Bepantol no rosto antes de dormir faz bem?

Especialista da área:
atualizado em 26/10/2021

O Bepantol é um produto emoliente que hidrata a pele e que trata ou previne diferentes tipos de irritações cutâneas e danos à pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além de promover uma hidratação profunda e de evitar o ressecamento, o Bepantol ajuda na cicatrização de lesões e na prevenção de marcas de expressão no rosto. Mas é importante saber como e quando usar o produto para que ele tenha o efeito esperado.

Saiba então se usar o Bepantol no rosto antes de dormir faz bem e aprenda o jeito correto de aplicá-lo na pele.

Bepantol

pele bonita

O princípio ativo do Bepantol é o dexpantenol, conhecido também como pŕo vitamina B5. Essa substância é precursora da vitamina B5 (ácido pantotênico), que é essencial para a hidratação da pele e a reconstrução de tecidos. Assim, além de hidratar, ela também ajuda da seguinte maneira: 

  • Deixar a pele macia;
  • Aumentar a elasticidade da pele;
  • Reduzir a descamação, coceira, inflamação e vermelhidão;
  • Curar feridas.

Você pode usar o Bepantol em qualquer parte do corpo. Aliás, existem várias versões do produto, incluindo cremes, pomadas, líquidos ou sprays e você pode escolher a que preferir. Mas no rosto, o ideal é aplicar a pomada ou o spray para uma melhor absorção.

Por penetrar nas camadas mais profundas da pele, a pomada Bepantol cria uma espécie de camada protetora que retém a umidade, promove a hidratação e ajuda a regenerar a pele danificada.

Bepantol no rosto faz bem?

creme para olheira

Como a pele do rosto é mais delicada e está frequentemente exposta ao sol, é comum o surgimento de manchas e linhas de expressão. Para evitar esses danos, é importante manter a pele sempre bem hidratada e aplicar o Bepantol antes de dormir pode ser uma boa estratégia para preservar a saúde da pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

Certamente, a pele da face, principalmente a região dos olhos, é mais sensível do que as outras partes do corpo. A saber, a epiderme é três vezes mais fina na área dos olhos do que no resto do rosto. Por isso, ela é mais propensa a olheiras e marcas de expressão. Sendo assim, usar cremes anti-idade como o dexpantenol à noite pode prevenir o envelhecimento precoce dessa região do rosto. 

Além disso, o Bepantol pode ajudar a remover manchas de acne e a suavizar o melasma. De acordo com um estudo publicado em 2014 na revista científica Dermatology and Therapy, a vitamina B5 pode ajudar a diminuir as manchas no rosto relacionadas à acne e a reduzir esse tipo de lesão na pele. 

Entretanto, peles mais oleosas ou com acne ativa, precisam ser avaliadas, pois cremes mais oleosos podem piorar o quadro. A hidratação para esse tipo de pele em geral é feita com produtos em textura serum.

Também foi observado que a deficiência de vitamina B5 pode levar à irritação e ao envelhecimento da pele. Mas é possível reverter esse problema com o uso de ácido pantotênico na pele. Dessa forma, o Bepantol pode ser ótimo para aumentar a produção de vitamina B5 e, assim, ajudar a reparar e a prevenir danos na pele.

De fato, usar o Bepantol no rosto antes de dormir permite que o produto tenha mais tempo para agir sem sofrer com a influência de fatores externos como a exposição ao sol, ao vento e à poluição, por exemplo.

Como usar o Bepantol no rosto

lavar o rosto

Antes de mais nada, é preciso lavar e secar a pele antes de usar o Bepantol. Em seguida, aplique uma camada fina da pomada no rosto massageando suavemente. Você também pode usar um spray próprio para o rosto que é mais fácil de aplicar e tem o mesmo efeito da pomada.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao acordar, é só enxaguar bem a pele e seguir a sua rotina de skincare como faria normalmente.

Além do uso na hora de dormir, também é recomendado usar o Bepantol pelo menos uma vez durante o dia para deixar a pele ainda mais hidratada. Isso é especialmente útil para quem tem a pele seca.

Se você notar qualquer sinal de reação alérgica ou irritação na pele, o ideal é suspender o uso do Bepantol e procurar um dermatologista se os sintomas não melhorarem ou piorarem.

Fontes e referências adicionais

Você já usou o Bepantol no rosto? O que achou do produto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

Deixe um comentário