Benefícios da canela sassafrás e para que serve

Especialista:
atualizado em 27/11/2020

Você sabe qual é a diferença entre a canela tradicional e a canela sassafrás? Confira aqui para que serve, quais são as propriedades e os benefícios da canela sassafrás para a saúde.

O aroma da canela sassafrás tem propriedades medicinais. Além disso, ela pode ser usada tanto na fabricação de perfumes e cosméticos quanto de inseticidas, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

A partir do sassafrás, também é possível extrair o óleo de sassafrás. Ele é um óleo que mantém suas propriedades até mesmo quando exposto a diferentes temperaturas. Por isso, ele é muito útil na construção civil e na indústria aeronáutica.

Apesar de diversas aplicações, o sassafrás é uma planta muito rara e ameaçada de extinção – o que eleva o seu preço.

Aliás, a canela ajuda a tratar a diabetes e com a canela sassafrás não é diferente. De fato, essa variedade de canela também auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, o que é ótimo para os diabéticos. Confira também os benefícios do óleo de canela tradicional.

Saiba mais sobre a diferença entre o sassafrás e a canela tradicionalmente usada em doces típicos brasileiros e conheça os seus benefícios.

Canela sassafrás – O que é

A canela sassafrás é uma variedade de canela. Ela é a casca da raiz da árvore sassafrás (Ocotea odorifera), planta nativa brasileira que pertence ao gênero de árvores Lauraceae.

Outros nomes populares são:

  • Canela-cheirosa;
  • Canela-funcho;
  • Canela-mulungu;
  • Canela-parda;
  • Casca-cheirosa;
  • Casca-preciosa;
  • Pau-funcho;
  • Sassafrás do Brasil;
  • Sassafrás amarelo.

Aliás, é importante não confundir a canela sassafrás (planta brasileira), com o Sassafras albidum (nativo da América do Norte).

Apesar de serem espécies diferentes, tanto a versão brasileira quanto a versão norte-americana contêm safrol em sua composição. De fato, o safrol é o principal ingrediente ativo de ambas as plantas e o responsável pela maioria de suas propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a canela sassafrás brasileira contém derivados do safrol como o ácido piperonílico e o piperonal, por exemplo.

Para que serve

Essa especiaria serve para receitas diversas e também para o preparo de chás com propriedades terapêuticas. Destacam-se então as propriedades:

  • Analgésica;
  • Antisséptica;
  • Anti-inflamatória;
  • Antiespasmódica;
  • Fungicida e antimicrobiana. 

Seus nutrientes e efeitos terapêuticos ajudam no tratamento de condições como a diarreia, problemas de pele e resfriados.

Além disso, a canela também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e inibir a agregação plaquetária – o que ajuda na prevenção da trombose.

Benefícios da canela sassafrás

casca e pó de canela sassafrás

Conheça então mais um pouco sobre os potenciais benefícios da canela sassafrás.

1. Trata doenças de pele

A canela sassafrás e seu efeito anti-inflamatório são capazes de tratar vários tipos de doenças de pele – incluindo a psoríase e o eczema, por exemplo.

Aliás, a planta pode até inibir a Candida parapsilosis (um fungo que causa infecções na pele) graças a suas propriedades antifúngicas.

Além disso, a canela também ajuda a cicatrizar feridas em geral.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Aumenta a imunidade

As propriedades antissépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias naturais da canela sassafrás fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate de doenças, como por exemplo resfriado, gripe e infecções virais em geral. 

3. Pode ajudar a regular o açúcar no sangue

De acordo com um estudo indiano publicado em 2014, o safrol também pode ter um potencial anti-hiperglicêmico. Isso significa então que o composto pode evitar picos de glicemia no sangue e auxiliar os diabéticos no tratamento contra a doença. 

Além disso, o safrol melhora a resistência à insulina – que é bem comum em pessoas com diabetes. 

4. Alivia a dor

Vários derivados do safrol têm propriedades analgésicas que ajudam no alívio de dores em geral, conforme dados de uma pesquisa.

A ação analgésica e anti-inflamatória da canela combinadas com o seu leve efeito sedativo também é muito útil para tratar dores de dente.

Aliás, essa propriedade também é benéfica para mulheres no período menstrual que sofrem com cólicas menstruais fortes.

5. Pode ajudar no tratamento do câncer

Compostos encontrados no sassafrás, como o safrol, podem ter potencial para o tratamento de alguns tipos de câncer.

De acordo com um estudo publicado em 2015, o safrol pode eliminar células que causam o câncer gástrico.

6. Desintoxica o organismo

Por fim, o efeito diurético da canela pode ajudar a eliminar toxinas que se acumulam no organismo ao longo dos anos.

Isso também pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos, a emagrecer, a prevenir infecções urinárias e a tratar a pressão alta, por exemplo. 

Cuidados com a canela sassafrás

A falta de evidências científicas até o momento coloca em xeque a real eficácia da canela sassafrás.

Além disso, ela pode causar algumas reações como:

  • Náuseas e vômitos;
  • Suor excessivo;
  • Mal-estar.

Por fim, o sassafrás pode ser tóxico, dependendo da dose utilizada. Isso tem a ver com o safrol, um dos compostos ativos da canela sassafrás.

De acordo com o FDA (Food and Drug Administration, um órgão americano responsável pela regulação de alimentos e fármacos). o safrol pode ter um potencial cancerígeno a depender da dose.

A saber, alguns sinais de toxicidade ao safrol podem incluir:

  • Dificuldades respiratórias;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Queda da pressão arterial e tontura;
  • Dor abdominal forte.

Apesar dessas preocupações, de acordo com a maioria dos especialistas da área da saúde, a canela sassafrás é segura – desde que seja usada com moderação.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia a canela sassafrás ou apenas a tradicional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário