As cãibras são contrações involuntárias no músculo que afetam, normalmente, os pés e a panturrilha. Elas são comuns durante a gravidez, no segundo e terceiro trimestre.
Estima-se que 3 a cada 10 mulheres grávidas sentem cãibras nas pernas. As contrações musculares ocorrem com mais frequência durante a noite, atrapalhando o sono e atividades diárias da gestante.
A frequência desse problema pode indicar diversas condições de saúde, como fraqueza muscular, sedentarismo, alterações metabólicas ou deficiência de minerais, tal qual cálcio, ferro ou magnésio. Informe ao seu médico se as cãibras são muito frequentes e se você perceber outros sintomas, como inchaço, vermelhidão e queimação nas pernas.
Para aliviar imediatamente esse desconforto, algumas ações podem ser úteis, tais como alongar a musculatura, massagear a panturrilha e caminhar por alguns minutos.
As principais causas para as cãibras na gravidez incluem:
1. Cansaço nas pernas
A fadiga do músculo das pernas pode ocorrer devido ao peso extra do bebê. Isso acontece com mais frequência quando não há um fortalecimento muscular das pernas junto a gestação.
Para evitar o excesso de cansaço nas pernas, você deve evitar passar muitas horas em pé ou sentada. O cansaço pode ser aliviado, também, ao elevar as pernas enquanto você estiver sentada.
Leia também: Como preparar o corpo para uma gravidez saudável.
2. Deficiência de minerais
Baixos níveis de cálcio ou magnésio podem resultar em cãibras. Se esse for o caso, seu médico pode prescrever suplementação desses minerais para aumentar os seus níveis e reduzir os episódios de cãibra.
É fundamental que a mulher grávida mantenha uma alimentação saudável durante toda a gestação para evitar falta de vitaminas e minerais. Além das cãibras, a deficiência de nutrientes essenciais durante a gravidez pode gerar uma série de complicações, incluindo um risco maior de pré-eclâmpsia, aborto espontâneo, baixo-peso do bebê e parto prematuro.
Obtenha mais informações sobre a alimentação nos primeiros meses da gravidez.
3. Problemas de circulação nas pernas
O peso do bebê em desenvolvimento sobre o quadril, além de causar cansaço nas pernas, pode fazer uma compressão nas veias e atrapalhar a circulação sanguínea. Para evitar esse problema, as gestantes devem evitar vestir calças apertadas e sentar de pernas cruzadas, para manter uma boa circulação.
A má circulação ainda pode levar a um problema muito sério, que é a trombose venosa. Nesse caso, além das cãibras você pode sentir um inchaço nas pernas e vermelhidão. Se apresentar esses sintomas, procure atendimento médico imediatamente!
Como evitar o surgimento das cãibras na gravidez?
Essas 8 medidas podem ser úteis para evitar o surgimento das cãibras durante a gestação, como:
- Manter níveis adequados de cálcio e magnésio no sangue.
- Alongar os músculos das pernas todos os dias, ao acordar e antes de dormir.
- Beber 1,5 a 2 L de água por dia, para manter os músculos hidratados.
- Praticar atividades físicas para manter a musculatura ativa.
- Tomar banhos quentes antes de dormir, pois ajudam a ativar a circulação das pernas e relaxar os músculos em geral.
- Evitar passar muitas horas sentada ou em pé para não sobrecarregar a panturrilha ou atrapalhar o fluxo sanguíneo.
- Manter as pernas elevadas quando estiver sentada.
- Realizar caminhadas diárias para melhorar a circulação sanguínea.
O que fazer durante o episódio de cãibra?
A melhor forma de aliviar imediatamente as cãibras é alongando a musculatura. No caso de cãibra na panturrilha, você deve:
- Puxar os dedos dos pés levemente para cima e para trás.
- Em seguida, mantenha o alongamento até sentir alívio das contrações.
- Massageie a panturrilha para promover o relaxamento da musculatura.
- Por último, levante e ande por alguns minutos.
Além das cãibras, você também sente as pernas constantemente pesadas? Isso pode ser um sinal de retenção de líquidos, o qual é muito comum durante a gravidez. Aprenda um pouco mais sobre: Retenção de líquidos na gravidez: o que fazer e como evitar.
Fontes e referências adicionais
- Interventions for leg cramps in pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Aug 11; (8):CD010655.
- Interventions for leg cramps in pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020, Issue 12. Art. No.: CD010655.
- Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez. Organização Mundial da Saúde (OMS), 2016.
Fontes e referências adicionais
- Interventions for leg cramps in pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Aug 11; (8):CD010655.
- Interventions for leg cramps in pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020, Issue 12. Art. No.: CD010655.
- Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez. Organização Mundial da Saúde (OMS), 2016.