Bicarbonato no rosto clareia a pele? Traz benefícios?

Especialista da área:
atualizado em 11/04/2021

O bicarbonato de sódio é um ingrediente bastante versátil, e muitos afirmam que ele ajuda a melhorar a saúde e ainda clareia a pele do rosto. Mas será que ele realmente pode ajudar a remover manchas na pele?

  Continua Depois da Publicidade  

Para responder essa e outras perguntas, a seguir vamos entender como funciona o bicarbonato e quais suas ações no organismo, além de aprender como usar este ingrediente tão versátil.

Veja também: Skincare – Rotina de cuidados com a pele e dicas

Bicarbonato no rosto clareia a pele?

Sim, o bicarbonato pode ajudar a clarear alguns tipos de manchas na pele. Esse efeito se deve à sua ação esfoliante, que remove as células mortas da camada mais externa da pele.

Assim, as manchas mais superficiais podem ser clareadas, ou mesmo eliminadas, com a aplicação do bicarbonato.

cuidados com a pele

Mas esse não é o único benefício que o bicarbonato pode trazer, como veremos a seguir:

1. É um ótimo esfoliante

Se você é adepto de uma boa limpeza de pele caseira, o bicarbonato pode ser um excelente aliado da sua rotina de cuidados. Isso se deve à sua ação esfoliante, que remove as células mortas da pele e elimina todo tipo de sujeira presente.

2. Reduz a oleosidade

O bicarbonato também pode ser usado para reduzir a oleosidade da pele, uma vez que ele ajuda a alterar o pH e assim ele diminui a dilatação dos poros. Essa redução, então, dos poros leva a uma menor liberação de óleo pela pele.

3. É bom para espinhas e cravos

O aparecimento de espinhas é um problema que atinge a maioria das pessoas, principalmente adolescentes e adultos jovens, e pode ser aliviado com o uso do bicarbonato.

Mas antes de entendermos como ele funciona, precisamos saber como as espinhas se formam:

  Continua Depois da Publicidade  

  • A oleosidade natural da pele entope os poros;
  • Bactérias que vivem em nossa pele infectam o local, causando inchaço, irritação e dor.

Assim, aplicar uma solução de bicarbonato na pele pode ajudar a reduzir a oleosidade e combater as bactérias que infectam os poros entupidos, reduzindo assim o aparecimento das espinhas.

Já com relação aos cravos, as ações esfoliante e anti-oleosidade podem ser úteis no tratamento do problema.

Veja também: 12 alimentos para evitar espinhas e cravos e dicas de dieta

4. Alivia irritação e queimaduras solares

Muitos especialistas recomendam usar bicarbonato de sódio como um tratamento contra a irritação na pele, como aquelas causadas por picadas de insetos ou pelo contato com substâncias irritantes.

Além disso, o bicarbonato também pode aliviar o incômodo causado por queimaduras solares. Mas, em ambos os casos, a substância deve ser diluída em água, e nunca aplicada pura diretamente na pele lesionada.

Veja também: Qual é o melhor protetor solar e como usar

5. Pode ajudar no tratamento de infecções de pele

As propriedades antibacterianas e antifúngicas do bicarbonato podem ajudar a tratar infecções comuns que afetam a pele, além de aliviar o incômodo causado pelo problema.

Dicas de uso de bicarbonato

Agora que você já sabe como funciona o bicarbonato de sódio, vamos conhecer as formas de usar a substância:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Para esfoliar e clarear a pele

Essa mistura pode ser usada tanto no rosto quanto em outras partes do corpo, como os cotovelos e os joelhos. O processo é bem simples e rápido, como veremos agora:

  • Primeiramente misture 3 colheres de chá de bicarbonato e uma colher de chá de água, até formar uma pasta.
  • Então, lave a área a ser tratada com água e sabão neutro, e aplique a pasta.
  • Depois, massageie o local com movimentos circulares por 3 a 5 minutos, e depois enxague.
  • Por fim, use um hidratante de sua escolha.
mulher passando creme no rosto

2. Para acabar com as espinhas

Para utilizar nas espinhas, você precisará de uma pasta menos concentrada do que a citada anteriormente, usando uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de água.

Então, aplique a pasta no local afetado pela acne e deixe agir por 3 a 5 minutos, e em seguida, lave bem o rosto com água morna para deixar os poros bem abertos.

Mas, caso a pele fique muito seca, você pode usar um hidratante de sua preferência.

3. Para deixar a pele mais bonita

Para associar os benefícios do bicarbonato aos benefícios da vitamina C para a pele, e assim estimular a produção de colágeno, siga os seguintes passos:

  • Misture uma colher de sopa de bicarbonato com suco de uma laranja, aplique o produto no rosto limpo e deixe secar.
  • Depois de seco, pegue um chumaço de algodão levemente umedecido em água fria e limpe a pele enquanto faz uma esfoliação gentil e suave.
  • Por fim, lave bem o rosto.

Usar essa mistura pelo menos uma vez por semana ajuda a deixar a pele mais bonita e tonificada.

4. Para prevenção de cravos

É possível fazer o seu próprio tônico natural para limpeza de pele com bicabornato de sódio e água.

Para isso, basta misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em cerca de 200 ml de água e colocar a solução em um borrifador.

Então, use essa mistura para limpar o rosto diariamente, pois ela vai diminuir o tamanho dos poros e prevenir o surgimento de cravos.

5. Para os lábios

Usar uma mistura de bicarbonato com mel ajuda a hidratar e a recuperar a cor natural dos lábios.

Neste caso, você deve misturar quantidades iguais de bicarbonato e mel, e então passar a mistura nos lábios com pequenos movimentos circulares.

Depois, deixe a mistura agir por alguns minutos e lave com água morna. Isso vai remover células mortas e hidratar os lábios.

6. Para eliminar odores do corpo

As propriedades bactericidas do bicarbonato podem eliminar as bactérias responsáveis por maus cheiros no corpo. Além disso, o bicarbonato é capaz de absorver o excesso de umidade, neutralizando o suor no corpo.

7. Para pés macios

O bicarbonato de sódio pode ajudar a tratar as rachaduras nos pés e a deixá-los mais macios, além de evitar odores desagradáveis na região.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Pegue um balde com água morna cheio, até pelo menos a metade, e adicione cerca de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Então, misture para que o bicarbonato se dissolva e então mergulhe os pés na solução preparada por pelo menos 10 minutos;
  • Depois desse tempo de molho, retire os pés do balde e use uma pedra-pomes para esfoliar as células mortas, e então aplique um creme hidratante nos pés.

O procedimento pode ser feito a cada 15 dias para manter os pés macios por mais tempo.

Riscos de usar o bicarbonato na pele

  • Abrasividade: A esfoliação é ótima para melhorar a aparência da pele, mas a abrasividade do bicarbonato de sódio pode prejudicar a pele se o composto for usado com frequência, podendo causar irritação, vermelhidão e até mesmo queimaduras;
  • Alcalinidade: O bicarbonato de sódio é um composto alcalino e a nossa pele é naturalmente ácida. Então, ao aplicar o produto na pele com frequência excessiva, você pode acabar destruindo a barreira de proteção dela, e assim ficar mais exposto às infecções e à ação de produtos químicos;
  • Irritação: Pessoas mais sensíveis podem ter mais risco de sofrer com vermelhidão, coceira ou sensação de queimação quando usam o bicarbonato. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para indicar o que é melhor para a sua pele pode ser a melhor saída para evitar resultados desagradáveis e dolorosos.
Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar que bicarbonato no rosto clareia a pele? Conhece alguém que tenha conseguido esse efeito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário