Benefícios do Tamarindo – Como Usar e Dicas de Receitas!

Especialista:
atualizado em 30/06/2020

Ajuda no funcionamento do sistema digestivo, melhora a circulação e controle da diabetes: veja os benefícios do tamarindo e como usar!

Dono de um sabor mais próximo do doce, quando está maduro, o tamarindo é uma fruta nativa da África e da Índia e apreciada especialmente por habitantes do Sul da Ásia. É fonte de fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Apesar de não ser tão popular assim no Brasil, não dá para negar os benefícios do tamarindo. Ele contém cinco calorias a cada frutinha ou 239 calorias, com 62,5 g de carboidratos, 2,8 g de proteínas, 0,6 g de gorduras e 5,1 g de fibras por porção de 100 g.

Benefícios do tamarindo

1. Bom para o funcionamento do sistema digestivo

O tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão. Apesar de sua ação laxativa, estudos também já mostraram que o tamarindo pode ajudar no tratamento de diarreia crônica.

2. Saúde do coração

Graças às suas fibras, potássio e vitamina C, a fruta faz bem à saúde do coração. O seu consumo está associado à diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.

3. Previne a anemia e melhora a circulação

Por ser uma boa fonte de ferro, o tamarindo pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva, que é desenvolvida pela deficiência de ferro no organismo.

O fato do alimento possuir ainda faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do tamarindo, já que o mineral garante a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela circulação de oxigênio pelo corpo.

4. Função nervosa

A fruta fornece vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina – ou vitamina B1 – que é responsável por melhorar a função nervosa.

5. Perda de peso

Podemos afirmar que um dos benefícios do tamarindo é a perda de peso porque ele também é fonte de fibras que contribuem com a promoção da sensação de saciedade, o que ajuda no controle do apetite.

6. Controle da diabetes

A fruta também limita a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes, isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

7. Ação anti-inflamatória

Um dos benefícios do tamarindo é possuir uma ação anti-inflamatória, tanto que ele é utilizado na preparação de remédios fitoterápicos (feitos à base de ervas) que combatem a inflamação. A fruta pode ajudar no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

8. Sistema imunológico

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidante, o tamarindo faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

Ele também possui ação antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo. A fruta também é antibacteriana e age contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele.

9. Ótimo para grávidas

Outro nutriente encontrado no alimento é o ácido fólico – também conhecido pelos nomes de folato e vitamina B9 – uma componente indicado especialmente para grávidas, já que colabora com o crescimento rápido na infância e desenvolvimento durante a gestação.

10. Saúde dos rins

O potássio encontrado no alimento é responsável por benefícios do tamarindo para a ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

11. Cabelo e pele

Já vimos que o tamarindo é fonte de vitamina C, um nutriente que estimula a produção de colágeno, uma proteína importante para o cabelo e a pele. Ele ainda traz a vitamina A, que ajuda a manter o cabelo hidratado.

12. Combate à insônia

Um dos minerais presentes no alimento é o magnésio, que está ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono, o que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

13. Músculos

A tiamina presente no tamarindo auxilia também o processo de desenvolvimento muscular. Ele ainda é fonte de proteínas, que são essenciais na reparação e construção dos músculos.

Receitas práticas: veja dicas e aproveite os benefícios do tamarindo!

Para aproveitar os seus benefícios para o bom funcionamento do sistema digestivo, você pode aprender como fazer geleia de tamarindo para soltar o intestino.

Essas receitas de suco de tamarindo também podem trazer refrescância para o seu dia e um sabor delicioso, além de poder aproveitar todos os benefícios do tamarindo que citamos de forma prática na dieta. Outra ideia é fazer o chá de folha de tamarindo, que pode ajudar na perda de peso.

Cuidados

É preciso tomar cuidado com o consumo em excesso do tamarindo para evitar alguns problemas de saúde. Um deles é a baixa pressão arterial. Se baixar a pressão pode ser positivo para quem sofre com pressão alta, para quem já possui pressão baixa, o efeito pode ser perigoso.

O alimento também age como um diluidor de sangue, tornando-o mais fino, o que pode atrapalhar a diminuição do sangramento, caso algum acidente ocorra. Por isso, para quem toma aspirina ou algum remédio que promove a diluição do sangue, é importante não exagerar no consumo de tamarindo.

Você já conhecia os benefícios do tamarindo para a saúde? Conhece alguma receita diferente que utilize esta fruta na cozinha? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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41 comentários em “Benefícios do Tamarindo – Como Usar e Dicas de Receitas!”

  1. EU PASSEI A CHUPAR BALA DE TAMARINDO, É PERCEBI Q MINHA BARRIGA DIMINUIU E OS MÚSCULOS DA MINHA NADEGA FICARAM MAIS ENRIGSSIIDOS, PERCEBI Q AUMENTOU, EU TINHA VERGONHA DE USAR MACACÃO ACHAVA Q MINHA NADEGA FICAVA CAIDA , AGORA Ñ PARECE Q AUMENTOU, SEI LÁ, EU ACHO Q FOI POR CAUSA DA BALA