Calorias da Ervilha – Sopa, Cozida, Tipos, Porções e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 20/12/2019

A ervilha é uma leguminosa com diversas propriedades para saúde. Ela faz bem ao coração, previne a diabetes, faz bem a visão, fortalece os ossos e muitas outras coisas. Abaixo você terá um guia sobre as calorias da ervilha separadas por tipos e porções.

A ervilha é um ingrediente que pode aparecer em diversas preparações culinárias: tortas, bolos salgados, pizzas, saladas, refogados, sopas, omeletes, macarrão, croquetes, bolinhos, molhos e patês.

  Continua Depois da Publicidade  

O alimento, que é classificado como uma leguminosa, é fonte de nutrientes como proteínas, fibras, carboidratos, potássio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.

Os benefícios da ervilha vão muito além dos já citados. O controle do peso é só mais um deles. Conheça os 12 benefícios da ervilha e para que ela serve. Sua dieta ficará muito mais saudável e interessante depois dessas informações preciosas.

Os carboidratos funcionam como uma importante fonte de energia para o nosso organismo. Mas muitas pessoas fazem estratégias alimentares com restrição de glúten, as famosas dietas low carb. É importante que você saiba se a ervilha tem carboidrato, proteína e glúten.

Se você gosta de ervilhas e está convencido que suas propriedades são ótimas para a sua saúde, não deixe de conhecer essas 10 receitas de salada de ervilha light.

As calorias da ervilha 

Para quem busca ter uma alimentação saudável, controlada e sem exageros, saber as calorias das comidas e pratos que consome é importante. Em relação às calorias da ervilha, precisamos entender que os valores podem variar com o tipo e a forma de preparo da leguminosa.

  Continua Depois da Publicidade  

É por isso que preparamos uma lista com informações sobre as calorias da ervilha, de acordo com as suas diferentes variedades. Confira a seguir:

Calorias da ervilha em conserva 

Sabe aquelas ervilhas em conserva que vem em latinhas, embalagens ou pacotinhos que achamos facilmente no supermercado? Pois bem, em uma porção equivalente a uma xícara de chá do produto é possível encontrar 114 calorias.

Com isso, conclui-se que há aproximadamente 87 calorias em uma porção de 100 g da leguminosa, ao mesmo tempo em que existem em torno de 11 calorias em uma colher de sopa do alimento.

Calorias da ervilha congelada

Também é possível adquirir a versão congelada da leguminosa que, por sua vez, apresenta 110 calorias a cada porção equivalente a uma xícara. Enquanto isso, 100 g da leguminosa congelada carregam 77 calorias.

Já uma colher de sopa com cerca de 12 g do produto traz aproximadamente 9,4 calorias e a embalagem completa com 285 g de ervilhas congeladas possui 219 calorias.

Calorias da ervilha-torta

Essa é uma variedade da ervilha que é utilizada quando a vagem ainda está verde. Originária da Ásia, ela possui um sabor mais suave e doce do que a ervilha comum e é oriunda de vagens planas e finas. Ela pode ser consumida crua ou doce, porém, o seu sabor adocicado fica mais acentuado quando ela é cozida. 

  Continua Depois da Publicidade  

Em uma colher de sopa com 12 g de ervilha-torta é possível encontrar 12 calorias. Por sua vez, uma porção de 100 g da leguminosa traz 101 calorias, ao mesmo tempo em que uma xícara com aproximadamente 200 g da variedade da ervilha é composto por 198 calorias.

Calorias da ervilha verde partida 

Também conhecida pelo nome de ervilha seca, esta variedade da ervilha verde é descascada e partida ao meio. Isso faz com que o seu processo de cozimento aconteça de maneira mais rápida.

Uma porção de uma xícara de ervilha verde partida industrializada apresenta 418 calorias. Com isso, 100 g do produto contêm em torno de 343,5 calorias e uma colher de sopa com 12 g da leguminosa possui aproximadamente 21 calorias.

Calorias da ervilha cozida 

Uma xícara com cerca de 165 g de ervilhas congeladas, enlatadas ou frescas cozidas apresenta 167 calorias. Já uma porção de 100 g do mesmo alimento é composta por 101 calorias, enquanto uma colher de sopa com 12 g da leguminosa cozida contém 12,2 calorias.

Calorias da ervilha fresca 

Uma xícara de chá com 130 g de ervilha fresca tem 116 calorias. Assim, uma porção de 100 g do alimento apresenta aproximadamente 89,25 calorias e uma colher de sopa com 12 g do alimento é composta por cerca de 10,7 calorias.

Calorias da ervilha fresca congelada 

A versão congelada da ervilha fresca traz em torno de 12,65 calorias em uma colher de sopa rasa e cerca de 21,35 calorias em uma colher de sopa cheia. Por sua vez, uma porção equivalente a uma xícara de chá do produto apresenta aproximadamente 256 calorias, enquanto 100 g da leguminosa fresca e congelada têm 79 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Calorias da sopa de ervilha 

Uma ótima opção para ser consumida nos dias mais frios, uma xícara de sopa de ervilha contém 165 calorias. Além disso, é possível encontrar 66 calorias em uma porção de 100 g da receita, enquanto existem aproximadamente oito calorias em uma colher de sopa com 12 g da sopa de ervilha.

Os valores calóricos foram dados conforme informações de bancos de dados a respeito de calorias de alimentos. Entretanto, é importante saber que as quantidades podem variar conforme os ingredientes utilizados no preparo da receita da sopa de ervilha.

Calorias do creme de ervilha

A versão industrializada do creme de ervilha apresenta aproximadamente 60 calorias a cada 100 g. Com isso, uma porção de uma colher de sopa com 12 g do produto contém em torno de 7,2 g e uma xícara de chá com 240 g do ingrediente contém cerca de 144 calorias.

Calorias do creme de ervilha seca

Há ainda o creme de ervilha seca, também industrializado, que oferece 57 calorias a cada porção de 100 g. Desta maneira, o produto contém aproximadamente 6,9 calorias em uma colher de sopa com 12 g e 136,8 calorias em uma porção equivalente a uma xícara de chá.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você se surpreendeu com as calorias de ervilha de alguma destas formas de preparo? Como você costuma consumi-la? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média 3,50)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Calorias da Ervilha – Sopa, Cozida, Tipos, Porções e Dicas”

  1. Sempre faço creme de ervilhas secas em casa. Gostaria de saber quantas calorias tem 100gr, ou 1 xícara chá, de ervilha seca hidratada e cozida, por tenho impressão que o dado informado no texto se refere à ervilha ainda crua…

    Responder