Benefícios do Magnésio – Para Que Serve e Fontes!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Importante para os treinos, essencial para os ossos e necessário para a saúde mental e nervosa: conheça os benefícios do magnésio e como usar!

Os benefícios do magnésio envolvem a participação em mais de 350 reações bioquímicas fundamentais no corpo humano, inclusive na síntese proteica, função muscular nervosa e no controle da glicose no sangue. É uma substância necessária para produção de energia e desenvolvimento dos ossos.

O magnésio tem sido reconhecido por atletas e por pessoas comuns pela sua importância nutricional. Há uma ampla gama de benefícios do mineral para o corpo humano, de modo que uma deficiência do magnésio é bastante prejudicial.

Para que serve o magnésio?

Pesquisas e análises têm demonstrado os benefícios do magnésio para o organismo humano. Descubra para que serve o mineral:

  • Saúde cardiovascular;
  • Saúde dos ossos;
  • Absorção de nutrientes;
  • Boa digestão;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Saúde mental e nervosa;
  • Produção de colágeno;
  • Sono;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Geração de energia para treinos;
  • Recuperação e desenvolvimento muscular;
  • Saúde gestacional.

Benefícios do magnésio: saiba como usar!

Alimentos com magnésio são abundantes, portanto, obter níveis adequados do mineral não é difícil se houver vontade e uma boa alimentação. Castanhas-do-pará, amêndoas, espinafre, grãos integrais, peixes, cevada, alcachofra, batata doce, amendoins, farinhas de trigo e milho, tomate, laticínios e chocolate.

No caso de quaisquer impedimentos, ou de necessidade de obter níveis especialmente elevados, há a possibilidade de tomar suplementos de magnésio. Entretanto, o uso de suplementos de magnésio deve ser feito somente quando o médico ou nutricionista indicar e sempre conforme as instruções do profissional de saúde.

Os suplementos de magnésio podem ser perigosos para pessoas com problemas nos rins ou para quem toma diuréticos, antibióticos ou remédios para o coração.

Falta de magnésio

A deficiência de magnésio é rara, mas pode acontecer quando a alimentação é muito inadequada ou em pessoas com doenças que afetam a absorção de minerais. Medicação, alcoolismo e envelhecimento também são fatores de risco para a carência de magnésio.

Fraqueza muscular, apatia, fadiga, insônia, prisão de ventre, câimbras, formigamentos, arritmia cardíaca, problemas ósseos e dores no pescoço e nas costas são possíveis sintomas de falta de magnésio no corpo.

A falta de magnésio ainda pode causar deficiência de outros minerais, além de perda de apetite, náuseas, vômitos, dor de cabeça e enxaqueca, ansiedade, agitação e irritabilidade. Se você desconfia que tem carência do mineral, procure um médico.

Excesso de magnésio

Por outro lado, ingerir doses exageradas de magnésio também pode trazer problemas como diarreia, queda na pressão, câimbras, fadiga e fraqueza.

Quantidade indicada de magnésio por dia

  • Homens a partir dos 18 anos: 400 mg;
  • Homens a partir dos 30 anos: 420 mg;
  • Mulheres a partir dos 18 anos: 310 mg;
  • Mulheres a partir dos 30 anos: 320 mg.

Quer saber mais sobre os benefícios do magnésio? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como o mineral pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já estava ciente de todos esses benefícios do magnésio para a saúde? Acredita que consome com a frequência correta alimentos com o mineral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (191 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

56 comentários em “Benefícios do Magnésio – Para Que Serve e Fontes!”

  1. Eu uso p magnésio DiMalato porque o solo brasileiro tem muuuiiiitttoooo pppooooouuuucccooooo magnésio e não adianta usar só alimentos porque são ricos em outros paises – aqui são POBRES de Magnésio

  2. Minha.mae tem.90.anos e tem fortes dores na coluna ela.toma diureticos e remedios pro coracao ela pode tomar magnesio?

  3. Comprei um frasco de Magnésio Dimalato 500 mg. Ontem de manhã tomei uma cápsula. E já melhorou o sono. Hoje na parte da manhã já fui no vaso por 3 vezes. Vejo que funciona mesmo…

  4. Comprei o Magnésio Dimalato e fiquei receosa de tomar porque tenho gastrite… mas fazendo umas pesquisas descobri que ele ajuda a dormir melhor… Estou tomando há duas semanas e já estou vendo diferença na qualidade do sono… Acordo á noite cada vez menos e também tenho me sentido mais disposta… Para mim tem sido muito bom…

  5. Boa tarde! Estou com osteoporose e o médico me receitou o Caldê KM (calcio+vitamina D+vitamina K+magnésio ),o magnésio do Caldê faz mal?? Como devo tomá_lo? ??Obrigada pela atenção! !

  6. So queriasaber se posso tomar magnesio dimalato 300mg quanto por dia. Uma vez que o meu colesterol ruim e alto obrigado

  7. Dr. Boa Tarde gostaria de saber se o leite de magnésio pode ajudar no problema da tireóide ?

  8. Tenho apresentado sintomas como taquicardia, tremores (diante de situações não tanto estressantes) e ataques de pânico. Um quadro de sensibilidade nervosa. Hoje à noite tomei o suplemento e o coração já acalmou. Há outros sintomas que penso estarem associados também a uma deficiência já antiga desse mineral, como zumbidos no ouvido (vi em outro lugar) e cálculos renais (o magnésio auxiliaria na absorção cálcio depositado). Estou mais aliviada de encontrar uma causa e agradeço muito a disponibilidade de informação digital. É muito raro obter recomendações nutricionais ou diagnósticos de deficiência nutricional quando apresentamos quadros complexos nos consultórios.

    • Olá bom dia!
      Tive umas mudanças radicais na minha vida profissional, e comecei a sentir que o coração tá meio descompassado, sofro muito com ansiedade, porém todo ano passo por avaliação médica e sempre está em ordem a saúde do coração.
      Agora estou sentindo esse desconforto, parece que o coração dá umas “puladas” tipo vem batendo normal, de repente dá umas batidas rápidas e já volta ao normal.
      Cheguei até correr para o pronto socorro com medo, mas fizeram um eletro, e nada acusou.
      Diante disso gostaria de saber se o Cloreto de Magnésio P.A. ajuda a acalmar e normalizar o ritmo cardíaco?

      • Olá Luciano.
        Passei por estes exatos desconfortos que você mencionou. Não sei te falar sobre o magnésio PA,
        até porque estou lendo sobre ele agora. Mas, como vi o seu relato descrevendo as mesmas coisas que eu senti a algum tempo, gostaria de te dizer o que me curou completamente. Procurei o médico, assim como
        você, pois estava muito assustada com todo aquele descompasso no meu coração. Daí, depois de vários exames e nenhuma anormalidade, ele me receitou um remédio em comprimidos chamado ATENOL ou ATENOLOL e fazer exercícios aeróbicos umas cinco vezes por semana para voltar o ritmo normal dos batimentos cardíacos. Foi ótimo. Tomei o remédio por 1 ano. Voltei lá novamente, e ele retirou a prescrição do remédio e manteve a prescrição de exercícios aeróbicos. E ele me disse que toda vez que eu voltasse a sentir a tal disritmia, eu deveria pular corda.Tipo andar com uma cordinha na bolsa para qualquer eventualidade. Confesso que no começo levei bastante a sério o tratamento (afinal, estava muito assustada com aquela situação), fazendo caminhada, corrida na esteira e pulando corda , em circuito. Só que comecei a perder peso, perdi 7 quilos em uns 8 meses. Daí, resolvi por minha conta mesmo, diminuir os exercícios aeróbicos. Hoje faço apenas 2 vezes por semana de aeróbico e 2 vezes de musculação. Com disciplina e equilíbrio, engordei um pouco novamente. Estou ótima. Nunca mais tive aqueles problemas. E já tem uns 4 anos isso.

    • Em geral inofensiva, esta suplementação torna-se potencialmente perigosa se feita em pessoas que têm problemas nos rins, bem como para quem toma diuréticos, antibióticos ou remédios para o coração. É preciso consultar seu médico.

  9. Estou com uma dúvida.estava tomando cloreto magnésio PÁ é sentia dores é inchaço no estômago pq tenho gastrite hipertensão e leve arritmia mas que da pra se rir incomodo.passei a tomar magnésio dimalato a dor no estômago parece até que piorou fora que os dois me emagreceram muito. Devo continuar tomando ou não tomo. Pq as dores são horriveis

  10. Tenho hipoparatireoidismo e hipotireoidismo,e de uns dias pra cá sinto o coração muito acelerado e me da tremedeira junto será que é falta de magnésio..gostaria de saber pra poder comprar..

  11. Amei a matéria, mas ficou-me uma dúvida. Acabei de comprar em cápsulas. Tomo um comprimido por dia ou dois? Tenho 59 anos e tenho problemas sérios de articulação. É genético. Se possível, responda-me. Obrigada. Maga.

    • Para as mulheres, a partir dos 30 anos a quantidade necessária é de 320mg diários. Confira quantos mg tem cada cápsula e ajuste o consumo.

  12. Boa Tarde
    Tenho problema de condropatia nos dois joelhos. o cloreto de magnesio de ajudaria ? Pois sinto muitas dores. Tenho 39 anos e descobri esse problema há 2 anos