Benefícios do caldo de mocotó para saúde

Especialista:
atualizado em 18/02/2021

Você sabia que tomar caldo de mocotó traz inúmeros benefícios? Veja então quais são os benefícios do caldo de mocotó para a saúde e comece a incluir em sua dieta!

  Continua Depois da Publicidade  

O caldo de mocotó é um prato preparado a partir de ossos de carnes – principalmente da parte da canela e do pé do boi.

Embora não pareça, o mocotó é um alimento muito nutritivo. Por isso, ele é considerado por muitos profissionais da saúde como um super alimento!

Todas as partes do boi que são usadas para preparar o mocotó são ricas em:

Aliás, são essas características que fazem do caldo do mocotó um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, o mocotó permite uma refeição rica em:

  • Colágeno de alto valor biológico;
  • Aminoácidos essenciais;
  • Gorduras boas;
  • Vitaminas como por exemplo as vitaminas A, D, E e K;
  • Minerais como zinco, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio.

Benefícios do caldo de mocotó para a saúde

caldo de mocotó

Apesar de algumas pessoas acharem que o sabor do caldo de mocotó é muito forte, vale a pena tomar o caldo por causa dos seguintes benefícios para a saúde. 

1. É bom para a pele

Graças à presença de colágeno, o caldo de mocotó pode ajudar a prevenir rugas, celulites e outras marcas na pele.

Além disso, ele deixa a pele mais lisa e mais elástica, evitando o envelhecimento precoce.

2. Ajuda a emagrecer

O alto teor de proteínas do caldo de mocotó ajuda a aumentar a saciedade sem elevar muito a ingestão calórica. Além disso, o caldo é extremamente nutritivo e por isso ajuda a perder peso com saúde.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o caldo de mocotó saciar ou não, confira se o caldo de mocotó pode engordar em algum momento.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Protege as articulações

Além de beneficiar a pele, a cartilagem do caldo de mocotó também ajuda a tratar e prevenir inflamações nas articulações. Isso porque o efeito anti-inflamatório do mocotó reduz a dor e o inchaço associado a condições como a artrite.

Diversos estudos – como o publicado em 2016 na revista Nutrition Journal – indicam que o colágeno ajuda a aliviar sintomas da osteoartrite, por exemplo.

4. Melhora a digestão

Certos aminoácidos do caldo de mocotó auxiliam o processo digestivo – principalmente a glutamina

De acordo com um estudo de 2017 da revista Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care, suplementos de glutamina podem ajudar no tratamento de problemas intestinais. De fato, isso melhora a digestão como um todo.

Além disso, o colágeno ajuda a criar uma espécie de proteção no estômago – facilitando a digestão e eliminando desconfortos gastrointestinais.

5. Fortalece o sistema imune

A riqueza de nutrientes do caldo de mocotó permite o fortalecimento do sistema imunológico. Além de melhorar a sensação de bem estar, um sistema imune mais forte garante:

  • Combate e prevenção de doenças;
  • Mais disposição;
  • Sono de melhor qualidade;
  • Mais produtividade.

Certamente, para que todos os benefícios sejam aproveitados, é importante que o caldo de mocotó seja bem encorpado. Isso porque garante uma concentração mais alta de nutrientes.

Sendo assim, quando o tempo estiver pedindo um caldo quentinho, aposte em um delicioso caldo de mocotó para aquecer e nutrir.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, veja no vídeo abaixo a nossa nutricionista falando tudo sobre caldo de ossos como o mocotó:

Fontes e Referências Adicionais

Você conhecia todos esses benefícios do caldo de mocotó para a saúde? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário