Canela aumenta a pressão arterial mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 07/08/2021

A canela, também conhecida como canela-do-ceilão, canela-da-índia e canela-rainha, é uma das mais antigas especiarias conhecidas no mundo, possuindo origem na Ásia. A árvore da canela pode atingir até 12 metros de altura e suas cascas e folhas são bastante aromáticas, apresentando cheiro suave, além de sabor adocicado e levemente apimentado.

  Continua Depois da Publicidade  

Na gastronomia, essa especiaria é muito utilizada como aromatizante na sua versão em pó. Já o óleo essencial de canela, extraído da casca desta árvore, por sua vez, é bastante usado como matéria-prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de perfumaria.

A canela é uma rica fonte de fibras, cálcio, ferro e manganês, e devido as suas propriedades pode atuar na prevenção de diversas doenças, desde uma simples dor de cabeça ao auxílio na redução da pressão arterial.

Isso porque possui ação anti-inflamatória e antioxidantes que ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos, promovendo um equilíbrio entre a hipotensão e hipertensão arterial e, contribuindo assim, para uma melhoria do funcionamento cardiovascular.

Existem vários estudos sobre os benefícios e efeitos da canela em nosso organismo, especialmente no tocante ao combate a doenças, portanto, vamos conhecer abaixo as principais vantagens e propriedades desse alimento e vamos buscar entender como a canela pode interferir na pressão arterial.

Quais os benefícios e propriedades da canela?

canela

Apesar da canela ser muito conhecida por seu amplo uso na culinária, especialmente em pratos doces e bebidas adocicadas, ela também tem utilização como óleo essencial, bastante utilizado na aromaterapia, em compressas, em banhos de imersão e em muitas outras finalidades.

Pesquisas mostram que a canela, quando utilizada com frequência, pode auxiliar na melhoria de inúmeros problemas de saúde, como a redução significativa das taxas de glicose no sangue e a melhoria das taxas de colesterol.

  Continua Depois da Publicidade  

Em função da sua ampla utilização, vamos conferir, a seguir, alguns dos benefícios e propriedades da canela:

1. Ajuda a emagrecer

A canela é muito conhecida por seus benefícios na redução de peso. Estudos demonstraram que a canela favorece o emagrecimento porque tem a capacidade de estabilizar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Desta forma, a canela pode promover maior controle das taxas de glicemia, auxiliando, assim, no controle do apetite e contribuindo para uma perda de peso.

Quando as taxas de glicemia são controladas, o corpo passa a ter maior controle sobre a liberação do hormônio insulina no organismo, armazenando assim menos gordura.

2. Tem ação anti-inflamatória

A canela possui propriedades anti-inflamatórias, sendo uma ótima opção para auxiliar no tratamento de muitas doenças. Ela pode ser utilizada em forma de chá no combate às inflamações da garganta, reduzindo a dor e ajudando na redução dos níveis de muco das vias nasais, sendo, portanto, uma excelente opção contra os sintomas das gripes e resfriados.

O chá de canela é um poderoso antioxidante e além de reduzir as inflamações, pode ainda diminuir os níveis elevados de colesterol, triglicérides e pressão alta.

3. Ajuda na prevenção da diabetes

Como visto anteriormente, a canela pode ajudar no controle da liberação da insulina. Este é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem muitas funções no organismo, sendo a principal delas o transporte da glicose presente no sangue para dentro das células.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando o corpo cria uma resistência à insulina, ocorre um aumento das taxas de açúcar no sangue, causando assim um quadro de diabetes. Estudos mostram que o consumo regular da canela pode auxiliar na prevenção da diabetes, em função da sua capacidade em estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

4. Possui ação calmante e relaxante

A canela é muito conhecida por suas propriedades aromáticas, sendo geralmente usada em produtos para aromatizar a casa. Estudos mostram que a canela pode aumentar a sensação de bem-estar, provendo calma e um relaxamento natural do corpo e da mente. Em função disto, ela pode ser usada no tratamento da ansiedade e depressão.

5. Melhora o sistema cardiovascular

Outro grande benefício da canela é que ela pode ajudar a reduzir o acúmulo de placas de gordura nas artérias, promovendo a melhoria da circulação sanguínea. O óxido nítrico é uma substância produzida no interior das artérias e, quando há o acúmulo de placas nelas, sua produção é reduzida. Isto pode causar muitas doenças, incluindo a aterosclerose.

Estudos mostram que a canela promove o aumento da produção de óxido nítrico, melhorando o sistema cardiovascular e prevenindo diversas doenças cardiovasculares.

A canela aumenta a pressão arterial mesmo?

Pressão arterial

A pressão arterial elevada é um problema bastante comum na sociedade, que ocorre quando a pressão está acima de 12 por 8. A hipertensão é o agravamento dessa condição, e ocorre quando a pressão ultrapassa 13 por 8 (1º estágio da hipertensão), 14 por 9 (2º estágio da hipertensão) ou acima de 18 por 12 (crise hipertensiva).

  Continua Depois da Publicidade  

A canela pode sim, ajudar a diminuir a pressão arterial, por conta da presença de compostos fenólicos e antioxidantes na sua composição, servindo, inclusive, como uma grande aliada no tratamento da hipertensão.

Esta doença também está relacionada a problemas cardíacos, ao acidente vascular cerebral, à insuficiência renal e a diversas outras condições de saúde. Assim que diagnosticada, a hipertensão pode ser tratada com medicamentos e também com algumas modificações na dieta.

Devido a composição nutricional, alguns alimentos podem ajudar no combate a doenças cardiovasculares. Mas será que especificamente, a canela auxilia no controle da pressão arterial?

A relação entre a canela e a pressão arterial já vem sendo estudada há algum tempo e a conclusão é que a canela pode sim, diminuir a pressão arterial, servindo, inclusive, como uma grande aliada no tratamento. Os compostos fenólicos e antioxidantes da canela tem capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para indivíduos hipertensos.

No entanto, as pessoas hipertensas podem consumir esse alimento, desde que seja de forma moderada e orientado por um médico ou nutricionista. O consumo diário dessa especiaria não deve passar de 6 g, pois existem diversos efeitos colaterais para o consumo excessivo da canela.

Os cuidados com a canela

A canela deve ser consumida com moderação por conta do risco de provocar danos ao fígado. A recomendação consiste em ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo diário excessivo dessa especiaria, pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.

Ao aumentar repentinamente a ingestão de canela, algumas pessoas podem ter sintomas como desconforto gastrointestinal, irritação na boca, rubor e até mesmo gengivite. Sempre procure a orientação de um médico em caso do aparecimento de sintomas.

A especiaria não é recomendada para pessoas que sofrem com problemas cardíacos e não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto. Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também devem evitar consumir a canela.

Além disso, recomenda-se que pessoas que apresentam problemas de circulação, nos fígados e rins, consultem um médico antes de ingerir a especiaria.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético, para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Vídeo

Você já conhecia os benefícios da canela para a pressão alta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “Canela aumenta a pressão arterial mesmo?”

  1. adoro canela em pó em mingal , porém já observei que a canela faz com que minha pressão fique alta , sendo que não sou ipertensa

    Responder
  2. Vou tentar porque minha pressao tem vez que da 15 14 mas TAMBEM 12.Tenhi enxaqueca e minha vista fica quebrada.Sera que e sa pressao? Nao quero tomar remedio porque tenho vesicula preguiçosa.

    Responder
  3. Eu posso afirmar, que graças a Deus, a canela funcionou.Hoje nao tomo nenhum remedio para pressao alta.Gloria a Deus.

    Responder
  4. Coloquei azeite andorinha em um vidro escuro e canela em pau, deixei por uma semana em lugar escuro. Dou duas gotas duas vezes ao dia pra minha mãe que tem pressão arterial alta, ( duas de manhã, duas antes do almoço. Emagreceu e pressão baixou. Mas cada organismo reage de uma forma. Sempre consulte um médico.

    Responder
  5. Ednylson, sua pressão diminuiu com a canela porque a insulina alta aumenta a pressão arterial e, como a canela equilibra os níveis de insulina, normaliza tanto a glicemia como a pressão!

    Responder
  6. Minha pressão há anos nunca ficava menos que 14×9, chegando até 18×10 mesmo tomando medicamentos. Sou diabético há 10 anos e há 10 dias, aproximadamente, minha nutricionista recomendou usar canela em pó quando eu tomasse café. Gosto de Tomar café com leite ao longo do dia e sempre estava colocando canela.
    Pra minha surpresa, minha pressão tem dado valores surpreendentes como 14×8, 13×8, 12×8 e ontem mesmo deu 11×7.
    Eu acho que foi a canela que fez esse milagre, só pode, pois tem 2 dias que deixei de tomar Losartana e mesmo assim a pressão continua em níveis normais.

    Responder
  7. Minha filha estava no colégio nunca teve registros com nenhum problemas de saúde ontem me chamaram q a pressão dela estava 16 /8 ela tomava água aromatizada com canela diariamente e agora ledo oque a canela pode causar cheguei a conclusão q pode ter sido isso

    Responder
    • É verdade !!! Eu também estava tomando água de canela e minha pressão chegou 20 X 11 .Nunca mais na minha vida eu tomo isso !!! Paro imediatamente de tomar isso !!! Foi Deus que me salvou !!! Nunca mais na minha vida eu tomo isso !!!

      Responder
  8. Tenho 70 anos, mulher.
    Sou diabética, medi ontem e deu 164. Posso tomar agua de coco, mel, comer banana, mamão, melão, uva, laranja, mexerica?
    Tenho pressão alta, qualquer preocupação, stress, minha pressão vai a 17 x 11, tomo remedio de manha e ultimamente, minha pressão sobre de madrugada e começo e ficar inquieta, rolando de la pra ca, de ca pra la. Tenho que tomar remedio a noite tambem.
    O que podem me orientar?

    Responder
  9. Na minha opinião , tudo que é demais , faz mal…então,uma pitadinha de canela uma vez ao dia,já previne a diabetes e não faz dano nenhum a pressão ou a nossa saúde!

    Responder