Várias situações do dia a dia podem favorecer o cansaço nas pernas, como passar muitas horas em pé ou muitas horas sentado, sobrepeso e fraqueza óssea ou muscular. Outras causas menos comuns incluem má circulação, gravidez, menstruação, hipocalemia e varizes nas pernas.
O cansaço nas pernas também pode aparecer com outros sintomas, dependendo da causa, como cãibras, fraqueza e dor muscular, entre outros. Para confirmar a causa do cansaço nas pernas, é recomendado consultar um médico para que ele avalie as possíveis causas e providencie os exames necessários para identificar o seu problema.
A seguir, você pode saber mais de que forma essas condições provocam a sensação de cansaço e o que você pode fazer para aliviar.
1. Má circulação
Você pode sentir cansaço nas pernas se não estiver com uma boa circulação sanguínea. O sangue é responsável por oxigenar e hidratar os músculos, portanto, com a falta de uma circulação adequada, o sangue pode se acumular e provocar uma sensação “pesada” nas pernas.
Esse problema é mais comum em pessoas que têm diabetes, doenças arteriais, obesidade ou possuem o hábito de fumar.
Se você suspeita de que o cansaço nas suas pernas está associado à má circulação, procure um médico para evitar complicações.
Veja também: Má circulação nas pernas: como tratar, remédio natural, sintomas e dicas.
2. Esforço excessivo
O cansaço por esforço repetitivo acontece frequentemente quando praticamos algum esporte como corridas, caminhadas ou musculação, que causa uma grande fadiga muscular. Também ocorre após um longo dia de trabalho em pé.
Com a exaustão, a força muscular diminui, fazendo com que você sinta fraqueza e cansaço nas pernas.
Outros sintomas também podem aparecer associados ao esforço repetitivo, como a dor muscular, espasmos e cãibras musculares. Na maioria dos casos, isso melhora com o repouso e recuperação adequados.
É essencial que, ao praticar algum exercício físico ou esporte, a nutrição e a hidratação sejam feitas de forma apropriada para promover a recuperação da estrutura muscular. O excesso de exercícios físicos sem uma alimentação adequada, pode desencadear uma desidratação.
3. Gravidez
Na gravidez, pode haver um inchaço nas pernas, devido à retenção de líquidos e alterações hormonais. Portanto, diversas mudanças que ocorrem no corpo feminino durante a gestação podem ocasionar a sensação de cansaço nas pernas.
O cansaço também pode ser resultado do peso adicional do feto e da pressão constante do útero sobre os nervos do quadril associados às pernas. É muito comum que as mulheres grávidas sintam uma pressão maior no nervo ciático, por exemplo, que percorre toda a parte posterior da perna. Quando o nervo ciático é pressionado, pode desencadear dor frequente e fraqueza nas pernas.
Leia também: Dor nas pernas na gravidez: como aliviar e como evitar.
4. Menstruação
Muitas mulheres também sentem dor e cansaço nas pernas no período pré-menstrual ou durante a menstruação. O cansaço pode ser resultado da dilatação do útero, que gera cólicas e pode tensionar o quadril.
As mulheres que possuem endometriose são mais suscetíveis a ter dor e cansaço crônico nas pernas.
5. Hipocalemia
A hipocalemia é caracterizada pelo baixo nível de potássio no organismo. Essa condição pode gerar sintomas como:
- Prisão de ventre.
- Fadiga excessiva.
- Cansaço nas pernas.
- Câimbras.
- Rabdomiólise, degeneração das fibras musculares.
- Paresia ou paralisia.
- Acidose metabólica, que é o aumento da acidez do sangue devido a um desequilíbrio químico.
- Constipação.
Essa condição pode ser causada pelo uso de diuréticos, antibióticos, uso crônico de laxantes, diarreia ou vômito prolongados, ou doenças que afetam o sistema endócrino ou sistema renal.
Saiba mais: Potássio alto ou baixo demais: sintomas e o que fazer.
6. Varizes
Presença de varizes nas pernas podem gerar dor, cansaço e sensação de peso. Elas são desencadeadas pelo mau funcionamento das veias sanguíneas, fazendo com que o sangue se acumule no local onde as varizes ficam visíveis.
Muitas pessoas acham que as varizes representam apenas um problema estético, mas elas podem causar sintomas como dor e inchaço, além de hematomas gerados pelo rompimento das veias. Em casos mais avançados, as varizes podem causar uma ulceração na pele.
Se você tem um problema de varizes, aproveite para conhecer os 8 melhores cremes para varizes.
7. Sarcopenia
A sarcopenia é a perda gradativa de massa muscular que tem como principal causa o envelhecimento. Normalmente, após os 30 anos, o envelhecimento acelera a perda de massa muscular e densidade óssea. Entretanto, cabe lembrar que é possível reverter esse processo se a pessoa manter hábitos saudáveis para fortalecimento ósseo e muscular.
O efeito da sarcopenia é ainda mais acentuada em mulheres após a menopausa, por isso, elas são mais suscetíveis a desenvolver a osteoporose e se tornam mais propensas a fraturas ósseas.
Como aliviar o cansaço nas pernas?
Aqui estão algumas dicas para aliviar o cansaço nas pernas:
- Tomar um banho quente para aumentar a circulação e promover o relaxamento dos músculos.
- Fazer um escalda pés para ativar a circulação dos pés cansados e diminuir o inchaço.
- Massagear as pernas e os pés também pode ser uma ótima forma de aliviar o cansaço.
- Exercícios físicos diários são as medidas mais recomendadas para manter uma boa circulação sanguínea nas pernas e fortalecer a musculatura dessa região.
- Se o cansaço tiver como origem um esforço excessivo, priorize um tempo de descanso para recuperar a força nas pernas.
- Mantenha as pernas elevadas, para favorecer a volta do sangue ao coração.
Fontes e referências adicionais
- Relation of the factor to menstrual pain and musculoskeletal pain. J Exerc Rehabil. 2015; 11(2): 108-111.
- A pilot study of the prevalence of leg pain among women with endometriosis. J Bodyw Mov Ther. 2011; 15(3): 304-308.
Fontes e referências adicionais
- Relation of the factor to menstrual pain and musculoskeletal pain. J Exerc Rehabil. 2015; 11(2): 108-111.
- A pilot study of the prevalence of leg pain among women with endometriosis. J Bodyw Mov Ther. 2011; 15(3): 304-308.