Café Marita Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Café Marita é um produto distribuído pela empresa Rede Fácil Brasil, que atua na venda direta de produtos apresentados como saudáveis. No site de divulgação do Café Marita, encontramos que existem duas versões do produto: o Café Marita 3.0 e o Café Marita Verde.

Enquanto o Café Marita 3.0 é composto por uma mistura de café gourmet solúvel, psyllium, erva-mate e garnícia mangostana, o Café Marita Verde traz em sua composição o café verde em pó, a erva-mate e o café gourmet solúvel.

As promessas do Café Marita

Antes de entrarmos no mérito de analisar se o Café Marita emagrece mesmo, vamos conhecer as promessas que o produto traz, começando pelo Café Marita 3.0.

De acordo com informações da sua distribuidora, o psyllium encontrado em sua composição trata-se de uma fibra alimentar que auxilia na diminuição da absorção de gorduras, enquanto a erva-mate é composta por potássio, vitaminas e aminoácidos.

A empresa ainda afirma que a garnícia mangostana utilizada na formulação do produto é a principal fruta do trópico asiático e serve como fonte de vitaminas, minerais e xantonas, substâncias que proporcionam efeito antioxidante, anti-inflamatório, antifúngico, antibiótico, antibacteriano e estimulante em relação ao sistema imunológico.

Além de não possuir a garnícia mangostana, a única outra diferença do Café Marita Verde para o Café Marita 3.0 é que ele apresenta o café verde em pó em sua composição.

Segundo a distribuidora do produto, o café verde em pó é uma substância que contribui com o processo de queima de gorduras, acelera o metabolismo, diminui a absorção de glicose, combate os radicais livres, desintoxica o organismo, melhora a disposição e combate a celulite.

O Café Marita também promete controlar o apetite, promover o aumento da energia e da disposição e regular o intestino.

Conforme a publicação, outra promessa é que depois de sete dias de ingestão do produto já é possível perceber uma diminuição eficiente das medidas de regiões do corpo como a barriga, os culotes, as pernas e os quadris.

Mas será que o Café Marita emagrece mesmo?

Antes de tudo, é importante saber que não é possível afirmar que o Café Marita emagrece mesmo de maneira miraculosa.

Para obter os resultados prometidos e desejados, é fundamental que o usuário alie o consumo do emagrecedor à prática de atividades físicas com regularidade e a uma alimentação balanceada.

Entretanto, precisamos registrar aqui que não encontramos informações confiáveis ou registros de pesquisas que certifiquem que o Café Marita emagrece mesmo. Com isso, não dizemos que isso não possa acontecer, apenas que não temos dados dignos de credibilidade que possam embasar essa informação.

Proibição do Café Marita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Uma notícia publicada no ano de 2016 no Portal Anvisa relata que a Anvisa suspendeu lotes do Café Marita (Café Marita Burn + Control 100 g e Café Marita Memory 100 g) devido ao fato de ter sido constatada a presença de fitoterápicos em sua composição, o que compromete o enquadramento e a utilização do produto como alimento.

O portal também informou que, na ocasião, a Anvisa proibiu que a Rede Brasil Fácil, a distribuidora do Café Marita, divulgasse propagandas e publicidades atribuindo alegações a respeito de propriedades funcionais, terapêuticas ou relacionadas à saúde aos produtos comercializados.

Entretanto, isso não é exatamente o que vimos, não é mesmo? Já que a página da empresa associa uma série de benefícios aos ingredientes encontrados na composição do produto.

No entanto, em seu site, a distribuidora apresenta o Café Marita 3.0 como um produto registrado pela Anvisa. Por outro lado, o mesmo não acontece com o Café Marita Verde.

A cafeína 

Café Marita possui café solúvel em sua composição, o que nos leva a concluir que ele também traga a cafeína, já que nenhuma informação do site de sua distribuidora indica ou sugere que ele seja descafeinado.

O consumo excessivo da cafeína é conhecido por provocar problemas. E isso pode acontecer caso o consumidor exagere nas doses de Café Marita, principalmente se ele também tomar diversas xícaras de café ou ingerir outros produtos com cafeína ao longo do dia.

Uma overdose de cafeína está associada a complicações como insônia, nervosismo, tremedeira, e vômito, além de agravar sintomas como estresse e nervosismo, adicionando à ansiedade ao quadro.

Para as pessoas que já são naturalmente ansiosas, a ingestão de doses excessivas de cafeína pode provocar o aumento de sintomas como temor, palpitações cardíacas e tremores, completou a publicação.

O Livestrong aconselha limitar o a ingestão de cafeína em 200 mg a 300 mg da substância, o que corresponde a duas a três xícaras de café. Por sua vez, a Mayo Clinic afirma que até 400 mg de cafeína, o que equivale a cerca de quatro xícaras de café.

Vale lembrar que a cafeína pode permanecer durante oito horas no organismo, perturbando a qualidade do sono. A má qualidade do sono provocada pelo excesso de cafeína está associada ao aumento de peso: a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard explica que além dormir mal também está associado ao aumento do tamanho da cintura.

De acordo com a publicação, mulheres que dormem menos de sete horas por noite têm um risco maior de sofrer com um aumento de peso significativo do que aquelas que dormem no mínimo sete horas a cada noite.

Acredita-se que isso possa acontecer devido ao fato que a privação do sono deixa a pessoa esgotada, fazendo com que ela fique desmotivada para se alimentar de maneira ou saudável e praticar exercícios físicos, ou porque a falta de sono possa desacelerar o metabolismo e, por consequência, desacelerar também o processo de queima de calorias e gorduras do corpo.

Além disso, a nutricionista Jill Corleone alertou que uma noite mal dormida atrapalha os hormônios que controlam o apetite, o que pode deixar a pessoa mais faminta.

Cuidados com o Café Marita 

Pessoas que sofrem com restrição à cafeína, como é o caso de indivíduos com problemas de pressão arterial ou problemas cardíacos, devem evitar a ingestão do Café Marita.

As mulheres que estejam grávidas ou se encontrem em processo de amamentação dos seus bebês só devem utilizar o produto depois de se consultarem com o médico, além de crianças, adolescentes, idosos ou pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde específica.

Isso é fundamental para se certificar de que o produto não trará prejuízos para a sua saúde e que realmente funcionará para o seu caso, já que, tendo em vista que o produto já teve problemas com a Anvisa, é melhor não correr esses riscos.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o café Marita emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentar este suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (514 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

49 comentários em “Café Marita Emagrece Mesmo?”

  1. Trabalho com o café marita a mas de 3 anos, tenho varios clientes com resultados tanto na perca de peso e medita e também no controle do diabete deicharam de fazer uso de varios medicamentos inclusive a insulina.
    Esse café marita tem mudado de forma positiva a saúde de muitas pessoas pelo mundo a fora.

    • Com esse português aí, minha cara (ou seria meu caro?)… fica difícil se convencer. Medite em melhorar seu idioma, que tal?

  2. Em questão de emagrecimento minha esposa emagreceu pouco, mas na melhora de saúde foi 100% eficaz, até mesmo um polipo de 12 mm que ela ia retirar em uma sirurgía a doutora não encontou, a pressão alta regularizou, tanto que no dia da sirurgia ela falou que tinha pressão alta e a enfermeira quando aferiu a pressão dela estava 12/8 e todo verão eu levava ela para o pronto socorro as pressa por conta da pressão desrrugulada e quanto as taxas regularizou todas.
    otimo produto!!

  3. Não perdi nem um grama com esse café. Deu uma disposição tomando de manhã. Mesmo resultado com café mais barato que ele ou chá mate. Não compensa o alto preço. O negócio é fazer caminhada e ter na consciência fechar a boca para alimentação não saudável.

  4. Estou tomando há 70 dias e emagreci 09 quilos. Sem dieta e sem exercício físico. Notei que ele tirou a fome e estou comendo menos.

  5. Eu estou tomando o café já estou na terceira lata e estou amamdo meu intestino está funcionando legal, diminuiu meu apetite claro que estou caminhando consegui eliminar 5 quilos

    • Estou impressionada!!! Comecei tomar tem duas semanas , estou na primeira lata ainda. Percebi melhorei meu desempenho na academia, não estou sentindo aquela vontade de comer o tempo todo. Minha ansiedade tbm melhorou ❤️ Simplesmente amei café marita❤️❤️

    • Tomei, segui todas as instruções e não eliminei nada… No meu caso não fez efeito algum…
      Não recomendo…

  6. Ola Ana que bom testa mesmo,vc ira gostar,primeiro e um produto natural,vejo pessoas negativas falando mal porque toma 1 latinha e fala q não teve resultado,e uso continuo tratamento 3 meses,e as vzs não toma direito,não tem acompanhamento,tem gente fazendo dieta e não consegui,o café e inibidor da fome e desintoxica o organismo,e é 50% a menos cafeina o 3.0.

  7. Uma amiga está tomando o café marita e ela já emagreceu 7k. Gostaria muito de testar também.
    Estou pensando muito nessa possibilidade.