Calorias da Ervilha – Sopa, Cozida, Tipos, Porções e Dicas

A ervilha é um ingrediente que pode aparecer em diversas preparações culinárias: tortas, bolos salgados, pizzas, saladas, refogados, sopas, omeletes, macarrão, croquetes, bolinhos, molhos e patês.

O alimento, que é classificado como uma leguminosa, é fonte de nutrientes como proteínas, fibras, carboidratos, potássio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.

O grão ainda está associado a uma série de benefícios que inclui o auxílio à saúde cardiovascular, ao fortalecimento dos ossos, à saúde da visão, ao fortalecimento do sistema imunológico e ao funcionamento do intestino.

As calorias da ervilha 

Para quem busca ter uma alimentação saudável, controlada e sem exageros, saber as calorias das comidas e pratos que consome é importante. Em relação às calorias da ervilha, precisamos entender que os valores podem variar com o tipo e a forma de preparo da leguminosa.

É por isso que preparamos uma lista com informações sobre as calorias da ervilha, de acordo com as suas diferentes variedades. Confira a seguir:

Calorias da ervilha em conserva 

Sabe aquelas ervilhas em conserva que vem em latinhas, embalagens ou pacotinhos que achamos facilmente no supermercado? Pois bem, em uma porção equivalente a uma xícara de chá do produto é possível encontrar 114 calorias.

Com isso, conclui-se que há aproximadamente 87 calorias em uma porção de 100 g da leguminosa, ao mesmo tempo em que existem em torno de 11 calorias em uma colher de sopa do alimento.

Calorias da ervilha congelada

Também é possível adquirir a versão congelada da leguminosa que, por sua vez, apresenta 110 calorias a cada porção equivalente a uma xícara. Enquanto isso, 100 g da leguminosa congelada carregam 77 calorias.

Já uma colher de sopa com cerca de 12 g do produto traz aproximadamente 9,4 calorias e a embalagem completa com 285 g de ervilhas congeladas possui 219 calorias.

Calorias da ervilha-torta

Essa é uma variedade da ervilha que é utilizada quando a vagem ainda está verde. Originária da Ásia, ela possui um sabor mais suave e doce do que a ervilha comum e é oriunda de vagens planas e finas. Ela pode ser consumida crua ou doce, porém, o seu sabor adocicado fica mais acentuado quando ela é cozida. 

Em uma colher de sopa com 12 g de ervilha-torta é possível encontrar 12 calorias. Por sua vez, uma porção de 100 g da leguminosa traz 101 calorias, ao mesmo tempo em que uma xícara com aproximadamente 200 g da variedade da ervilha é composto por 198 calorias.

Calorias da ervilha verde partida 

Também conhecida pelo nome de ervilha seca, esta variedade da ervilha verde é descascada e partida ao meio. Isso faz com que o seu processo de cozimento aconteça de maneira mais rápida.

Uma porção de uma xícara de ervilha verde partida industrializada apresenta 418 calorias. Com isso, 100 g do produto contêm em torno de 343,5 calorias e uma colher de sopa com 12 g da leguminosa possui aproximadamente 21 calorias.

Calorias da ervilha cozida 

Uma xícara com cerca de 165 g de ervilhas congeladas, enlatadas ou frescas cozidas apresenta 167 calorias. Já uma porção de 100 g do mesmo alimento é composta por 101 calorias, enquanto uma colher de sopa com 12 g da leguminosa cozida contém 12,2 calorias.

Calorias da ervilha fresca 

Uma xícara de chá com 130 g de ervilha fresca tem 116 calorias. Assim, uma porção de 100 g do alimento apresenta aproximadamente 89,25 calorias e uma colher de sopa com 12 g do alimento é composta por cerca de 10,7 calorias.

Calorias da ervilha fresca congelada 

A versão congelada da ervilha fresca traz em torno de 12,65 calorias em uma colher de sopa rasa e cerca de 21,35 calorias em uma colher de sopa cheia. Por sua vez, uma porção equivalente a uma xícara de chá do produto apresenta aproximadamente 256 calorias, enquanto 100 g da leguminosa fresca e congelada têm 79 calorias.

Calorias da sopa de ervilha 

Uma ótima opção para ser consumida nos dias mais frios, uma xícara de sopa de ervilha contém 165 calorias. Além disso, é possível encontrar 66 calorias em uma porção de 100 g da receita, enquanto existem aproximadamente oito calorias em uma colher de sopa com 12 g da sopa de ervilha.

Os valores calóricos foram dados conforme informações do banco de dados a respeito de calorias de alimentos chamado Fat Secret. Entretanto, é importante saber que as quantidades podem variar conforme os ingredientes utilizados no preparo da receita da sopa de ervilha.

Calorias do creme de ervilha

A versão industrializada do creme de ervilha apresenta aproximadamente 60 calorias a cada 100 g. Com isso, uma porção de uma colher de sopa com 12 g do produto contém em torno de 7,2 g e uma xícara de chá com 240 g do ingrediente contém cerca de 144 calorias.

Calorias do creme de ervilha seca

Há ainda o creme de ervilha seca, também industrializado, que oferece 57 calorias a cada porção de 100 g. Desta maneira, o produto contém aproximadamente 6,9 calorias em uma colher de sopa com 12 g e 136,8 calorias em uma porção equivalente a uma xícara de chá.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você se surpreendeu com as calorias de ervilha de alguma destas formas de preparo? Como você costuma consumi-la? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Calorias da Ervilha – Sopa, Cozida, Tipos, Porções e Dicas”

  1. Sempre faço creme de ervilhas secas em casa. Gostaria de saber quantas calorias tem 100gr, ou 1 xícara chá, de ervilha seca hidratada e cozida, por tenho impressão que o dado informado no texto se refere à ervilha ainda crua…

Deixe um comentário