9 dicas especiais para dietas de perda de peso

atualizado em

Alguns fatores não ligados ao que você come ou à sua rotina de exercícios físicos podem, em diferentes níveis, influenciar positiva ou negativamente na quantidade de peso que você elimina. 

Veja 9 dicas que poderão potencializar seus resultados de perda de peso e que vão além de sua dieta e rotina de exercícios físicos.

1. Levante-se

Em um estudo realizado na Austrália, pesquisadores avaliaram a influência de permanecer na posição sentada durante longos períodos. 

Para isso, eles compararam a circunferência abdominal de mais de 2000 voluntários que se exercitavam por, pelo menos, 2 horas e meia por semana. A diferença é que alguns passavam mais de 40 minutos sentados em frente à televisão, enquanto outros não gastavam esse tempo sentados. 

O que eles observaram foi que, apesar de todos serem praticantes de atividade física, o tempo que passavam sentados influenciou em suas medidas de circunferência abdominal. 

  Continua Depois da Publicidade  

A hipótese dos pesquisadores é de que permanecer muito tempo sentado(a) impacta negativamente na capacidade do organismo em queimar gordura. 

A solução para esse problema, considerando que muitos trabalham por horas a fio em frente ao computador, é se levantar a cada 20 minutos, nem que seja para ir buscar um copo de água ou ir ao banheiro. 

2. Tire uma foto

Refeição
Registre fotos das suas refeições durante a dieta

Mais do que curtidas em suas redes sociais, fotografar aquilo que você come pode te ajudar no processo de perda de peso. 

Em um estudo observacional, pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram que o registro fotográfico do prato de comida ajudava os voluntários a escolher melhor seus alimentos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Durante uma semana, eles compararam a ingestão calórica e a qualidade dos alimentos escolhidos por um grupo de pessoas que tirou fotos de todos os seus pratos com outro grupo que apenas anotou o que comeu.

O motivo para essa diferença, segundo os próprios participantes, é que as imagens os ajudaram a fazer uma avaliação mais crítica daquilo que colocariam em seus pratos. 

Esta pode ser uma boa estratégia para complementar o seu plano de emagrecimento. Faça registros fotográficos do que consumir no dia e, se possível, também registre os alimentos em um aplicativo que contabiliza as calorias ingeridas, bem como a proporção de cada macronutriente (carboidratos, proteínas e gorduras). Fazendo isso, você terá um melhor controle da sua alimentação. 

3. Faça porções

Um estudo da Universidade de Cornell (Ithaca, Nova York) demonstrou que quando se oferecia um recipiente grande de pipoca fresca (mais ou menos 22 xícaras) a clientes de um cinema durante um filme, eles comiam 45% mais do que aqueles aos quais foi oferecido um recipiente médio de pipoca fresca (em média, 11 xícaras). 

O mais estranho foi que mesmo as pessoas que receberam um recipiente grande de pipoca murcha ainda comeram 35% a mais do que aqueles que receberam um recipiente médio, até mesmo aquelas pessoas que reclamaram que a pipoca tinha um gosto ruim.

  Continua Depois da Publicidade  

Isto significa que as chances de você comer menos ao porcionar os alimentos são maiores, do que se você comer livremente ou tiver acesso rápido e fácil a quantidades muito grandes daquele alimento. 

Por exemplo, é mais fácil você comer apenas 1 porção (25 gramas) de chocolate, se você quebrar apenas essa quantidade da barra e levar para a mesa ou para o local onde você vai comer o doce. Se você levar a barra de chocolate inteira para a mesa, é menos provável que você coma apenas 1 porção dele. 

Você pode fazer isso em todas as suas refeições. Ao invés de levar as vasilhas ou panelas com a comida para a mesa, leve apenas as porções de cada alimento já em seu prato. 

4. Ria bastante

Mulher rindo
Rir é o melhor remédio, até para ajudar a emagrecer!

Cientistas japoneses observaram que os voluntários do estudo que comeram uma refeição de 500 calorias enquanto assistiam um programa de comédia de 40 minutos, apresentaram níveis de glicose no sangue muito mais baixos do que aqueles que comeram a mesma refeição, assistindo a uma palestra entediante. 

A hipótese dos pesquisadores é a de que o riso altera algumas reações bioquímicas no cérebro que influenciam no processamento dos alimentos. Essas alterações poderiam diminuir a velocidade com que a glicose era lançada na corrente sanguínea ou aumentar a velocidade de absorção da glicose pelos músculos, para ser estocada na forma de glicogênio. 

  Continua Depois da Publicidade  

Então, se você for escolher algum programa ou série para assistir enquanto almoça ou janta, opte por aquelas que te fazem rir. Manter níveis baixos de glicose e insulina no sangue é fundamental para a perda de peso. 

5. Durma bem

Um estudo da Revista Americana de Epidemiologia demonstrou que os voluntários que dormiam por 5 horas ou menos por noite tinham aproximadamente 33% mais chances de ganhar 13 quilos ou mais, durante os 16 anos do estudo, do que aqueles que dormiam sete horas ou mais por noite. 

Isso pode ser devido a um desequilíbrio entre os hormônios leptina e grelina. Enquanto a leptina diminui a fome e aumenta a taxa metabólica, a grelina aumenta a fome. 

Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que homens que foram privados de sono por dois dias tiveram um aumento nos níveis de grelina e uma queda nos níveis de leptina, junto com o esperado aumento da sensação de fome. 

Outro estudo, da Universidade de Stanford, demonstrou que pessoas que dormiam menos tinham níveis mais baixos de leptina e mais altos de grelina, assim como um índice mais alto de gordura corporal do que aqueles que dormiam 8 horas por noite.

Tente dormir de 7 a 9 horas por noite, não apenas para se recuperar do dia, mas também para melhorar sua saúde e otimizar suas dietas de perda de peso.

6. Masque chicletes

Um estudo feito na Universidade de Glasgow Caledonian (Escócia) descobriu que pessoas que mascavam chicletes entre as refeições comiam uma quantidade menor de comida na próxima refeição do que aqueles que não mascavam chiclete. 

Os pesquisadores concluíram que mascar chiclete pode aumentar a saciedade e, desta maneira, diminuir a ingestão de comida.

No entanto, este efeito pode não ser notado por todas as pessoas. Na verdade, em alguns casos, os chicletes podem até mesmo aumentar a fome, especialmente os que não contêm açúcar e são adoçados com aspartame. 

Os resultados existentes na literatura não são conclusivos e, em muitos casos, são conflitantes. A explicação que tem sido mais aceita é a de que os chicletes ajudam aquelas pessoas que sentem muita vontade de comer doce, sendo uma ferramenta para driblar esse desejo e evitar a ingestão de alimentos muito calóricos. 

Essa recomendação pode não ser válida para você, se tiver gastrite, pois a mastigação de chicletes aumenta a produção de ácido estomacal, podendo causar dor e desconforto. 

7. Vá a pé

Mulher andando
Faça as suas atividades do dia a dia a pé, como ir ao trabalho, mercado e etc.

Lembre-se, qualquer atividade que você faça queima calorias, e gastar mais calorias do que você consome é o fator mais determinante do seu emagrecimento.

Então, considere o quão longe estão alguns dos destinos do seu dia a dia como trabalho, academia, o supermercado e a casa de amigos. Dependendo da distância e do seu tempo, caminhar ou ir de bicicleta pode ajudar ainda mais em seus resultados de perda de peso e gordura corporal.

Fazer alguns trajetos a pé e subir escadas, ao invés de usar o elevador, são mudanças simples que podem, ao final do dia, aumentar significativamente a quantidade de calorias gastas, facilitando o seu emagrecimento.

8. Sinta a vibração

Em um estudo da Universidade de Stony Brook (Nova York), os pesquisadores observaram que os ratos colocados em uma plataforma vibratória durante 15 minutos por dia apresentaram menor índice de gordura corporal do que os ratos não expostos à vibração, após um período de 15 semanas.

Pesquisas com humanos apresentaram resultados similares, demonstrando o aumento da perda de peso através da vibração.

Se a sua academia tiver uma plataforma vibratória, também conhecida como Power Plate, peça ao seu treinador para incluí-la no seu treino e tente usá-la por alguns minutos durante a semana.

9. Seja um gamer

Os populares jogos de vídeo game Dance Dance Revolution e o Just Dance, podem ser uma ótima maneira de praticar exercícios, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Wisconsin, La Crosse.

Os pesquisadores observaram em um estudo que os voluntários adultos queimavam até 10 calorias por minuto jogando este tipo de jogo, o que equivale a uma corrida à velocidade de 8 km/h.

O que você achou dessas dicas para dietas de perda de peso? Você acha que elas podem realmente te ajudar durante o emagrecimento? Qual delas você mais gostou e pretende testar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário