Bezafibrato emagrece? O que é e para que serve

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2020

Veja a seguir se o medicamento Bezafibrato emagrece, o que é esse remédio e para que serve, além de efeitos colaterais que podem ocorrer.

  Continua Depois da Publicidade  

Bezafibrato é um remédio de uso oral e adulto, que pode ser indicado pelo médico para o tratamento das seguintes condições:

  • Hiperlipidemias (níveis excessivos de colesterol e/ ou triglicerídeos no sangue) primárias tipos IIa, IIb, III, IV e V da classificação de Fredrickson – quando a dieta ou alterações no estilo de vida não levaram à resposta adequada;
  • Hiperlipidemias (níveis excessivos de colesterol e/ou triglicerídeos no sangue) secundárias. Por exemplo, hipertrigliceridemia (taxas elevadas de triglicerídeos no sangue) grave, quando não houver melhora suficiente após correção da doença de base, por exemplo, a diabetes mellitus.

A comercialização do medicamento requer a apresentação da prescrição médica branca comum.

Aproveite para também conhecer uma lista dos remédios para colesterol alto mais usados e de remédios para emagrecer sem receita mais vendidos.

E então, será que o Bezafibrato emagrece?

Para finalmente entendermos se Bezafibrato emagrece ou não, resolvemos consultar a lista de efeitos colaterais apresentadas na bula do medicamento.

O documento informa que a perda de apetite é uma das possíveis reações adversas do remédio e ela aparece classificada como um efeito comum, ou seja, que ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que tomam Bezafibrato.

Sabemos que, com um apetite menor, uma pessoa sente-se com menos vontade de comer e, ao fazer isso, é bem possível que ela perca peso.

Entretanto, isso não quer dizer que Bezafibrato emagrece todas as pessoas que o usam. Apenas que ele pode provocar uma reação que estimula uma redução no peso.

Ao perceber que o apetite diminuiu e que emagreceu durante o tratamento com o medicamento, principalmente se isso acontecer de maneira significativa, é necessário que o paciente informe ao médico a respeito do sintoma para confirmar se realmente foi o remédio que o causou.

Precisamos lembrar que, assim como o aumento de peso, a redução de peso, especialmente a expressiva, pode representar problemas para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Atenção

Remédio na farmácia

Ninguém deve cometer o erro de se automedicar com Bezafibrato apenas com o objetivo de perder peso, sem que precise usá-lo e sem que tenha recebido a indicação do médico.

Não apenas porque Bezafibrato causa perda de apetite em uma parcela dos seus usuários, mas especialmente porque usar um medicamento por conta própria é perigoso.

Se quando uma pessoa toma um remédio conforme as orientações de um médico, ela já pode experimentar efeitos colaterais prejudiciais, imagina só o que pode acontecer quando ela utiliza a substância sem cuidado e segurança?

Ao fazer isso, corre o risco de ingerir uma dosagem inadequada e perigosa para a sua saúde e de tomar um remédio que é contraindicado para si mesma sem nem ao menos saber.

Portanto, no lugar de arriscar a própria saúde, o ideal é seguir uma alimentação saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Praticar atividades físicas com frequência também pode contribuir, já que os exercícios maximizam a queima de calorias.

Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados

Conheça a lista completa de efeitos colaterais e contraindicações do medicamento, fique atento aos cuidados que devem ser observados durante o tratamento com ele e conheça melhor as indicações do remédio ao ler a íntegra da bula de Bezafibrato através do bulário da Anvisa.

Você já ouviu falar que Bezafibrato emagrece? Conhece alguém que tome o medicamento e tenha esse efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário