Benefícios do tutano de boi – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 14/01/2021

Já provou essa iguaria que é o tutano de boi? Você vai entender para que serve e quais são os benefícios do tutano de boi para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O tutano de boi é o nome que se dá à medula óssea do boi. Além de ser encontrado nos melhores restaurantes gourmet, o tutano de boi chama a atenção por ser uma iguaria rica em nutrientes e benefícios para a saúde.

Por outro lado, algo que preocupa muito é a grande quantidade de gordura e a possibilidade do tutano de boi engordar.

Além de saber mais sobre a composição nutricional do tutano de boi, você vai encontrar dicas de preparo e vai poder avaliar os prós e contras para então incluir o tutano de boi na sua dieta ou não.

Medula óssea do boi

panela com tutano de boi

O tecido esponjoso encontrado na parte interna dos ossos é a medula óssea.

No caso do boi, esse mesmo tecido é o tutano de boi. Ele é geralmente retirado de ossos como:

  • Fêmur (coxa);
  • Costela;
  • Esterno (tórax)
  • Úmero (braço).

Ele é um tecido macio, gelatinoso, gorduroso e extremamente calórico, mas que ao mesmo tempo tem um sabor suave e agradável.

Aliás, uma das receitas mais populares com tutano de boi é o caldo de ossos.

Para que serve o tutano de boi

O alto teor de colágeno garante que o tutano de boi seja benéfico para a saúde da pele, mas não é apenas para isso que o alimento serve.

Grande parte de seus benefícios se deve à origem do tutano de boi. Isso porque é na medula óssea que se desenvolvem componentes indispensáveis para a vida como os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos. Essas estruturas servem para:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Transportar o oxigênio;
  • Garantir a imunidade;
  • Promover a coagulação do sangue. 

Aliás, a medula óssea do boi é uma boa opção dentro de uma dieta paleo, que remete à alimentação dos nossos ancestrais.  

Benefícios do tutano de boi

Fique sabendo mais para que serve e os benefícios de ingerir a medula óssea do boi.

1. Faz bem para a saúde das articulações

De acordo com um estudo publicado em 2018 na revista Journal of Cosmetic Dermatology, a medula do boi é rica em colágeno. Isso contribui não só para a saúde da pele, mas também diminui as dores nas articulações.

Aliás, outro composto do tutano de boi é a glucosamina. Ela está naturalmente presente na cartilagem e pode reduzir a inflamação nas articulações.

2. Nutre o corpo

O tutano de boi é uma ótima fonte de gorduras saudáveis como o ácido linoléico conjugado, que ajuda a reduzir a inflamação e a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, o alimento também oferece pequenas quantidades de proteínas como o colágeno e de nutrientes como:

  • Vitamina B12;
  • Riboflavina;
  • Vitamina A;
  • Tiamina;
  • Vitamina E;
  • Ferro;
  • Fósforo.

Por fim, evidências preliminares sugerem que o tutano de boi também pode fornecer nutrientes como a glicina, a glucosamina e a condroítina.

3. Combate a inflamação

A inflamação crônica pode trazer sérios problemas de saúde como a diabetes, as doenças cardíacas e o câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, alguns componentes do tutano de boi podem diminuir tal inflamação – como por exemplo a glicina e o ácido linoleico.

4. É bom para a pele e para o cabelo

Por fim, o colágeno é essencial para uma pele saudável. Essa proteína garante uma pele mais elástica, hidratada e saudável. 

Além disso, o colágeno melhora a atividade antioxidante na pele e outros nutrientes ajudam a hidratar, selar as cutículas e fortalecer os fios do cabelo.

Dicas e modo de preparo

receita com tutano de boi

O tutano é muito agradável ao paladar, especialmente quando servido em caldos ou com torradas, peixes ou carnes assadas e vegetais.

Para aproveitar os benefícios do tutano de boi, basta colocar os ossos de molho em uma solução de água e vinagre e ferver por 30 minutos.

Remova sempre a espuma que se forma com uma escumadeira. Assim que parar de formar espuma, deixe o caldo claro cozinhar por bastante tempo para que mais nutrientes sejam extraídos.

Por fim, tempere a gosto e sirva da forma que preferir.

Você também pode armazenar o alimento na geladeira por 5 dias ou no congelador por até 3 meses.

Cuidados

O alto teor de calorias e gorduras no tutano de boi preocupa bastante em relação ao ganho de peso e ao maior risco de doenças.

NutrienteQuantidade em 100 g
Calorias394 calorias
Gordura87 g

Qualquer deslize no consumo pode comprometer o limite diário de gorduras que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, não deve ultrapassar de 20 a 35% da ingestão calórica diária total. 

Por isso, a fim de evitar complicações de saúde, é importante manter o consumo de tutano de boi moderado.

Aliás, aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista falando tudo sobre caldo de ossos, mocotó e tutano, três ingredientes ricos em colágeno e cheios de benefícios:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios do tutano de boi para a saúde? Já experimentou essa iguaria? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Benefícios do tutano de boi – Para que serve e dicas”

  1. Todos deveriam tomar e mágico e barato o que faz no corpo, minha pele está linda meu cabelo está crescendo emagreci só estou vendo benefícios sou corredora de rua minhas dores sumiram faço uso diário tomo uma xícara de 200ml eu não fico mais sem

    Responder