Carne Vermelha Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Carne vermelha está entre as fontes mais importantes de proteína e, como resultado, é recomendada para pessoas que querem ganhar peso. Por outro lado, pessoas que querem se perder peso podem ter alguns problemas se consumirem muita carne vermelha.

Muitos afirmam que a carne vermelha engorda por ser frequentemente associada a altos níveis de gordura e ganho de peso. Entretanto, cortes magros de carne vermelha podem ser uma fonte saudável de proteína em uma dieta de perda de peso. Saber que cortes de carne escolher, quanto comer e como preparar irá te ajudar a eliminar peso sem sacrificar sua carne favorita.

Carne Vermelha, Proteínas e Ganho de Peso

Proteínas são essenciais para o desenvolvimento de massa muscular. Já que músculos são mais densos que gordura, pessoas que criam músculos ao invés de gordura podem parecer mais magras, mesmo que seu peso aumente. A partir desse ponto de vista, o consumo de carne vermelha pode não parecer tão prejudicial. Entretanto, você precisa levar em consideração o fato de que, em excesso, a carne vermelha engorda porque inclui quantidades significantes de gordura, o que não apenas contribui para o ganho de peso, como também para aumentar os níveis de colesterol. Assim, é recomendado que se dependa de outras fontes de proteína para prevenir ganho de peso e doenças cardíacas causadas por níveis altos de colesterol. De forma alternativa, se você insiste em incluir carne vermelha na sua dieta, há algumas dicas que você pode seguir.

Diminuir a ingestão de proteína não é perigoso, já que a deficiência é muito improvável em países desenvolvidos. Em outras palavras, a quantidade de carne vermelha que você consome pode ser reduzida sem que você experimente consequências prejudiciais.

Acompanhamentos para Carne Vermelha

Não é impossível manter um certo peso enquanto se consome carne, desde que você siga algumas diretrizes simples. Primeiro, você precisa se certificar de que a carne não seja predominante nas suas refeições. Para isso, você tem que combinar a carne com acompanhamentos, como:

  • Macarrão
  • Saladas
  • Batatas
  • Arroz
  • Vegetais

Ajustar a quantidade de carne vermelha consumida diariamente também é necessário para ficar em forma. Basicamente, é recomendado que não se exceda 100 gramas de proteína por dia. Então, lembre-se que você não precisa chegar a esse valor de proteínas diárias somente através da carne. Você pode incluir o peite de peru, peixe e peito de frango por exemplo. Se você precisa aumentar a ingestão de proteína por quaisquer razões, pense nisso também.

Escolher a Carne Certa

O primeiro passo para perder peso com a carne vermelha é escolher a carne certa. Procure pelos cortes mais magros – escolha filet-mignon, picanha magra ou até contra-filé magro em vez de costela e cupim, que contém mais depósitos de gordura. Para carne moída, procure pelas mais magras. A maioria das calorias da carne vem da gordura – então ao escolher carnes com pouca gordura, você ajuda a reduzir calorias.

Remover a Gordura Visível da Carne Vermelha

A carne vermelha engorda pois contém muita gordura, então adicionar mais não é saudável. Devido à grande quantidade de gordura que os seguintes alimentos contêm, pessoas que querem perder peso ou manter um certo peso devem evitá-los:

  • Hambúrgueres
  • Costela
  • Carne moída
  • Salsicha
  • Costelinha

Filés de porco e cortes magros de carne dos quais você remove toda a gordura visível representam alternativas muito melhores do que os alimentos acima. Deixar a gordura nos pedaços de carne vermelha não apenas causará ganho de peso, mas também irá aumentar os níveis de colesterol, fato que mais tarde leva a problemas cardíacos e até mesmo AVC.

Métodos de Cozimento Recomendados

A forma como a carne vermelha é cozida também influencia muito em quão saudável ela é. Fritar implica o uso de óleo ou manteiga, que são gorduras e, como mencionado antes, gorduras adicionais não devem ser usadas. Ao invés disso, é recomendado que você use os seguintes métodos de cozimento, para preparar refeições saudáveis baseadas em carne vermelha:

  • Assar
  • Ferver
  • Grelhar
  • Cozinhar no vapor

Esses métodos de cozimento não só fazem com que a carne seja mais saudável, mas também melhoram seu sabor. Em resumo, você poderá prevenir o ganho de peso se cozinhar quantidades moderadas de carne vermelha sem qualquer gordura visível, com acompanhamentos saudáveis.

Carne Vermelha e Dieta

Há recomendações conflitantes no que diz respeito ao consumo de carne vermelha ou branca durante dietas de perda de peso. Um estudo interessante estudou mudanças no peso em mulheres com sobrepeso que seguiam uma dieta com restrição de calorias (500 calorias a menos por dia) com carne vermelha ou de frango como fonte principal de proteína, enquanto participando de um programa de caminhada. O peso, composição corporal (por hidrodensitometria), foram medidos no início e após 12 semanas.

Os resultados mostraram uma perda de peso significativa, que foi similar nos dois grupos. Os dois grupos mostraram reduções expressivas de porcentagem de gordura corporal, sem diferenças significativas entre os grupos. Esse estudo demonstra que perda de peso e de gordura pode ser alcançada com dieta e exercícios, quer a fonte de proteína seja carne vermelha magra ou frango.

A carne vermelha engorda mais quando comida com a gordura. Você faz questão de comer a gordura branca que vem na carne? Consegue ficar só nos cortes magros? Comente abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário