Tamarindo – Benefícios, como usar e receitas

Especialista:
atualizado em 12/10/2020

Apesar de não ser tão popular assim no Brasil, são muitos os benefícios do tamarindo, conforme você verá na lista a seguir, que também mostra suas propriedades e para que serve o alimento.

O tamarindo é uma fruta tropical, tem sabor azedo e é mais consumida no Nordeste do país. Sua polpa é rica em vitamina A, fibras e minerais. Além disso, o tamarindo também serve para preparar doces, sucos e outras bebidas.

Tamarindo
Tamarindo

Benefícios do Tamarindo – Para Que Serve

Veja a seguir como o tamarindo pode ajudar sua saúde e boa forma:

1. Melhora a saúde do sistema digestivo

O tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso e prisão de ventre. Além disso, as fibras presentes na fruta promovem o bom funcionamento do intestino e estimulam a produção de suco gástrico, o que acelera a digestão.

O alimento, além de laxativo e diurético, também tem ação estimulante para a bile, então ele ajuda a comida a ser digerida mais rapidamente e ajuda as pessoas que sofrem com retenção de líquidos.

2. Contribui para a saúde do coração

A fruta também faz bem à saúde do coração, isso porque contém fibras e vitamina C que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. O seu consumo está associado à diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.

3. Previne a anemia

Por ser uma boa fonte de ferro, o tamarindo pode ajudar na prevenção da anemia, pois essa condição é causada pela deficiência de ferro no organismo.

Mas é preciso ter cuidado para não exagerar e não acabar consumindo excesso de ferro, pois isso pode originar outra doença, a hemocromatose.

4. Benefícios do tamarindo para a circulação sanguínea

O fato do alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do tamarindo.

Ao fornecer uma boa dose de ferro ao organismo, também se garante a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

5. Auxilia na perda de peso

Podemos afirmar que um dos benefícios do tamarindo é a perda de peso, porque ele também é fonte de fibras. As fibras contribuem com a sensação de saciedade ao organismo, o que ajuda no controle do apetite, algo importante para quem desejar emagrecer.

Além disso, o alimento contém uma substância chamada ácido hidroxicítrico (HCA, sigla em inglês), que inibe o armazenamento de gordura.

6. Ajuda a controlar a diabetes

O consumo de tamarindo limita a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é bom porque ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

7. Possui ação anti-inflamatória

Outro dos benefícios do tamarindo é possuir uma ação anti-inflamatória, tanto que ele é utilizado na preparação de remédios fitoterápicos (feitos à base de ervas) que combatem a inflamação. Dessa maneira a fruta pode ajudar no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

Outros benefícios do tamarindo

Além dos benefícios do tamarindo que foram citados nessa lista, ainda existem estudos que indicam a eficiência da fruta para:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: por conta das propriedades anti-inflamatórias e da vitamina C, ele ajuda a proteger o corpo;
  • Melhora na saúde dos rins: por ser diurético, contribui para o funcionamento dos rins;
  • Melhora no aspecto da pele e cabelos: pois possui antioxidantes que combatem os radicais livres e previne o envelhecimento precoce;
  • Auxílio no aumento da massa muscular: por conta de ser um alimento nutritivo e conter proteínas.

Propriedades Nutricionais do Tamarindo

Confira a seguir a tabela nutricional do tamarindo para uma porção de cerca de 10 tamarindos (peso médio de 10 g por unidade).

ComponenteQuantidades (em 100g de tamarindo)
Energia294 kcal
Carboidrato total72,5 g
Proteína3,21 g
Lipídios0,46 g
Fibra alimentar6,45 g
Colesterol0 g
Cálcio37,1 mg
Ferro0,55 mg
Sódio0,36 mg
Magnésio59,1 mg
Fósforo54,6 mg
Potássio722 mg
Zinco0,67 mg
Cobre0,29 mg
Tiamina0,31 mg
Vitamina B60,1 mg
Vitamina C7,25 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Receitas práticas: veja dicas e aproveite os benefícios do tamarindo!

Para aproveitar os seus benefícios para o bom funcionamento do sistema digestivo, você pode aprender como fazer geleia de tamarindo para soltar o intestino.

Essas receitas de suco de tamarindo também podem trazer refrescância para o seu dia e um sabor delicioso, além de poder aproveitar todos os benefícios do tamarindo que citamos de forma prática na dieta. Outra ideia é fazer o chá de folha de tamarindo, que pode ajudar na perda de peso.

Contraindicações

Nem só de benefícios vive o tamarindo, então também é preciso tomar cuidado com o seu consumo, principalmente se ele for feito em excesso, para evitar alguns problemas de saúde.

Baixar a pressão pode ser positivo para quem sofre hipertensão e precisa de ajuda para regular a pressão, mas para quem possui pressão baixa, o efeito é prejudicial e pode causar desde sonolência até desmaios.

O alimento também afina o sangue, por isso, para quem toma aspirina ou algum remédio que promove a diluição do sangue, é importante não exagerar no consumo de tamarindo.

Você já conhecia esses benefícios do tamarindo para a saúde? Conhece alguma receita diferente que utilize esta fruta? Comente abaixo!

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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41 comentários em “Tamarindo – Benefícios, como usar e receitas”

  1. EU PASSEI A CHUPAR BALA DE TAMARINDO, É PERCEBI Q MINHA BARRIGA DIMINUIU E OS MÚSCULOS DA MINHA NADEGA FICARAM MAIS ENRIGSSIIDOS, PERCEBI Q AUMENTOU, EU TINHA VERGONHA DE USAR MACACÃO ACHAVA Q MINHA NADEGA FICAVA CAIDA , AGORA Ñ PARECE Q AUMENTOU, SEI LÁ, EU ACHO Q FOI POR CAUSA DA BALA