Bulletproof Coffee Funciona? Receita, Benefícios e Perigos

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Bulletproof Coffee é uma bebida à base de café com manteiga, que é utilizada por alguns para substituir o café da manhã, tornou-se tendência e foi aderida por executivos do Vale do Silício, jogadores da NBA e até pela atriz de Hollywood, Shailene Woodley.

A receita é preparada a partir da mistura de uma xícara de 230 ml a 350 ml de café, feito com os grãos de café da Bullelproof, uma a duas colheres de sopa de manteiga sem sal ou manteiga ghee produzidas em sistema de pastoreio e uma a duas colheres de sopa do chamado Brain Octane Oil, que são colocadas no liquidificador e, então, batidas.

Os benefícios prometidos

Uma publicação no blog da Bulletproof promete que o Bulletproof Coffee mistura grãos de café da alta qualidade com as gorduras adequadas.

Além disso, a empresa também promete que a bebida combate a fome e os desejos por comida, bane o chamado nevoeiro cerebral (em que a pessoa não consegue prestar atenção ou pensar com clareza) e auxilia a perder peso, construir músculos e aumentar o foco e a performance.

Será que o Bulletproof Coffee funciona?

Para afirmarmos que um produto realmente funciona é preciso que, além de cumprir todas as promessas que traz em seus materiais de venda, ele não ofereça riscos à saúde. Em relação ao Bulletproof Coffee, o que podemos dizer é que a sua fama não é tão boa assim.

O bacharel em ciências e pesquisador da área de nutrição, Kris Gunnars, falou a respeito da ideia de consumir esse tipo de café.

Gunnars até admitiu que dosagens altas de gorduras, que podem ser encontradas no Bulletproof Coffee, realmente podem acabar com o apetite por muitas horas. O pesquisador explicou ainda que isso pode fornecer bastante energia por meio da elevação dos níveis de cetona no sangue, que ficam disponíveis para serem utilizadas como combustível pelo cérebro.

Por sua vez, a PhD e nutricionista Jenna Bell disse que a gordura é um nutriente que sacia, portanto, consumi-lo de manhã realmente pode ajudar a ficar satisfeito por mais tempo.

Entretanto, a nutricionista também alertou que é improvável que trocar o café normal de 80 calorias por uma bebida com mais de 400 calorias como o Bulletproof Coffee promova o emagrecimento. De acordo com Bell, os ingredientes do produto – café, manteiga e óleo – não são conhecidos por provocarem a perda de peso, juntos ou separados.

Além disso, para a nutricionista, não dá para categorizar o Bulletproof Coffee como um produto saudável.

Perda considerável de nutrientes

Já um alerta deixado por Gunnars é que ao substituir uma refeição altamente nutritiva, como o café da manhã pode e deve ser, por uma bebida que é pobre em nutrientes essenciais ao organismo, a pessoa sofre uma perda considerável no total de nutrientes presentes na sua dieta.

Isso leva ao risco de deficiências nutricionais, o que pode ser bastante prejudicial para o funcionamento apropriado do organismo humano.

As gorduras saturadas 

Gunnars também falou a respeito das gorduras saturadas, que marcam presença na composição do Bulletproof Coffee. Segundo ele, esse tipo de gordura costuma ser vilanizada ao mesmo tempo em que estudos de alta qualidade já indicaram que ela não provoca doença no coração.

O pesquisador afirmou também que essas pesquisas avaliaram pessoas que fazem um uso normal de gordura saturada, não quem enche o café com quantidades elevadas da substância.

Gunnars ressaltou que as doses de gorduras saturadas presentes no Bulletproof Coffee são bem maiores do que as que os seres humanos foram expostos ao longo do tempo. Para o bacharel em ciências, é bem possível que doses massivas desse tipo de gordura possam prejudicar a saúde do organismo.

E ele não está errado – de acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, um estudo publicado no British Medical Journal (Jornal Médico Britânico, tradução livre) mostrou uma associação entre a presença das gorduras saturadas na dieta com o aumento dos riscos de desenvolvimento de doença no coração. Segundo a instituição, o aumento desse risco foi associado a todos os tipos de gorduras saturadas.

A Escola Médica da Universidade de Harvard alertou ainda que as gorduras saturadas da manteiga (ingrediente no Bulletproof Coffee) aparentam aumentar os riscos para a doença arterial coronariana.

A instituição lembrou ainda que a recomendação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) é que o consumo diário de gorduras saturadas não corresponda a mais de 10% do total de calorias ingeridas diariamente.

A elevação do colesterol

Gunnars contou ainda que há relatos de médicos que tinham pacientes com níveis drasticamente elevados de colesterol, que além de seguir uma dieta low carb ou a Paleo, também faziam o uso do tal café com manteiga.

Para ele, os indivíduos que seguem a Paleo ou uma dieta low carb que sofrem com problemas de colesterol devem abandonar o consumo do produto.

O pesquisador afirmou ainda que é possível encontrar relatos de pessoas na internet que afirmaram terem problemas de colesterol por conta do consumo do Bulletproof Coffee. Gunnars recomendou também que as pessoas que utilizam o produto regularmente submetam-se a exames para verificar como andam os seus marcadores sanguíneos.

No mesmo sentido, a nutricionista e PhD Jenna Bell afirmou que estudos clínicos mostraram que, para muitas pessoas, comer bastante gorduras saturadas pode contribuir com níveis altos do colesterol LDL, que é conhecido também como o colesterol ruim.

Você já tinha ouvido falar do Bulletproof Coffee? Já experimentou essa receita? Tem curiosidade ou pretende evitá-la por conta dos perigos listados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Bulletproof Coffee Funciona? Receita, Benefícios e Perigos”

  1. Essa modinha desse café parece uma da coisas mais estupidas que já vi. Só atriz de Hollywood mesmo quando tá desesperada pra não comer e entrar num vestido minúsculo, sei lá.

  2. Percebo que depois de tomar esse tipo de café,sinto como se estivesse sufocado e meu coraçao acelera os batimento,será que realmente é esse café que está causando estes sintomas?