A ameixa amarela é um fruto rico em nutrientes. Veja quais são os benefícios da ameixa amarela, para que serve e quais são as suas propriedades.
A ameixa amarela (Eriobotrya japonica), chamada também de nêspera, ameixa do Pará e ameixa japonesa, pertence à família de planta Rosaceae. Esse fruto de origem asiática é rico em vitaminas, minerais e outros compostos.
Aliás, você já deve conhecer algumas propriedades da ameixa, como a capacidade da ameixa de soltar o intestino. Apesar de todas serem ameixas, a ameixa amarela tem suas particularidades.
Para que serve a ameixa amarela
A ameixa amarela oferece muitos nutrientes e protege o corpo contra várias doenças.
Além de ser rica em fibras como a pectina, a ameixa amarela contém outros compostos ativos como por exemplo os taninos, o ácido cítrico, vitaminas e minerais.
A saber, algumas de suas propriedades terapêuticas incluem:
- Ação expectorante;
- Efeito antidiarreico;
- Função digestiva;
- Ação hipoglicemiante;
- Propriedade anti-inflamatória;
- Efeito antioxidante.
Benefícios da ameixa amarela
Conheça então quais são os benefícios da ameixa para a saúde!
1. É boa para a digestão e para o intestino
O alto teor de fibras da ameixa amarela ajuda a regular o intestino e facilitar a digestão.
De fato, a fibra pode estimular o movimento dos intestinos. Dessa forma, a fruta facilita a saída das fezes e contribui para a regularidade intestinal.
Além disso, a ameixa protege a mucosa intestinal e ajuda a aliviar a prisão de ventre crônica. Aliás, não é por acaso que ela é conhecida como uma fruta que solta o intestino.
2. Fortalece o sistema imunológico e melhora o metabolismo
Os nutrientes da ameixa amarela estimulam o sistema imune e as funções metabólicas do corpo.
Por exemplo, ela ajuda no combate mais rápido de infecções comuns que causam dor de garganta e outros sintomas comuns de gripe e resfriado.
Quanto à saúde metabólica, um estudo da revista Phytotherapy Research mostrou que a ameixa ajuda a equilibrar os níveis de triglicerídeos, glicose e insulina no sangue. Certamente, todos esses fatores contribuem para reduzir o risco de colesterol alto, diabetes e doenças cardíacas.
3. É antioxidante e anti-inflamatória
A nêspera contém compostos vegetais repletos de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fazem toda a diferença na saúde.
De fato, os carotenoides como o betacaroteno, por exemplo, são antioxidantes poderosos.
De acordo com dados publicados em estudos de meta-análise, os carotenoides estão relacionados a um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer como o câncer de pulmão e o câncer colorretal, por exemplo.
Além disso, carotenoides e antioxidantes em geral também contribuem diminuir a inflamação e evitar as doenças cardíacas e os problemas de visão.
4. É fonte de vitaminas e minerais
De fato, as vitaminas e minerais encontrados na ameixa amarela influenciam muitas funções vitais no nosso organismo.
Só para exemplificar, uma porção de apenas 150 g de ameixa amarela (o equivalente a um copo de ameixa cortada em cubos) apresenta:
Nutrientes | % VD (*) |
---|---|
Vitamina A | 46% |
Potássio | 11% |
Manganês | 11% |
Vitamina B6 | 7% |
Vitamina B9 | 5% |
Magnésio | 5% |
*Valor diário recomendado
Aliás, os carotenoides são compostos antioxidantes encontrados em frutos de cor amarela, laranja ou vermelha – como é o caso da ameixa.
De acordo com estudo, eles são precursores da vitamina A, que é um nutriente muito importante para a saúde dos olhos, a função imunológica e o desenvolvimento das células.
Além disso, a presença de ácido fólico (ou vitamina B9) e vitamina B6 ajuda na produção de energia e na formação das células que compõem o sangue.
Por fim, minerais como o magnésio, o potássio e o manganês desempenham funções indispensáveis para o sistema nervoso, os músculos e a saúde óssea.
5. Pode ajudar na perda de peso
A ameixa amarela contém poucas calorias por porção. Por isso e também por suas propriedades diuréticas, a fruta pode ajudar a emagrecer.
Além disso, a fibra também promove a sensação de saciedade. Isso colabora com a regulação do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. De fato, todos esses fatores contribuem para que ocorra a perda de peso.
No entanto, se for optar pela fruta seca em vez do fruto in natura, vale conferir a análise sobre se a ameixa seca engorda ou emagrece.
6. Protege o coração
Minerais como o potássio e o magnésio, por exemplo, são essenciais para regular a pressão arterial e garantir a saúde do coração.
Além disso, os antioxidantes ajudam a evitar a formação de placas nas artérias. Sendo assim, a ameixa pode promover a saúde do músculo cardíaco e das estruturas ao redor dele.
Como consumir a ameixa amarela
Além de ser consumida in natura, a ameixa amarela ou nêspera pode ser consumida de outras formas. Aliás, confira também como plantar ameixa em casa.
No entanto, como a fruta estraga muito rápido, pode ser uma boa ideia refrigerar, congelar a ameixa ou usar a fruta em receitas.
Geralmente, a ameixa é suculenta e doce, mas ela também pode ser levemente ácida, dependendo da variedade e maturação. Esse sabor cítrico pode ser combinado com muitos ingredientes em várias receitas.
Por exemplo, algumas ideias de consumo da fruta são:
- Ameixa amarela em cubos com queijo ou nozes;
- Salada de frutas com outras frutas frescas;
- Tortas e bolos;
- Geleia;
- Licor;
- Gelatina;
- Smoothie ou vitamina;
- Molho para aperitivos;
- Molho para acompanhar carne, frango ou outros pratos quentes, por exemplo;
- Suco.
Além disso, as folhas da árvore de ameixa amarela também podem ser usadas no preparo de um delicioso chá.
Aliás, também é possível preparar uma farinha a partir da fruta. Confira os benefícios da farinha de ameixa e como fazer.
Certamente, a fruta in natura sempre vai concentrar a maior quantidade de nutrientes. Mas mesmo que você prefira consumir a ameixa amarela de outras formas, ela sempre terá um benefício para te oferecer.
Fontes e Referências Adicionais
- International Journal of Molecular Sciences – Biological Activities of Extracts from Loquat (Eriobotrya japonica Lindl.): A Review
- BMC Plant Biology – Metabolic and transcriptional elucidation of the carotenoid biosynthesis pathway in peel and flesh tissue of loquat fruit during on-tree development
- Frontiers in Plant Science – Metabolic dynamics during loquat fruit ripening and postharvest technologies
- Phytotherapy Research – Eriobotrya japonica improves hyperlipidemia and reverses insulin resistance in high-fat-fed mice
- Food Science and Technology – Chemical composition of five loquat cultivars planted in Brazil
Fontes e Referências Adicionais
- International Journal of Molecular Sciences – Biological Activities of Extracts from Loquat (Eriobotrya japonica Lindl.): A Review
- BMC Plant Biology – Metabolic and transcriptional elucidation of the carotenoid biosynthesis pathway in peel and flesh tissue of loquat fruit during on-tree development
- Frontiers in Plant Science – Metabolic dynamics during loquat fruit ripening and postharvest technologies
- Phytotherapy Research – Eriobotrya japonica improves hyperlipidemia and reverses insulin resistance in high-fat-fed mice
- Food Science and Technology – Chemical composition of five loquat cultivars planted in Brazil
Excelente revelação
Muito obrigado pela informação valiosa