Café puro pode beneficiar a saúde do coração, aponta estudo

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

Boa notícia para quem ama café. Um estudo apontou que consumir uma ou mais xícaras de café puro por dia está associado a uma redução no risco de ter insuficiência cardíaca em longo prazo.

  Continua Depois da Publicidade  

A pesquisa saiu em fevereiro na revista científica AHA Circulation: Heart Failure. O trabalho analisou informações sobre dieta, de participantes do Estudo do Coração de Framingham, que começou em 1948 e contou com mais de 5 mil pessoas.

Esses 5 mil participantes moraram na cidade de Framingham, nos Estados Unidos, e não tinham doença cardíaca. Além deles, descendentes foram acompanhados por 72 anos, durante três gerações.

A nova análise comparou os dados do Estudo do Coração de Framingham com o Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades e do Estudo de Saúde Cardiovascular.

O primeiro foi um estudo birracial que começou em 1987 e avaliou 4 mil pessoas com idade entre 45 a 64 anos. O segundo iniciou em 1989 de 10 anos que analisou o risco cardiovascular de adultos com mais de 65 anos por 10 anos.

Assim, ao todo, os três estudos forneceram dados sobre a alimentação de mais de 21 mil americanos adultos.

Os dados do Estudo do Coração de Framingham e do Estudo de Saúde Cardiovascular apontaram que o risco de insuficiência cardíaca caiu de 5% a 12% para cada xícara de café puro que se tomou diariamente, em comparação com as pessoas que não bebiam café puro.

  Continua Depois da Publicidade  

No Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades, as chances de ter a doença foram as mesmas entre quem não tomava café e quem bebia uma xícara por dia. Mas a análise observou que quando as pessoas bebiam duas ou mais xícaras de café puro por dia, a redução do risco foi de 30%.

Resultado foi uma surpresa

A nutricionista Penny Kris-Etherton não participou da pesquisa, mas comentou que achou intrigante os três estudos terem indicado uma associação entre tomar café e diminuir o risco de ter insuficiência cardíaca.

No entanto, como a nutricionista ressaltou, a análise não prova uma causalidade. Ou seja, não prova que o café puro causa a redução do risco. Mas sugere que pode haver uma associação entre tomar café puro e ter menos chances de desenvolver insuficiência cardíaca.

Não é qualquer tipo de café

Café

Entretanto, vale ressaltar que o estudo indicou a possibilidade do café puro preto fazer bem para a saúde do coração. O benefício não incluiu o café descafeinado.

Na realidade, o estudo encontrou uma relação entre o café descafeinado e o aumento do risco de insuficiência cardíaca.

É preciso enfatizar que os três estudos cujos dados deram origem à análise levaram em conta o café preto e puro. Isso porque muitos tomam o café preto com açúcar, cremes, leite e demais produtos laticínios, caldas e outros acompanhamentos cheios de calorias, açúcar e gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme a Associação Americana do Coração, essas adições provavelmente anulam qualquer benefício para a saúde.

Os benefícios sugeridos na análise não se aplicam a crianças e adolescentes. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, eles não devem tomar nenhuma bebida com cafeína.

Quantidade e modo de preparo também importam

Além disso, a quantidade de café afeta os benefícios da bebida. Na maioria dos estudos, uma xícara de café corresponde a 236 ml, enquanto a xícara grande padrão de uma cafeteria tem 473 ml. Saber isso é importante, pois a cafeína em excesso faz mal, já que é um estimulante,

Mais de quatro xícaras por dia podem ser perigosas em uma gestação. Ao mesmo tempo, pessoas com problemas de sono e diabetes sem controle precisam consultar um médico antes de usar cafeína na dieta. Entenda se a grávida pode tomar café e se o diabético pode tomar café.

O modo de preparo também importa. O café na prensa francesa, o café turco e o fervido não filtram um composto do café que pode aumentar o colesterol ruim. A saber, uma das possíveis complicações do colesterol alto é o ataque cardíaco.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, como apontou Kris-Etherton, a lição que podemos tirar da análise é que o café puro, sem açúcar ou laticínios ricos em gorduras, pode ser aproveitado com moderação dentro de uma dieta saudável para o coração.

Vídeo do especialista

Aproveite e conheça os sinais de que você pode estar tomando café demais. A nossa nutricionista os apresenta no vídeo a seguir.

Fontes e Referências Adicionais

Já tinha ouvido que o café puro pode fazer bem? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário