Chlorella – O que é, benefícios e como usar

Especialista:
atualizado em 04/10/2020

Rica em proteínas, aliada do emagrecimento e fortalecedora do sistema imunológico: conheça os benefícios da chlorella e como usar!

Uma única porção de 20 gramas de chlorella em pó fornece quase 15 gramas de proteína. A chlorella é rica em vitaminas e minerais que podem auxiliar na desintoxicação do organismo, melhora do funcionamento intestinal e até mesmo ganho de massa magra.

Então veremos a seguir os principais benefícios da chlorella, para que serve, quais propriedades se destacam e o que é exatamente.

Chlorella ou spirulina
Chlorella ou spirulina

O que é a Chlorella?

Conhecida cientificamente como Chlorella vulgaris, a chlorella é uma alga rica em clorofila, por isso tem a cor verde.

Seu nome é uma combinação das palavras “chloros” (que em grego significa verde) e “ella” (latim para algo pequeno).

Alto teor de proteína

Os valores nutricionais dela variam muito de um suplemente para outro, pois dependem de como a alga foi cultivada. Mas de forma geral em um comparativo por peso, a chlorella pode ser considerada uma das melhores fontes de proteína do planeta.

Compare abaixo o teor de proteína da alga com outras fontes do nutriente:

AlimentoTeor de proteína
(porção de 100 g)
Leite de vaca integral 2,93 g
Ovo branco de galinha9,04 g
Salmão defumado18,3 g
Frango28 g
Semente de girassol torrada17,2 g
Semente de abóbora torrada18,6 g
Chlorella60 – 65 g
Fonte: TBCA e purachlorella TCMC

Benefícios da Chlorella

Veja a seguir os 8 principais benefícios da chlorella que foram alvos de pesquisas. Confira.

Auxilia a perda de peso

Muitas pessoas utilizam a alga por suas propriedades emagrecedoras, e este é de fato um dos principais benefícios da chlorella comprovados pela ciência.

Neste sentido um estudo desenvolvido no Japão (maior consumidor de chlorella no mundo) encontrou uma relação direta entre a alga e a balança. Esse estudo concluiu que a chlorella atua no metabolismo das gorduras, favorecendo a queima e diminuindo as reservas preexistentes.

Outro efeito da chlorella é sobre a glicemia, isso significa que menos insulina será liberada pelo pâncreas. Para quem está fazendo dieta para emagrecer, isso é ótimo, pois controla o apetite e diminui o acúmulo de gordura.

Além disso, o alto teor de fibras e nutrientes da chlorella, aumentam a sensação de saciedade e podem ajudar a reduzir a vontade de comer doces.

É uma ótima fonte de glutationa

Nosso fígado também produz a substância glutationa, que é utilizada para neutralizar os processos de intoxicação por álcool, drogas, nicotina, poluição, etc.

Como nossa produção de glutationa diminui com a idade, então tomar chlorella regularmente pode ser uma maneira de melhorar as funções do fígado, facilitando a eliminação de toxinas e o combate aos radicais livres.

Pode ajudar a desintoxicar o organismo

Regularmente somos expostos a uma série de metais pesados. Por exemplo, chumbo, urânio, alumínio, cádmio e mercúrio acabam se alojando nos ossos e no sistema nervoso central, e com o passar do tempo, podem levar a uma intoxicação mais grave.

Por outro lado, algumas substâncias, chamadas de agentes quelantes, ajudam a desintoxicar os órgãos e tecidos desses metais. Dentre elas, temos a chlorella e o coentro, que são considerados os mais potentes quelantes naturais.

Inúmeros estudos têm demonstrado o potencial desintoxicante da chlorella, que pode não apenas impedir que metais pesados se acumulem nos órgãos e tecidos, como também ajudar a eliminar as toxinas e metais já presentes no corpo.

Previne a anemia

O alto teor de ferro da chlorella fazem dela uma ótima opção para evitar a anemia, já que a alga estimula a produção de células vermelhas (hemácias). E um nível adequado de hemácias garante o fornecimento de oxigênio para todos os tecidos, como os músculos e o cérebro.

Combate o envelhecimento precoce

A chlorella reduz o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, formados por fatores, como má alimentação, poluição, exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol e tabagismo, pois tem glutationa, vitamina A e C, além de ser rica em ácidos nucléicos.

Saúde do coração

Alguns estudos demonstraram que a chlorella pode diminuir as taxas de LDL (colesterol ruim) e triglicérides, além de também controlar a pressão arterial.

O consumo de 8 gramas de chlorella (divididas em duas doses diárias) levou a uma diminuição das taxas de glicose e de LDL (colesterol ruim) na circulação;

Somando estes benefícios com as propriedades antioxidantes da chlorella, podemos concluir que a alga pode ajudar a prevenir complicações do sistema cardiovascular, como arteriosclerose e enfarto.

Outros benefícios da Chlorella

  • Ajuda normalizar os níveis de insulina – beneficiando os diabéticos em especial;
  • Pode ajudar a diminuir as dores nas articulações;
  • Bom para a saúde da visão através da atuação dos carotenoides

Saiba como usar a Chlorella

Recomenda-se dar preferência para a chlorella em pó, que tende a ser mais pura. Caso opte pela versão em comprimido, certifique-se de que não há outros ingredientes na fórmula além da alga verde. Procure por produtos com selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O melhor horário para tomar a chlorella para emagrecer é antes das principais refeições. Dilua a alga em um copo de água ou tome o comprimido com 200 ml de líquido e aguarde pelo menos 30 minutos antes de começar a se alimentar.

Outras dicas de uso

  • Com coentro: Para um efeito desintoxicante mais poderoso, combine a chlorella com coentro orgânico e um suco e tome todos os dias pela manhã;
  • Suco verde detox: Acrescentar uma colher da alga ao suco ou colocar três ou quatro comprimidos para serem misturados com o restante dos ingredientes.

Informações nutricionais

ComposiçãoQuantidade (em 100 g)
Calorias326 kcal
Carboidratos17 g
Gorduras12 g
Proteínas58 g
Fibra12 g
Vitamina A135 mg
Carotenoides857 mg
Vitamina D600 µg
Vitamina E8,9 mg
Vitamina K122,1 µg
Vitamina B23,1 µg
Vitamina B359 mg
Ácido fólico2300 µg
Vitamina B1250 µg
Biotina100 µg
Potássio671,1 mg
Cálcio48,49 mg
Fósforo1200 mg
Magnésio10,41 mg
Ferro 101,3 mg
Selênio36 µg
Iodo1000 µg
Clorofila2580 mg

Cuidados com a chlorella

Inicie o uso da chlorella gradualmente, aumentando as doses aos poucos, para minimizar o risco de problemas digestivos. Faça isso conforme as instruções do fabricante e do seu médico ou nutricionista.

Alguns efeitos efeitos colaterais da chlorella incluem dores de cabeça, gases e alteração na cor das fezes

Quer saber mais sobre os benefícios da chlorella? Então assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a alga pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

O que achou dos benefícios da chlorella? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (196 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

41 comentários em “Chlorella – O que é, benefícios e como usar”

  1. Ao começar tomar Clorella percebi coceiras na cabeça , rosto e cansaço muscular, podem ser efeitos colaterais do suplente, existem outros relatos?
    Grata

    • Tenho usado Chlorela em cápsulas 1xdia e tenho dormido mal, com dores não musculares nas pernas.
      Tem relação com o uso da Chlorela?