Avelã – Benefícios, para que serve e receitas!

Especialista:
atualizado em 01/10/2020

As avelãs possuem sabor semelhante às nozes, são doces e incrivelmente nutritivas.

As diversas combinações delas com chocolates e salgados despertam o interesse de todos, mas o que é difícil de acreditar é que essa castanha não só ajuda na nutrição, como melhora a saúde do coração e da pele.

Ainda que seja calórica – são 628 calorias a cada 100 gramas – a avelã contém proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas, potássio e outros minerais em sua composição. Assim, é de se esperar que o consumo moderado da oleaginosa traga benefícios para a saúde e boa forma.

Os benefícios da avelã não só podem ser obtidos a partir de sua ingestão, como também através dos óleos de avelã, os quais são extraídos do fruto, e então utilizados para fins medicinais e aromaterapia.

A seguir você vai conhecer todos os benefícios da avelã.

Benefícios da avelã
Avelã sem casca

Benefícios da Avelã

Vamos ver abaixo para que serve e quais são os principais benefícios da avelã para a nossa saúde e boa forma.

1. Contribui para o ganho de músculos

Se você está em busca de ganho de massa magra e sua alimentação é balanceada para a definição corporal e hipertrofia, então é importante que você saiba que a avelã é rica em magnésio. O magnésio e o cálcio juntos ajudam a estimular a contração muscular.

2. Melhora o sistema cardiovascular

As avelãs são ricas em gorduras insaturadas, as gorduras que são benéficas para o funcionamento saudável do coração e prevenção de doenças cardiovasculares.

Isso porque grande parte dessa gordura é ácido oleico, que faz parte das gorduras boas, e é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e ainda no aumento do colesterol “bom”, o HDL.

Além disso, o consumo de uma xícara de avelã já garante metade da quantidade diária recomendada de magnésio, que junto do cálcio, ajuda a estimular a contração muscular, o que beneficia o funcionamento adequado do coração.

3. Ajuda o funcionamento do sistema nervoso e memória

Sabemos que o sistema nervoso necessita de aminoácidos para funcionar, e os aminoácidos contam com o apoio de vitamina B6. As avelãs são ricas nesses dois nutrientes.

A vitamina B6 tem um papel fundamental na transmissão dos impulsos elétricos no cérebro, permitindo que o sistema nervoso funcione adequadamente, bem como a memória.

4. Pode ajudar na prevenção de câncer

O alfa-tocoferol (vitamina E) e o manganês contidos nas avelãs contribuem para a prevenção do cancer.

5. Ajuda a otimizar o metabolismo

As avelãs são ricas em vitaminas de complexo B. Essas vitaminas, junto do manganês contido nas avelãs, participam do metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, o que proporciona bem estar e energia necessária para as atividades do dia a dia.

Benefícios da avelã: saiba como usar!

Para que a avelã realmente traga benefícios para a saúde e boa forma, é fundamental usá-la em quantidades moderadas como um lanchinho para matar a fome entre uma refeição principal e outra.

Outra opção é consumi-la dentro de receitas saudáveis como um strogonoff de nozes light, que tem uma versão com avelãs, ou uma sobremesa paleo com avelã. Aproveite e experimente as receitas!

Informação nutricional da avelã

Em seguida, veja a composição nutricional detalhada da avelã:

ComponentesQuantidade (a cada 100 g de avelã)
Energia673 kcal
Carboidratos17,6 g
Proteínas15 g
Gorduras62,4 g
Gordura Saturada4,51 g
Gordura Monoinsaturada46,6 g
Gordura Poli-insaturada8,46 g
Colesterol0 mg
Potássio755 mg
Sódio0 mg
Fibras9,40 g
Magnésio173 mg
Vitamina B60,62 mg
Tiamina0,34 mg
Riboflavina0,12 mg
Niacina2,05 mg
Vitamina C3,80 mg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)15,3 mg
Equivalente de folato88 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Você já tinha noção de todos os benefícios da avelã para a boa forma e saúde? Tem o hábito de consumir este alimento com regularidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Avelã – Benefícios, para que serve e receitas!”

  1. Tem 3 dias q comecei usar nutella caseira estou sentindo tão bem a qto tempo não sentia até o cansaço desapareceu o intestino está beleza os gases desapareceu a minha digestão está ótima não tenho passado mal algum graças ter conhecido a avelã

  2. Sim…muito útil!!Não Conhecia todos estes benefícios, gostei muito de saber, já comia sem saber, agora então vou comer mais ainda!!

    Consumo uma média de 20 grs. a cada 2 a 3 dias, na maioria das vezes quando vou fazer exercícios aeróbicos, principalmente corridas, pois sinto necessidade de reposição de energia, sinto que a avelãs repunha minhas energias, mesmo sem saber que ela é rica em energia, ótimo!!

    Obrigada!!

  3. Consumo diariamente 2 avelãs, junto castanha dp Para (2), castanha de Caju(2), nozes(2), amêndoas(2, sementes de girassol(6), blueberry(6) goziberry(3), iogurte natural), extrato de própolis, caela e mel, e só veja benefícios a minha saúde. Jorge Castro de Alvorada-Rs

    • Amigo, troque esse iogurte natural, o leite de vaca faz mal para a saúde, é rico em hormônios que são injetados nas vacas, isso vai pro nosso organismo e causa sérios problemas no futuro.

    • Boa noite,que maravilhoso estás informação,estou no período da menopausa,e tenho usado o avelã,ao contrário de muitas mulheres eu emagreci,pois tenho usado,alimentos naturais e tem me ajudando muito,muito obrigada pela informação.

  4. texto explicativo numa linguagem de fácil entendimento só falta falar qual xícara que é café ou chá.