Benfluorex Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 29/01/2015

Após terem experimentado de tudo para emagrecer sem ter obtido o resultado desejado, muitas pessoas acabam recorrendo ao uso remédio para emagrecer. Embora existam no mercado medicamentos desenvolvidos especificamente para ajudar na perda de peso sem muitos riscos, muitas vezes as pessoas acabam escolhendo remédios duvidosos, e que trazem junto uma série de efeitos colaterais.

Lançado na França na década de 70, o Benfluorex é exatamente um desses medicamentos que tiveram seu uso original um pouco distorcido. Concebido inicialmente para ser um remédio auxiliar à perda de peso em diabéticos obesos, seu uso logo se popularizou como medicamento para emagrecer, e milhares de pessoas passaram a usar indiscriminadamente o produto, sem conhecer seus efeitos colaterais.

E embora atualmente esteja proibido em diversos países, ainda é possível encontrar Benfluorex à venda de maneira clandestina. Mas será que vale o risco? Será que Benfluorex emagrece mesmo?

O que é Benfluorex?

Comercializado a partir de 1974 pelo laboratório francês Servier, o Benfluorex tinha como objetivo ajudar pacientes com diabetes do tipo II que apresentavam excesso de peso e dificuldade para emagrecer. O remédio deveria ser utilizado em conjunto com uma dieta equilibrada e hipocalórica.

O Benfluorex emagrece através de alguns mecanismos. Vejamos abaixo:

– Aumento da sensibilidade à insulina

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por retirar a glicose do sangue e enviá-la para dentro das células, onde será utilizada como fonte de energia.

Quando um indivíduo tem resistência a insulina, isso significa que suas células não “detectam” a presença de insulina, o que impede que a glicose seja retirada da corrente sanguínea. Ao perceber que ainda há muita glicose em circulação, o pâncreas passa a produzir cada vez mais insulina, que continua não sendo “recebida” pelas células. Eventualmente, o pâncreas começa a ficar sobrecarregado e sua função fica comprometida. É quando surge a diabetes.

A insulina também é responsável por estocar excesso de energia na forma de gordura, sobretudo na região abdominal.

O Benfluorex atua aumentando a sensibilidade das células à insulina, impedindo que haja um excesso do hormônio em circulação, o que poderia elevar as taxas de glicose e aumentar o acúmulo de gordura.

– Diminui a produção de colesterol

O Benfluorex atua diretamente no fígado, reduzindo a síntese de colesterol, triglicérides e ácidos graxos livres. Isso significa que haverá menos gordura sendo produzida e estocada pelo organismo.

– Diminui a absorção de gorduras

Além de reduzir a produção de triglicérides, o Benfluorex é também capaz de reduzir sua absorção pelas paredes do intestino. Ou seja, esses triglicérides (gordura) são eliminados e não vão causar ganho de peso.

Benfluorex faz emagrecer?

O Benfluorex é um medicamento anorexígeno (ou anoréxico), o que significa que ele reduz o apetite e por consequência diminui o consumo de calorias. Isso ocorre porque, como vimos, ele atua sobre a insulina, que controla as taxas de açúcar no sangue.

Quando você come um pedaço de pão, por exemplo, ele será utilizado para fornecer energia para o organismo na forma de glicose. Após passar pela digestão e cair na corrente sanguínea, essa glicose será absorvida como combustível pelas células para que elas realizem todas as suas funções.

Os carboidratos, como é o caso do pão, elevam rapidamente as taxas de glicose no sangue, o que leva a um aumento na liberação de insulina. Quanto mais insulina, mais rapidamente a glicose é enviada para dentro da célula. Quando isso ocorre de maneira muito rápida, o cérebro recebe uma informação de que está faltando glicose no sangue, e envia um sinal para você se alimentar imediatamente, para que ele receba mais energia para a insulina que está lá prontinha esperando. É quando você sente fome, e se ela for frequente, você consumirá mais calorias do que necessita e acabará ganhando peso.

O Benfluorex melhora a sensibilidade à insulina, o que significa que não haverá um excesso do hormônio em circulação, e seu cérebro não receberá um sinal para deixar você com fome. O Benfluorex emagrece ainda porque diminui a produção e absorção de colesterol, impedindo acúmulo de gordura em excesso.

Controvérsia

Desde seu lançamento na década de 70, vários profissionais da área médica questionaram a segurança da prescrição de Benfluorex. Os principais efeitos colaterais do remédio são:

  • Espessamento das válvulas cardíacas, o que causa uma condição chamada de valvulopatia;
  • Hipertensão arterial pulmonar, tensão elevada na artéria que leva o sangue do coração para os pulmões.

Em 2009, após inúmeros casos de valvulopatia e hipertensão arterial pulmonar, o governo francês decidiu proibir a comercialização de Benfluorex em seu país. Logo em seguida, o governo de Portugal (segundo maior consumidor do medicamento) também adotou medida semelhante e proibiu a produção e distribuição de Benfluorex no país.

Em Novembro de 2010, a autoridade de saúde da França finalmente reconheceu que o uso de Benfluorex poderia ser a causa de mais de 500 mortes em um período de três décadas (somente na França).

Alguns pesquisadores franceses, no entanto, rebatem esse número, afirmando que é possível que aproximadamente 3100 pessoas tenham sido hospitalizadas e outras 1300 tenham morrido entre 1976 e 2009 devido ao uso de Benfluorex.

Embora não seja possível saber quantas dessas pessoas acima estavam tomando Benfluorex para emagrecer ou para tratar o diabetes, certamente é possível afirmar que Benfluorex faz mal à saúde.

E, assim como todo medicamento para emagrecer, Benfluorex não substitui uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Muitas pessoas tomam remédio para emagrecer e não perdem sequer um quilo, pois não mudam seus hábitos e acreditam que somente o medicamento fará milagres. Além de colocar a saúde em risco, o uso desses remédios para emagrecer não leva a uma reeducação alimentar, motivo pelo qual muitas pessoas voltam a engordar após seu uso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você seria capaz de consumir este remédio, mesmo sabendo de todos os efeitos colaterais e perigos? Conhece alguém que tenha tomado no passado e afirma que o Benfluorex emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário