8 Melhores Cremes para Varizes

Especialista:
atualizado em 28/02/2019

Sensação de queimação, câimbras, inchaço, coceira, fadiga e sensação de peso nas pernas são alguns dos sintomas das varizes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 35,5% da população brasileira têm varizes, e embora seja mais comuns nas mulheres, os homens também são afetados pela condição.

Quando elas já se desenvolveram, alguns cuidados precisam ser tomados para que o problema não siga para um estágio mais perigoso. Entre as opções para gerenciar estão os cremes para varizes, e para entender como eles podem ajudar, traremos aqui mais algumas informações sobre os produtos, assim como os ingredientes encontrados na maioria deles.

Varizes – O que é?

Antes de falarmos sobre os cremes para varizes, é preciso entender exatamente o que é essa condição, assim como os sintomas e fatores de risco envolvidos no problema, até porque a prevenção é sempre a melhor solução para evitá-lo.

As varizes são caracterizadas por veias grandes e inchadas, que aparecem comumente nas pernas e também nos pés. Elas são o resultado do funcionamento inadequado das válvulas das veias, pois quando existe essa falha, o sangue não flui de forma eficaz.

Na maioria das vezes, as varizes precisam de tratamento porque causam inchaço, dor e peso nas pernas, mas é comum muitas pessoas buscarem ajuda para melhorar a questão estética, considerando que elas são visualmente feias. Em casos mais severos, uma veia varicosa pode se romper ou desenvolver úlceras, um problema preocupante.

Causas

Naturalmente, as veias têm válvulas unidirecionais que servem para bombear o sangue em apenas uma direção. Quando as paredes das veias se esticam e ficam menos flexíveis, as válvulas podem ficar fracas, permitindo que o sangue siga para a direção oposta, e é aí que o problema começa, pois quando isso acontece a tendência é que o sangue se acumule e torne a veia aumentada e inchada.

Geralmente, as veias das extremidades são mais afetadas, pois estão mais distantes do coração, e nesse contexto a perna sofre, porque além de estar longe do coração, tem a influencia da gravidade, que dificulta o retorno do sangue para o coração. Além disso, qualquer situação que pressione o abdômen pode estimular o desenvolvimento de varizes, justamente por isso as mulheres grávidas e constipadas são mais predispostas.

Fatores de risco

Uma causa exata para definir o problema ainda não foi encontrada, mas sabe-se que algumas situações impulsionam a formação de veias defeituosas. Elas incluem:

  • Sexo: As varizes são mais frequentes nas mulheres, e isso pode estar associado aos hormônios femininos, que relaxam as veias. 
  • Genética: Histórico familiar gera uma pré-disposição ao problema;
  • Obesidade: Estar acima do peso ou obeso aumenta consideravelmente os risco de varizes.
  • Idade: A idade aumenta o desgaste das válvulas, abrindo espaço para a formação de varizes;
  • Posição: Pessoa que precisam ficar muito tempo em pé pode ter maiores chances;
  • Gravidez: Durante a gestação o corpo da mulher tem muito mais sangue e alterações hormonais, além da barriga, que conforme cresce, dificulta a circulação sanguínea das veias das pernas.

Sintomas

  • Veias salientes que parecem torcidas, inchadas e irregulares;
  • Coloração azul ou roxa escura;
  • Dor nas pernas;
  • Sensação de peso, especialmente após o exercício ou depois de um dia de trabalho;
  • Ter uma pequena lesão na área, que pode sangrar mais do que o normal;
  • Presença de uma gordura sob a pele – lipodermatoesclerose – logo acima do tornozelo que pode ser dura;
  • Tornozelos inchados;
  • Pequenos vasinhos;
  • Eczema venoso, que deixa a área afetada vermelha, seca e com coceira;
  • Cãibras;
  • Inquietação;
  • Manchas nos tornozelos irregulares e esbranquiçadas que parecem cicatrizes.

Complicações

Qualquer parte do corpo que tem o fluxo sanguíneo prejudicado tem um risco de complicações. No entanto, especificamente as varizes não costumam causar complicações, mas para alguns casos podem acontecer, e as principais são:

  • Sangramento;
  • Tromboflebite, que são coágulos que causam inflamação da veia;
  • Eczema varicoso, característico por uma pele dura e firme;
  • Úlceras venosas formam-se ao redor dos tornozelos e sua principal característica é a descoloração da pele. 

Tratamento

O tratamento para varizes costuma ser indicado de acordo com a gravidade. Alguns são mais invasivos, como a cirurgia, por exemplo, mas outros podem ser feitos no consultório por um profissional especializado. No entanto, antes de qualquer coisa o médico possivelmente fará uma abordagem mais conservadora, recomendando que o paciente faça mudanças nos seus hábitos de vida.

Meias de compressão e cremes para varizes também podem ser recomendados, mas ambos têm a finalidade de ajudar a prevenir o aparecimento ou aliviar os desconfortos, quando as varizes já existem.

Cremes para varizes

Atualmente, muitos cremes para varizes são comercializados, e sua principal promessa é reduzir sintomas como inchaço, dor e estimular a circulação nas pernas. Para promover esses efeitos, alguns ingredientes são utilizados na maioria desses produtos, e os mais comuns são:

1. Castanha da Índia

A castanha da Índia é um recurso natural que promete ajudar as varizes de diferentes formas. Ela é apontada como capaz de reduzir a inflamação, o edema e aumentar o tônus e o equilíbrio de fluidos das veias. Sua composição contém aescin, uma substância que parece diminuir o vazamento das veias defeituosas, impulsionar a elasticidade das veias e também bloquear a liberação de enzimas que formam orifícios nas paredes das veias.

Além disso, a castanha da índia pode diminuir o inchaço, dor, prurido e peso nas pernas se usado topicamente, de acordo com um artigo publicado na revista Advances in Therapy.

2. Extrato de semente de uva

Há séculos a medicina alternativa utiliza as propriedades das uvas para tratar diversas condições de saúde. Sua composição carrega concentrações relevantes de vitamina E, flavonoides e outros compostos, e algumas pesquisas sugerem que o extrato de semente de uva pode ajudar a tratar alguns sintomas de varizes. Os principais efeitos estão relacionados ao fato do extrato ajudar a reduzir o inchaço, fato que causam muitos desconfortos para aqueles que sofrem com as varizes.

3. Óleo essencial de limão

Outra substância indicada para ajudar e usada em cremes para varizes é o óleo essencial de limão, mas seus efeitos são mais eficientes para prevenir do que para diminuir as varizes já existentes.

O limão é conhecido por ter potentes propriedades adstringentes, e isso minimiza a oleosidade da pele e também, mas também ajuda a contrair as paredes das veias, efeito que pode ajudar a veias defeituosas a ficarem mais fortes. 

4. Óleo de menta

O óleo essencial de menta possui propriedades refrescantes, revigorantes e antiespasmódicas. Quando usado topicamente ele ajuda a acalmar a pele, tonificar, além de liberar substâncias anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas.

5. Arnica

A Sibéria, Europa central e países da América do Norte são os principais fornecedores da arnica, uma planta que é usada na medicina para contusões e hematomas. Ela contém algumas substâncias químicas capazes de ajudar a reduzir o inchaço, diminuir a dor e agir como antibiótico. Justamente por isso, é indicada como um possível tratamento para diminuir alguns desconfortos das varizes.

6. Centella asiática

A centella é uma planta de origem asiática, que também é conhecida como Gotu kola. Vários cremes para varizes utilizam a planta para ajudar no fortalecimento das veias enfraquecidas, um efeito importante para aliviar os sintomas das varizes. Embora o uso da planta seja mais comum na forma de comprimidos, cápsulas e extratos líquidos, ela também pode ser aplicada topicamente como uma pomada ou creme. 

7. Cipreste

O óleo de cipreste é apontado por alguns especialistas como um dos melhores para tratar varizes. Ele atua contraindo os vasos sanguíneos, uma condição que força o sangue a fluir mais adequadamente. Como uma das principais causas das varizes é a má circulação por causa da falha em suas válvulas, esse efeito pode aumentar a capacidade de circulação sanguínea e apoiar o sistema circulatório.

8. Lavanda

Lavanda é muito conhecida especialmente pelo seu aroma, mas ela também contém substâncias que podem ajudar a acalmar a pele e diminuir a dor e a inflamação causadas pela condição. Pessoas que apresentam complicações como as úlceras na pele também podem se beneficiar, pois de acordo com um estudo, o óleo de lavanda ajuda a acalmar. 

Melhores cremes para varizes

1. FisioVen

FisioVen é um creme para varizes que ajuda a melhorar a elasticidade da pele, reduzir a vermelhidão provocada pelas varizes e aliviar a sensação de peso e cansaço que elas provocam. Sua composição contém o óleo de menta, de uva vermelha, centella asiática e extrato de líquen marinho, que é uma alga vermelha que oferece muitos benefícios.

O gel deve ser aplicado diariamente pela manhã e noite. A pele precisa estar completamente limpa antes de receber o produto, e uma massagem leve pode ser feita para que a pele absorva o creme de forma mais eficaz.

2. Venex gel

Um dos principais efeitos de Venex é a capacidade de refrescar a pele. É recomendado para melhorar a circulação sanguínea, atenuar a dor, o inchaço e a sensação de cansaço das pernas, e esses efeitos são provenientes de sua composição, feita com castanha da Índia, menta, pinheiro silvestre e glicerina.

Deve ser usado especialmente nas pernas e tornozelos, e a aplicação deve ser feita com movimentos circulares. O fato de ser um gel garante uma rápida absorção, o que significa que pode ser aplicado em qualquer momento do dia, de acordo com a disponibilidade.

3. Goicoechea

Goicoechea é um produto que tem ganhado muita popularidade ultimamente. Este creme para varizes é vendido em várias versões com substâncias diferentes para atender à sua necessidade, mas a fórmula que contém arnica e camomila promete ativar a circulação e melhorar a aparência das pernas, deixando-as macias e hidratadas. Por ter efeitos refrescantes, diminui a sensação de cansaço, tensão e inchaço, para que as pernas fiquem relaxadas, descansadas e revigoradas.

Assim como outros produtos, o creme para varizes goicoechea deve ser aplicado todos os dias pela manhã e à noite com uma massagem com movimentos ascendentes até que seja absorvido completamente.

4. Allestax

Allestax é um creme composto por óleo de casca de limão e extrato de folha de videira vermelha. Ele é indicado para ajudar a aliviar a sensação de cansaço e inchaço nas pernas, e em paralelo ajuda a hidratar a pele e minimizar os sintomas das varizes, permitindo uma pele mais tonificada.

Para obter os efeitos desejados, a recomendação é aplicar o creme com uma massagem 2 vezes por dia, nas zonas mais comprometidas.

5. Hirudoid

Hirudoid é vendida como uma pomada que serve para tratar varizes e outros problemas. Seu princípio ativo é Polissulfato de Mucopolissacarídeo, e seus efeitos podem ser percebidos na diminuição da inflamação, o que ajuda a aliviar a dor, inchaço, sensação de peso e vermelhidão nas áreas afetadas pelas varizes. A melhora dos sintomas pode ser observada, na maioria dos casos, depois de dois dias de uso do produto, mas a duração do tratamento deve ser discutida com o médico.

Para melhores resultados, a recomendação é aplicar a pomada de três a quatro vezes ao dia (ou mais) sobre a região afetada.

6. Varicell

Varicell é outro produto popular e muito divulgado pelos veículos de comunicação como eficaz para o tratamento de varizes. Sua principal atuação está relacionada ao alívio da sensação de peso nas pernas, inchaço, aparência e hidratação a pele. Seu componente ativo é a queratina, que ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhorando as varizes existentes e também prevenindo a formação de novas.

O gel para uso tópico deve ser aplicado com uma massagem até o creme ser absorvido pela pele. Os usuários podem usar 2 vezes ao dia, e a pele deve estar totalmente limpa antes de receber o creme.

7. Thrombocid gel

Thrombocid Gel é um dos cremes para varizes mais populares. Após a aplicação, ele ajuda a aliviar a dor local, tem um efeito anti-inflamatório e melhora a circulação sanguínea. A substância ativa desse creme é o pentosano polissulfato de sódio, mas ele também contém essência de pinheiro, melissa e rosmaninho, carbopol, trolamina, isopropanol e água purificada.

Diferente de outros produtos, não existe uma contraindicação para usos prolongados, e nem a necessidade de ficar massageando a pele, pois a absorção do gel é muito rápida, o que facilita a aplicação.

8. Remescar (Derrames Vasculares)

Remescar Derrames Vasculares é um creme com efeitos cientificamente comprovados indicado para reparar os tecidos das veias e reduzir as alterações de cor. Ele sugere que seus efeitos são eficazes para diminuir de forma quase imediata as veias dilatadas, deixando a pele mais lisa e sem sinais de vermelhidão. Um dos diferenciais é que o produto, depois de aplicado, forma uma barreira protetora sobre toda a área afetada, o que aumenta o tempo de contato e potencializa o processo de tratamento e diminuição quase que imediatamente da vermelhidão da região, após uma única aplicação.

Este creme pode ser aplicado 2 vezes por dia, pelo período de 2 a 3 meses. Após a aplicação é necessário uma massagem para a absorção total do produto.

Considerações finais

Alguns cremes costumam ser comercializados com a proposta de eliminar definitivamente as varizes, mas saiba que o uso deve acontecer como um complemento de tratamento, pois sozinho, ele não vai removê-las. No entanto, eles demonstram ser muito benéficos para a redução dos desconfortos e também para prevenir o surgimento de novas varizes e também vasinhos.

Vale reforçar que, embora a maioria seja vendido sem receita médica, é importante procurar um especialista para obter uma avaliação médica, assim como uma recomendação adequada para o seu problema.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já utilizou cremes para varizes e teve bons resultados? Quais destes citados acima já conhece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “8 Melhores Cremes para Varizes”

  1. Eu usei o Goicoechea e vi melhoras nos vasos e varizes. A princípio comprei para testar e gostei da aparência das minhas pernas. Recomendo!

  2. Já usei varicell,mas o que mais gostei foi para pele extraseca…melhorou muito a aparência, o inchaço das veias e pernas…deixei de usar..mas vou continuar…não quero mais deixar..quero tomar também as cápsula depois…