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15 Alimentos Bons Para Anemia

🕐 24/01/2020

A anemia é uma anomalia caracterizada pela diminuição da hemoglobina dentro das hemácias. Este pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos tem a função vital de transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos. Os sintomas da anemia podem incluir fadiga, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado. Se você tem alguns desses sintomas, vai gostar de saber que abaixo há uma lista de alimentos bons para anemia e como eles funcionam dentro do seu corpo.

Uma das melhores maneiras de cuidar da anemia é se alimentando corretamente. Alimentos ricos em ferro e vitamina C vão ajudar a repor o que falta no sangue para que seu organismo volte a funcionar corretamente. Mas a correria do dia a dia pode não ajudar neste quesito. Por isso, a melhor maneira de ingerir esses alimentos é em formato de suco. Os sucos são rápidos de fazer, fáceis de transportar e deliciosos, principalmente em dias quentes. Você vai gostar de conhecer 9 receitas de sucos para anemia.

Existem várias causas para os diversos tipos de anemia. Deficiência de ferro, por mais que seja a mais comum, não é nem de longe a única. Existe anemia por sangramento e até pela produção insuficiente ou defeituosa de glóbulos vermelhos. Você precisa saber quais são as principais causas de anemia e quais cuidados é preciso ter com elas.

A anemia é uma doença bastante comum e, em alguns casos, você não conseguirá tratar apenas com a alimentação correta. No mundo, cerca de 24,8% da população é atingida pela doença em algum estágio da vida. No Brasil, esse número é de 2 milhões de pessoas. Existem vários tipos delas: anemia ferropriva, anemia por deficiência de vitamina B12, por deficiência de ácido fólico, anemia falciforme e infantil. Vale a pena conhecer os melhores medicamentos utilizados para essas anemias.

Qualquer pessoa pode desenvolver anemia por deficiência de ferro, mas algumas pessoas possuem mais predisposição ao problema, como mulheres durante a menstruação ou parto, pessoas acima dos 65 anos mais propensos a dietas pobres em ferro, pessoas que têm insuficiência renal (especialmente se eles estão em diálise, uma vez que existe dificuldade na formação de glóbulos vermelhos) e pessoas com dificuldade para absorver ferro.

Porém, a anemia é um problema que pode ser tratado com base em uma dieta rica em ferro. Existem vários alimentos bons para anemia ricos em ferro que podem ser consumidos de diferentes formas e que devem ser integrados à sua dieta alimentar.

Confira abaixo os principais alimentos para combater anemia e adquira hábitos mais saudáveis para evitar doenças como esta.

Sintomas da Anemia

Embora existam vários tipos de anemia, muitos sintomas são comuns em qualquer manifestação da condição.

O sintoma mais comum é aquela sensação de fadiga e de falta de energia que dificulta a execução até das atividades mais simples do dia-a-dia. De acordo com dados da American Society of Hematology, outros sintomas bem comuns de anemia são:

  • Pele pálida ou amarelada;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Mãos e pés frios;
  • Dor de cabeça;
  • Batimento cardíaco rápido ou irregular.

Alguns tipos específicos de anemia podem ter sintomas característicos que não são tão comuns e que ajudam a identificar a causa do problema.

Os exemplos abaixo ilustram bem os sintomas específicos de alguns tipos de anemia:

  • Anemia falciforme: pode causar sintomas como icterícia e inchaço e dor nos pés e nas mãos;
  • Anemia por deficiência de ácido fólico: pode ocorrer diarreia, inflamação na língua e irritabilidade;
  • Anemia hemolítica: sintomas adicionais podem incluir febre, icterícia, dor abdominal e urina escura;
  • Anemia aplástica: também pode causar febre além de erupções cutâneas e infecções frequentes.

Causas da Anemia

A anemia pode ser desenvolvida por vários motivos, mas de uma forma geral, a anemia acontece quando o sangue não contém quantidades adequadas de glóbulos vermelhos, o que prejudica o transporte de nutrientes e de oxigênio para todas as partes do corpo.

Segundo a Mayo Clinic (clínica referência em saúde nos EUA) e também conforme dados da publicação StatPearls de 2019, existem apenas três causas principais responsáveis pela anemia:

  1. O corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes para as necessidades fisiológicas;
  2. Algum sangramento faz com que glóbulos vermelhos sejam perdidos mais rapidamente do que podem ser produzidos pelo organismo;
  3. O próprio organismo destrói os glóbulos vermelhos.

Independentemente do tipo de anemia que você tem, ela é causada por uma dessas três razões elencadas acima.

Como exemplo, podemos citar a anemia por deficiência de nutrientes (como ferro, folato ou vitamina B12). Esse tipo de anemia é causado pela falta de certos nutrientes no corpo, mas a real causa da doença é o fato de tais nutrientes serem necessários na produção de glóbulos vermelhos. Sem ferro, sem vitamina B12 ou sem ácido fólico, não haverá síntese suficiente de glóbulos vermelhos.

Melhores alimentos para anemia

Uma dieta saudável é um pré-requisito para todos os pacientes anêmicos. É vital para você incluir alimentos ricos em vitamina B12, ácido fólico e vitamina C além do ferro em sua dieta alimentar.

1. Espinafre

Espinafre é um vegetal muito popular que deve estar presente na lista de alimentos bons para anemia. Ele é uma rica fonte de cálcio, vitaminas A, B9, E e C, ferro, betacaroteno e fibras. O espinafre pode ajudar na saúde geral do seu corpo. Verifica-se que metade de uma xícara de espinafre cozido contém 3,2 mg de ferro, o que representa cerca de 20% da exigência de ferro diária para o corpo.

Você pode aumentar a quantidade de espinafre em sua salada de folhas verdes e pode incluí-lo com outros legumes verdes e saladas, como aipo, brócolis, couve e agrião, que além de saudáveis são bons alimentos para combater anemia. Você também pode ferver as folhas de espinafre em um copo de água e adicionar os temperos necessários para fazer uma sopa. Além disso, você pode usar o espinafre para recheios de tortas salgadas ou em lanches naturais.

2. Beterraba

A beterraba é conhecida por ser muito eficaz na luta contra a anemia. É um vegetal com alto teor de ferro. Sabe-se que ajuda na reparação e a reativar as células vermelhas do sangue. Uma vez que as células vermelhas do sangue são ativadas, o fornecimento de oxigênio para todas as partes do corpo aumenta.

A beterraba pode ser misturada ralada e crua com outros vegetais em folhas, bem como cenouras, pimentões, tomates, etc. Também pode ser adicionada a sucos como laranja ou cenoura. Se preferir, você pode consumir cozida como acompanhamento de pratos principais.

3. Carne Vermelha

Algumas carnes ou partes específicas da carne possuem alto teor de ferro, como coração, rins, fígado e as carnes vermelhas de uma forma geral. É também uma grande fonte de vitamina B12.

Sabe-se que o fígado bovino tem mais de 600% de suas necessidades diárias de ferro. Você deve consumir carne vermelha rica em ferro de duas a três vezes na semana para combater a anemia. Um pedaço de carne cozida, frango ou porco com 85 gramas possui cerca de 1 a 2,5 mg de ferro. Já 85 gramas de fígado de carne ou galinha contém 2,1 mg de ferro. Consuma esses alimentos cozidos, grelhados ou em ensopados.

4. Manteiga de Amendoim

A manteiga de amendoim é uma rica fonte de ferro. Tente incluir manteiga de amendoim em sua dieta diária. Se você não gosta do sabor, pode pensar em comer um punhado de amendoins torrados todos os dias, pois da forma natural eles também são alimentos bons para anemia.

Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim contêm 0,6 mg de ferro. A manteiga de amendoim pode ser consumida no pão ou em torradas no café da manhã. Se preferir, você também pode comer duas colheres de sopa de manteiga de amendoim pura todos os dias para combater a anemia, bem como usar na preparação de alguns pratos ao invés da manteiga tradicional.

5. Tomate

A vitamina C é o principal ingrediente presente no tomate, juntamente com o licopeno. A vitamina C nos tomates ajuda na fácil absorção do ferro. Tomate também é rico em betacaroteno e vitamina E e, consequentemente, ajuda na manutenção e saúde do cabelo e da pele.

Você pode comer um ou dois tomates crus todos os dias para aumentar a vitamina C no seu corpo e incentivar a absorção de ferro de forma eficaz, consumir como suco, picado em saladas, no preparo de molhos, em lanches naturais, omeletes e outras variedades.

6. Ovos

Os ovos são uma fonte rica de proteínas e contêm uma grande quantidade de antioxidantes. Um ovo grande contém 1 mg de ferro e, portanto, o consumo de um ovo todos os dias vai ajudar no combate à anemia.

Você pode consumir ovo de diferentes formas, mas as formas mais saudáveis para consumo são em omeletes com legumes ou cozido, em saladas ou com carnes nutritivas. O ovo é uma refeição ideal para cafés da manhã e também almoços e jantares, pois melhoram as articulações ósseas.

7. Romã

A romã é uma das frutas que mais contêm ferro e vitamina C, e por isso é um dos alimentos bons para anemia. Ajuda a melhorar o fluxo de sangue no corpo e também é muito eficaz no tratamento dos sintomas de anemia, como fraqueza, tonturas, cansaço e até mesmo perda de audição. 

A vitamina C encontrada na romã ajuda a melhorar ainda mais a absorção de ferro. Além disso, a fruta também apresenta vitamina A e vitamina E.

Consuma a fruta normalmente ou se preferir prepare sucos para ingerir juntos das refeições.

8. Feijões da soja

O feijão é uma grande fonte de ferro e vitaminas. A soja é um dos grãos que mais contêm ferro, possui baixo teor de gordura e boas doses de proteína, porém possui o ácido fítico, que impede a penetração do ferro. Por isso, o ideal é manter os grãos de soja em água durante a noite para reduzir o ácido fítico dos grãos. No dia seguinte, prepare-os cozidos com tempero para desfrutar de metade do consumo diário recomendado de ferro.

Além da soja, outros grãos também são boas fontes de ferro. Você pode diversificar ainda mais a sua dieta ingerindo alimentos como grão de bico, ervilha, feijão de corda, feijão preto e feijão carioca.

9. Pão integral

Uma fatia de pão integral contém cerca de 6% de do teor diário de ferro necessário para o corpo. É uma boa fonte de ferro e irá ajudar o organismo a combater a deficiência do mineral de forma eficaz.

Os grãos inteiros contêm ácido fítico, que tem o potencial de inibir o ferro no corpo. Mas, como o pão integral é preparado através do processo de fermentação, a quantidade de ácido fítico nos grãos é significativamente reduzido.

Você pode substituir o pão normal por integral nos cafés da manhã. O ideal é consumir de duas a três fatias de pão integral todos os dias para aumentar os níveis de ferro no organismo.

10. Nozes

As nozes são alimentos bons para anemia, pois são ótimas fontes de ferro e te ajudam a aumentar facilmente os níveis do mineral em seu corpo. O pistache é a melhor fonte de ferro, já que contém 15 mg de ferro em 100 gramas. Você pode carregar um punhado de pistache e damasco na bolsa e consumir nos intervalos entre as refeições, no lanche da manhã ou da tarde.

Outras nozes e sementes ricas em ferro são sementes de cânhamo, sementes de girassol, sementes de abobora, pinhões e castanhas de caju. Sempre que puder escolha nozes cruas que são mais saudáveis e oferecem mais nutrientes.

Você também pode usar amêndoas como uma boa fonte de ferro para deixar sua dieta ainda mais diversificada e saudável. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade já que as amêndoas também contêm quantidade significativa de cálcio, mineral que se liga ao ferro e pode reduzir a absorção desse nutriente tão importante.

11. Peixes

Peixes também são alimentos bons para anemia, uma vez que contêm bastante ferro. Alguns dos peixes mais populares como salmão, atum, bem como frutos do mar como mexilhões e ostras, são ricos em ferro. As ostras do pacífico contêm 7,2 mg de ferro a cada 100 gramas.

Caso você consuma salmão enlatado, é importante atentar para o teor de cálcio pois isso pode diminuir a quantidade de ferro que é absorvida pelo organismo.

Crie o hábito de incluir peixes ou frutos do mar em sua dieta, pelo menos três vezes por semana, para ajudar na prevenção da anemia. Você pode preparar salmão assado ou cozido com diferentes acompanhamentos, fica extremamente saboroso e saudável.

12. Mel

O mel é um alimento saudável para o corpo inteiro e possui bons índices de ferro. A cada 100 gramas de mel existe cerca de 0,42 mg de ferro. Além disso, o mel também contém cobre e magnésio, que vai ajudar no aumento da hemoglobina do corpo.

A presença de minerais como o cobre e o magnésio no mel estimulam a síntese de hemoglobina, o que ajuda a melhorar o transporte de nutrientes pelo sangue. Um estudo publicado em 2003 no Journal of Medicinal Food mostrou que a ingestão diária de mel melhora os índices de ferro no sangue além de contribuir para a redução da inflamação e para o controle do açúcar no sangue.

A adição de uma colher de sopa de mel para um copo de suco de limão fresco no início da manhã com o estômago vazio todos os dias pode ajudar no combate à anemia. Consuma também como adoçante de chás, sucos ou coloque em saladas de frutas e cereais.

13. Pêssegos, ameixas e passas

Pêssegos, uvas passas e ameixas secas são ótimos alimentos para anemia, por serem uma rica fonte de ferro. Na verdade, pêssegos secos contêm 6 mg de ferro a cada 100 gramas. 

Além do ferro, as ameixas secas também apresentam vitamina C que aumenta a absorção de ferro e contêm ainda magnésio, que estimula os glóbulos vermelhos e melhora o transporte de oxigênio através do sangue.

Os pêssegos também são ricos em vitamina C e, de quebra, ajudam a te deixar com a pele muito mais bonita.

Você pode consumir essas frutas secas em saladas de frutas, sobremesas ou lanches durante o dia.

14. Melaço

Uma colher de sopa de melaço contém 3,2 mg de ferro, por isso, pode ser um ótimo alimento para ser consumido no dia a dia. 

Uma pesquisa publicada em 2017 no periódico científico Journal of Dietary Supplements sugere que o melaço de cana pode ser um bom ingrediente para ajudar no tratamento da anemia, não só pelo seu alto teor de ferro, mas também pela presença de outros nutrientes como o cobre que potencializa a absorção do ferro. 

Você pode adicionar melaço na preparação de alguns pratos e aumentar sua ingestão diária de ferro.

15. Maçã

As maçãs são conhecidas por ajudar a impulsionar os níveis de ferro no organismo. A vitamina C na maçã ajuda o corpo a absorver o ferro. Sabe-se que a cada 100 gramas de maçã existe 0,12 mg de ferro. 

Parece pouco, mas a verdade é que dentro de um plano de dieta saudável, essa quantidade já é suficiente para te ajudar a superar a anemia.

Você pode consumi-la com casca na forma natural, em sobremesas, molhos agridoces ou em suco.

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Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/anemia/symptoms-causes/syc-20351360

https://www.healthline.com/health/anemia

https://www.medicalnewstoday.com/articles/158800.php

https://www.hematology.org/Patients/Anemia/

https://www.healthline.com/health/best-diet-plan-for-anemia

https://www.medicalnewstoday.com/articles/322336.php

Referências adicionais:

Você precisa aumentar a ingestão destes alimentos bons para anemia porque alguma deficiência foi diagnosticada? Quais deles? Comente abaixo!

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31 comentários em “15 Alimentos Bons Para Anemia”

  1. Minha anemia deu 9 baixa estou muito preocupada
    Pois médico passou sulfato ferrosos acido fólico e complexo b
    Sera se noripurum na veia não é melhor.

  2. Minha filha tem deficiência de g6pd, está em tratamento até os dois aninhos, podendo curar, ou conviver para o resto da vida.
    Então é preciso consumir vitaminas e ferro para não ter a anemia hemolitica.
    Cuidados

  3. Tenho.polipo endometrial e muita hemorragia fraquesa falta de ar cansaço respiratório e até sangramento gengival não ando direito acaba as forças estou esgotada estou tomando noriporum intramuscular mas é o medo de não ser isso nem sei mas o que pensar sabia tô tão cansada. E sozinha.

  4. Estou com anemia não está muito só um pouquinho mais tenho que cuidar,e eu como muito verde não entendo porque deu anemia no meu exame

  5. Grata pelas dicas. A alimentação é tudo na nossa vida..a dificuldade é com as carnes vermelhas . Meu diagnóstico foi.
    Anisocromia x Anisocitose .

  6. Tenho mioma e sangrou muito todos os meses.Estou sentindo muita tontura e fraqueza e estou sentindo enjoos também. Será que são sintomas de anemia?

    • Assim a distância não temos como ajudar num diagnóstico, é preciso que você procure rapidamente um médico.

  7. Minha mulher doa sangue e foi também doar medula eles diagnosticaram lá com anemia simplesmente mandaram pra casa e não me deram nenhum tratamento tem hora que revolta né

    • Já introduzi o fígado bovino e ovos como prato principal, mas também legumes, tubérculos e verduras.
      Amei aseu orientações. ?❤

  8. Estou com leucemia aguda , em tratamento em São Paulo no hospital Sirio Libanês desde 05/12/17 .
    Já fiz a 3° etapa de Quimio , com a primeira Quimio já acabaram 100% das Células Ruins , e continua até hoje sem voltar nenhuma. ruins , mas na primeira Quimio eu fiquei e continuo com as pernas um pouco bamba estou com dificuldade de andar , tem que ter uma pessoa comigo, tenho medo de cair .
    Em Junho de 1.917 fiz exame de sangue rotineiro, ascelulas estavam com 155.000 , em 29/11/17 fiz outro exame de sangue por estar com dores dos dois joelhos para baixo, menos do que está hoje , hoje está pior. Neste exame de sangue nos 6 meses de prazo as Células baixaram para 34.000 , Dia 05/12/17 internei, sou de Minas Gerais Itauna, em cada Quimio me liberam e fico em hotel, só fui em Itauna uma vez e lá fiquei uns 10 dias . Fiz coleta de sangue hoje e deu que as Plaquetas estavam com 76.000. E a hemoglobina anemia estava com 8,4 .
    Eu errei , meu e-mail é nome é o que está em baixo Dilson . Custei a escrever. Caso dar para vocês concertarem ficarei grato . Obrigado .

  9. Descobri que estou com anemia e quero muito me curar, por isso vou passar a usar todos os alimentos que estão a disposição no site.

  10. Faltou falar das verduras como ora-pro-nobis, taioba, couve. Além de frutas cítricas, que devem ser usadas para temperar folhas ou batidas com elas.

  11. estou com anemia e glicose alta então não sei o certo para comer tanto no café como no almoço e jantar me da uma ajudinha por favor. a medica me passou sulfato ferroso,comprimido de ácido ascórbico( vit. c) e acido folico .pois agora estou com dor no meu estomago. nao sei se é o remedio ou algo que como

  12. Fui doar sangue e a médicmédica informou que eu estava com anemia
    Sinto dores de cabeça, esquecimento, tonturas, sonolência
    O que fazer?

  13. meu neto de 9 meses está com uma anemia profunda como posso ajudar a melhorar sem ter que fazer uma transfusão de sangue

    • Aposte nos alimentoa de facil ingestão como a noz moida que pode ser adicionada ao leite e também em sucos uma boa opção e o kiwi acompanhado de rucula ou espinafre e uma opcao extremamente rica em ferro

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