Bisacodil emagrece? Para que serve?

Especialista:
atualizado em 19/10/2020

Para quem já ouviu falar que Bisacodil emagrece, veja se isso realmente pode acontecer e se o uso da substância para estimular a diminuição do peso não pode ser perigosa.

Bisacodil é uma substância que apresenta ação laxante, tanto que é o princípio ativo do Lacto-Purga, um famoso remédio laxante. A sua indicação refere-se ao tratamento da constipação intestinal (prisão de ventre).

Além disso, a substância também pode ser utilizada no preparo do paciente para a realização de exames diagnósticos, no pré-operatório, no pós operatórios e em condições que exijam a facilitação da evacuação intestinal.

E então, será que Bisacodil emagrece?

Para entendermos de Bisacodil emagrece, precisamos conhecer para que serve e qual é o mecanismo de ação da substância.

Pois bem, a bula de Lacto-Purga – medicamento do qual Bisacodil é o princípio ativo – relata que o remédio atua na diretamente na parede do intestino, estimulando o movimento intestinal e promovendo o acúmulo de água no órgão.

O resultado disso é a facilitação da eliminação das fezes. O documento ressalta que essa ação apenas estimula a evacuação natural na parte inferior do trato gastrointestinal, mas não altera a digestão ou absorção de calorias ou nutrientes essenciais.

Em outras palavras, o laxante não tem ação em relação ao peso corporal. Nenhum efeito colateral de diminuição de peso está associado a Bisacodil e Lacto-Purga adverte que os laxantes estimulantes do movimento intestinal, como é o seu caso, não contribuem com a perda de peso.

Entretanto, você já deve ter ouvido falar de alguém que fez uso de laxantes para dar uma aparência mais magra ao seu corpo. Os laxantes promovem apenas a perda de peso na forma de água. Ou seja, eles não são capazes de queimar calorias ou eliminar gorduras.

Desidratação, desequilíbrio de eletrólitos e dependência

Além de ser uma ação apenas temporária e ineficiente, o uso de laxantes para ganhar uma aparência mais fininha também é um tanto quanto perigoso. Não existem estudos que dão suporte à ideia que o uso de laxante pode gerar uma perda de peso duradoura.

Em vez disso, ele pode gerar efeitos colaterais perigosos como desidratação, desequilíbrio de eletrólitos e possivelmente dependência.

A desidratação pode ocorrer quando a pessoa não repõe a água que foi perdida por meio dos laxantes. Sintomas comuns da desidratação incluem dores de cabeça, redução da produção de urina, aumento da sede, fadiga, pele seca e tontura.

Acerca do desequilíbrio de eletrólitos, grupo de substâncias importantes para auxiliar o funcionamento das células e tecidos, do qual fazem parte cloreto, sódio, potássio, magnésio, cálcio e fosfato, pode causar efeitos colaterais perigosos como convulsão, confusão e coma.

No entanto, os sintomas comuns do desequilíbrio de eletrólitos: sede, dores de cabeça, palpitações no coração, fadiga, fraqueza e dores musculares.

Laxantes não são a saída para emagrecer

Laxante

De qualquer forma, o que tudo isso nos indica é que os laxantes não devem ser utilizados fora da sua indicação e que não podem ser usados como ferramenta para estimular o emagrecimento.

Se você tem o objetivo de perder peso e ouviu falar que o bisacodil emagrece, não arrisque a sua saúde: procure eliminar o peso extra de maneira saudável, por meio de uma dieta equilibrada, nutritiva e controlada e da prática regular de exercícios físicos.

Posologia, efeitos colaterais e cuidados com bisacodil

Para conhecer melhor a indicação do remédio, saber qual é a sua posologia e ficar por dentro dos efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados ao usar o medicamento, leia a bula de Lacto-Purga, que tem bisacodil como o seu princípio ativo.

Você já ouviu falar que bisacodil emagrece? Por isso, tinha vontade de experimentar o laxante? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário