Benefícios do Curry – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 01/01/2021

O curry é um tempero de sabor bastante característico, que vem ganhando espaço na culinária de diversos países.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve não apenas ao sabor e aroma que ele dá aos alimentos, mas também por sua capacidade de diminuir o consumo de sal e seus inegáveis benefícios para a saúde.

Então vamos conhecer os benefícios do curry, entender para que serve este famoso tempero e conhecer todas as suas importantes propriedades.

O que é o curry?

Curry em pó
Curry em pó

O curry é um tempero típico da Índia, muito utilizado em diversos pratos asiáticos, agregando muito sabor, aroma e cores vibrantes aos alimentos.

O uso deste tempero se expandiu ao redor do mundo durante o período das grandes navegações e se tornou uma das especiarias mais usadas e cobiçadas pelos ingleses.

E, apesar de existir uma receita tradicional deste tempero, os ingredientes encontrados na sua composição podem variar bastante conforme a região ou lugar.

Mas, a mistura de especiarias tradicional do curry é composta por ingredientes como:

  • Açafrão
  • Cúrcuma
  • Canela
  • Pimenta-do-reino
  • Pimenta-da-jamaica
  • Gengibre
  • Cardamomo
  • Cominho
  • Sementes de mostarda
  • Sementes de coentro
  • Erva-doce
  • Páprica picante
  • Cravo-da-índia.

Lembrando que este tempero pode conter outros ingredientes, dependendo de sua origem, e é facilmente encontrado em lojas de especiarias e supermercados.

É rico em antioxidantes

O curry é rico em diversos antioxidantes, sendo o principal a curcumina.

De acordo com estudos, como este publicado no periódico Critical reviews in food science and nutrition de 2017, o consumo de curry ajuda a conter os danos causados pelos radicais livres, sendo útil na prevenção de diversos problemas de saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Câncer, por seu efeito protetor, que evita os danos ao DNA das células causados pelos radicais livres. Estudos mostram que alimentos com propriedades antioxidantes podem ajudar na prevenção e até mesmo no combate a diversos tipos de câncer. O açafrão, presente no curry, é um dos ingredientes mais estudados nesse sentido.
  • Problemas inflamatórios e autoimunes, uma vez que ajuda a regular o sistema imunológico, evitando reações exageradas;
  • Doenças cardiovasculares, pelo seu efeito na prevenção do acúmulo de gorduras nas paredes das artérias;
  • Diabetes tipo 2, pois melhora a resistência à insulina e ajuda a controlar a glicemia;
  • Doenças neurodegenerativas, uma vez que muitas delas tem como fator de risco a exposição a radicais livres. Assim o uso do curry pode ajudar a evitar esses danos neurológicos;
  • Envelhecimento precoce da pele.

Pode ajudar a tratar doenças digestivas

O uso do curry, mais especificamente da curcumina, pode trazer benefícios para o sistema digestivo, conforme demonstrado em um estudo publicado em 2013 no periódico World journal of gastroenterology.

Mas esse efeito só foi visto em estudos pequenos, envolvendo, na maioria das vezes, animais de laboratório. Assim, ainda serão necessários estudos maiores, com humanos, para entender melhor como essa propriedade pode nos beneficiar.

Frango ao curry
Frango ao curry é um prato típico asiático

Ajuda no tratamento da depressão

A depressão é uma doença de difícil tratamento, que normalmente envolve o uso de medicamentos, psicoterapia e, às vezes, terapias complementares.

Assim, pesquisadores italianos conduziram um estudo sobre os efeitos do uso da curcumina em pessoas com diagnóstico de depressão.

Os resultados foram publicados em um artigo no periódico Critical reviews in food science and nutrition em 2020. Nele os pesquisadores afirmam que o uso da curcumina pode ajudar na melhora dos sintomas da depressão, quando associados a tratamentos convencionais.

Auxilia no processo de emagrecimento

Entre os inúmeros benefícios do curry, este é um dos melhores e mais procurados. Este tempero possui ingredientes que contêm propriedades termogênicas, ou seja, que ajudam a ativar o metabolismo, promovendo, assim, o aumento do gasto calórico do organismo.

Desta forma, o corpo irá precisar de mais energia para compensar esta diferença, e então irá utilizar a gordura estocada como fonte de energia, ajudando assim na redução do peso e das medidas. Entre os ingredientes termogênicos do curry, a pimenta e a canela são os principais.

Dicas e cuidados

Embora pequenas quantidades de curry, e principalmente da curcumina, possam trazer diversos benefícios para a saúde, o uso de quantidades maiores pode ser tóxico.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, já existem relatos de hepatite associada a altas doses desse tempero, como apresentado em um artigo publicado no periódico BMJ case reports em 2018.

Além disso, o uso de suplementos de curcumina, disponíveis no mercado brasileiro, é perigoso, uma vez que contém grandes quantidades da substância.

Assista abaixo ao vídeo que trata sobre os benefícios do curry.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios do curry? Tem costume de utilizar este tempero em suas receitas? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média 4,12)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do Curry – Para que serve e propriedades”

  1. Eu uso e ele é maravilhoso… sem contar a sensação de bem estar depois da refeição, pois não fico com aquela sensação de estufamento! CURRY é 10

    Responder
  2. Já tinha ouvido falar desse “tempero”, mas não tinha usado ainda.
    Comecei a usar agora pouco.
    espero que faça bem a mim e a minha família.
    Saúde pra todos!

    Responder
    • Comi arroz com curry na casa do meu filho. E adorei. Não tinha costume de usar. Agora não vou deixar faltar. Vou experto em legumes e carnes

      Responder
  3. Comprei o curry .achando q era asafraó.chegando em casa e q vi .ai fui pesquisar .nossa com tantos beneficio .nunca mais vou deixar de comprar ele.
    Amei

    Responder
  4. Eu não sabia que o curry tinha tanto poder. Se ajuda a diminuir as dores e inchaço, vai me fazer bem. Eu sempre vi algumas pessoas usando. E quiz pesquisa um pouco sobre esse tempero hoje, estou surpresa!

    Responder
  5. Bom eu, tirei a minha dúvida sobre o curry. Muito bem explicado! Eu usei há muito tempo!!! Mas não sabia, o quanto de benefícios o curry trazia para a gente no dia a dia!! Em cada tudo que eu faço, o curry está presente sempre no meu dia a dia!!!

    Responder
    • olá minha linda ,tinha muito artrite no joelho ,passei a usar nosso açafrão misturado com pimenta preta misturado com azeite ,hoje estou curado ,feliz 2021 muita saúde

      Responder