato, todos esses fatores contribuem para que ocorra a perda de peso.

No entanto, se for optar pela fruta seca em vez do fruto in natura, vale conferir a análise sobre se a ameixa seca engorda ou emagrece.

6. Protege o coração

Minerais como o potássio e o magnésio, por exemplo, são essenciais para regular a pressão arterial e garantir a saúde do coração. 

Além disso, os antioxidantes ajudam a evitar a formação de placas nas artérias. Sendo assim, a ameixa pode promover a saúde do músculo cardíaco e das estruturas ao redor dele. 

Como consumir a ameixa amarela

torta de ameixa amarela

Além de ser consumida in natura, a ameixa amarela ou nêspera pode ser consumida de outras formas. Aliás, confira também como plantar ameixa em casa.

No entanto, como a fruta estraga muito rápido, pode ser uma boa ideia refrigerar, congelar a ameixa ou usar a fruta em receitas.

Geralmente, a ameixa é suculenta e doce, mas ela também pode ser levemente ácida, dependendo da variedade e maturação. Esse sabor cítrico pode ser combinado com muitos ingredientes em várias receitas.

Por exemplo, algumas ideias de consumo da fruta são:

  • Ameixa amarela em cubos com queijo ou nozes;
  • Salada de frutas com outras frutas frescas;
  • Tortas e bolos;
  • Geleia;
  • Licor;
  • Gelatina;
  • Smoothie ou vitamina;
  • Molho para aperitivos;
  • Molho para acompanhar carne, frango ou outros pratos quentes, por exemplo;
  • Suco.

Além disso, as folhas da árvore de ameixa amarela também podem ser usadas no preparo de um delicioso chá.

Aliás, também é possível preparar uma farinha a partir da fruta. Confira os benefícios da farinha de ameixa e como fazer.

Certamente, a fruta in natura sempre vai concentrar a maior quantidade de nutrientes. Mas mesmo que você prefira consumir a ameixa amarela de outras formas, ela sempre terá um benefício para te oferecer.

Fontes e Referências Adicionais

Quais variedades de ameixa você já experimentou? Conhecia todos esses benefícios da ameixa amarela? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário