Castanha da Índia Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Se você está procurando um produto natural que possa ajudar no emagrecimento, o mundo das castanhas sempre tem algo a oferecer. A castanha da Índia faz parte desse grupo e é uma das mais antigas conhecidas para este fim. E é verdade: a castanha da Índia emagrece mesmo. No entanto, usá-la para emagrecer não é algo livre de riscos. Confira aqui os benefícios desta semente e os seus efeitos colaterais.

Castanha da Índia, o que é isso?

A castanha da Índia nada mais é que uma semente de uma árvore originária dos países Bálcãs, na Europa. Como o restante das castanhas, além de carboidratos, ela possui uma boa dose proteína (3%) e de fibras (19%), o carboidrato do bem que melhora o funcionamento do intestino e, assim como a proteína, aumenta a sensação de saciedade. Há ainda uma boa quantidade de gorduras (64%) boas que reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom, embora aumentem também consideravelmente as calorias, além de uma série de vitaminas.

Ela é usada não apenas pelos seus vários benefícios para a saúde, mas também por conta de seu sabor semelhante ao da batata doce. Durante centenas de anos esta semente vem sendo utilizada na medicina natural para o combate de vários males e a indústria cosmética já se aproveitou dessa semente para fazer cremes que deixam a pele mais macia. Agora também já se sabe que ela tem participação no emagrecimento.

Por que a castanha da Índia emagrece?

A castanha da Índia tem uma combinação poderosa de uma série de propriedades necessárias para o bom emagrecimento. Ela prolonga a sensação de saciedade, é laxante, diurética e melhora o metabolismo, mas até aí não há nada que outras castanhas não possam fazer por você. A castanha do pará, por exemplo, tem as mesmas propriedades. O grande trunfo da castanha da Índia para emagrecer é sua ação na circulação sanguínea.

Quando temos uma circulação sanguínea ruim, a troca de oxigênio do sangue para as células diminui, e as células começam a acumular mais toxinas do que o normal. O resultado é que estas células ficam literalmente sem ar e se acumulam umas às outras, formando o que chamamos de celulite. Então, quando você resolve agir, sua circulação já está muito debilitada e vai demorar para fazê-la voltar a trabalhar 100%. É aí que a castanha da Índia entra.

A castanha da Índia tem uma ação que melhora a circulação, especialmente a das veias, responsáveis por coletar as toxinas das células. Ela melhora o tônus dos vasos capilares e ajuda na prevenção de acidentes vasculares e também no tratamento de varizes. Quando as veias passam a coletar corretamente as toxinas, o metabolismo começa a melhorar como um todo, trabalhando de forma eficaz. O resultado é uma melhora na celulite e também no peso.

Mas calma, da próxima vez que você vir a propaganda que a castanha da Índia emagrece e serve para tratar a celulite, não é para acreditar em tudo! Muitos estudos foram feitos com o próprio fruto. Em suplementos e medicamentos, a concentração pode variar muito ou conter apenas alguns princípios ativos provenientes da castanha.

Como consumir a castanha da Índia para emagrecer

Esta é uma das formas mais usadas por pessoas que utilizam a castanha da Índia para emagrecer em suas dietas:

  • 1ª semana: partir a castanha em 8 partes e ingerir apenas uma no café da manhã ou no lanche da manhã (por volta das 9 ou 10 horas).
  • Semanas seguintes: partir a castanha em 4 partes e ingerir apenas uma no mesmo horário da primeira semana.

Você pode engolir este pedacinho inteiro ou mastigá-lo; ambos os casos surtirão efeito em você.

Você também pode encontrar o extrato da castanha em cápsulas.

Quanto a castanha da Índia emagrece?

Associado a um plano alimentar adequado, há quem perca 4 quilos por mês. Mas é claro que dificilmente isso será conseguido exclusivamente pela adição de castanha da Índia na dieta. A castanha da Índia é um auxiliar do processo de emagrecimento, mas dificilmente irá agir sozinha de forma significativa.

Os riscos da castanha da Índia

Você estranhou a quantidade pequeníssima que você pode ingerir diariamente? Estranhou o fato que você aumenta a quantidade a partir da segunda semana? Pois é, isto tem a ver com os riscos de consumi-la.

Muitas pessoas que tomaram a castanha da Índia para emagrecer se queixaram de dor de cabeça, diarreia, vômito, dor de estômago, entre outros problemas. Acontece que os princípios ativos da castanha da Índia estão altamente concentrados nesta semente e algumas pessoas podem apresentar reações mesmo seguindo a dosagem correta. Não é à toa que existe uma série de restrições à castanha da Índia; ela não pode ser consumida por:

  • Cardíacos;
  • Hipertensos;
  • Pessoas com problemas renais;
  • Pessoas com problemas gastrointestinais;
  • Pessoas com problemas de fígado;
  • Menores de 15 anos;
  • Maiores de 65 anos;
  • Portadores de qualquer doença;
  • Alérgicos;
  • Pessoas que já façam uso de algum suplemento, natural ou não, para emagrecer.

Para piorar a situação, não há estudos científicos suficientes que comprovem sua segurança ou que comprovem seus riscos. A própria variação da perda de quilos de pessoa para pessoa faz com que a castanha da Índia perca um pouco de credibilidade no emagrecimento e levante perguntas como se foi realmente a castanha ou foi algo a mais que uma pessoa fez para emagrecer e a outra não.

O fato de que o consumo da castanha deve aumentar gradativamente também indica que ela pode ser realmente agressiva e por isso o corpo precisa desenvolver uma espécie de imunidade a ela.

Por fim, é possível que a castanha interaja com determinados medicamentos.

Se você tem interesse em testar em si mesmo se o uso da castanha da Índia emagrece, o melhor é consultar um médico para saber se você está apto consumir esta semente.

O que você achou da castanha da Índia? Você já utilizou esta semente? Você notou um emagrecimento maior com a castanha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (549 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

123 comentários em “Castanha da Índia Emagrece?”

  1. Bom dia!
    Li o comentário; fiquei também na dúvida sobre qualificação da castanha da Índia.
    Iniciei o tratamento 18/ 02 / 2019 ; durante 15 dias. Os meus sintomas foram abdômen inchada, dores abdominais e diarréia; ( tenho intolerância a lactose, e refluxo); supri de água de coco e muito liquido. Parei por causa do inchaço abdominal. Retornando quinze dias depois intercalando os dias. Fico no momento aguardando. Até o momento tranquilo. Tenho ido ao banheiro todos os dias; sem nenhum efeito colaterais como no princípio.
    Continuo pesquisando.
    Interesse maior sobre a castanha é colesterol.