Chá Amarelo Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer, Como Tomar e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Assim como os já conhecidos chá verde, chá branco e chá vermelho, o chá amarelo é obtido por meio da planta Camellia sinensis, tendo apenas uma fase de colheita e tempo de fermentação diferentes desses outros chás.

O chá amarelo é conhecido por ser dono de um sabor suave, próximo do adocicado, o que é uma vantagem para quem não aprecia os chás amargos.

Será que o chá amarelo emagrece?

Uma pesquisa japonesa divulgada na publicação Phytotherapy Research (Pesquisa em Fitoterapia, tradução livre), que estudou todos os tipos de chás oriundos da Camellia sinensis, indicou que o chá amarelo contém uma quantidade expressiva de uma substância chamada de ácido gálico – possuindo três vezes mais do composto que o chá verde e oito vezes mais do que o branco.

Esse ácido gálico é conhecido por estimular a produção de enzimas hepáticas, que têm a função de remover substâncias prejudiciais ao corpo.

O acúmulo das toxinas (substâncias que fazem mal ao corpo) provoca danos às células, aumentando a retenção de líquidos (condição que provoca inchaço) e dificultando a perda de peso.

Ou seja, mais exato do que dizer que o chá amarelo emagrece é afirmar que a bebida pode contribuir, ainda que indiretamente, com um processo de perda de peso.

Como tomar o chá amarelo

Entretanto, vale ressaltar que para obter os benefícios do chá amarelo é necessário consumir no mínimo cerca de um litro da bebida. Uma quantidade um tanto quanto elevada, não é mesmo?

Portanto, antes de começar a beber tudo isso do chá por dia, confirme com o médico se essa dosagem não pode trazer prejuízos para a sua saúde e cheque com ele qual a dose máxima que você pode tomar da bebida por dia.

Até porque o chá amarelo contém cafeína, uma substância que pode provocar problemas quando ingerida em quantias elevadas ou por pessoas sensíveis à mesma.

A cafeína também pode causar efeitos colaterais como insônia, nervosismo, ansiedade, inquietude, irritação no estômago, náusea, vômito, aumento do ritmo cardíaco e da respiração, dor de cabeça, agitação, dor no peito, zumbido nos ouvidos e piorar distúrbios de sono em pacientes com AIDS, quando ingerida em doses muito elevadas ou por muito tempo.

Nada de achar que o chá amarelo emagrece magicamente

Até porque nenhuma bebida pode fazer isso. Tanto que o uso do chá amarelo deve ser aliado a uma dieta, preferencialmente a uma dieta que privilegie alimentos que saciam a fome rapidamente e estimulam o bom funcionamento do intestino e do organismo de maneira geral.

Ou seja, quem quer e/ou necessita emagrecer ou não engordar precisa seguir uma alimentação controlada, equilibrada, nutritiva e saudável.

Para quem tiver dificuldade em fazer isso sozinho, vale a pena contar com o auxílio de um nutricionista, que é o profissional habilitado para indicar uma dieta que ajude a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

Para que serve o chá amarelo

1. Proteção contra toxinas

O ácido gálico, apontado como abundante no chá amarelo, protege o fígado dos efeitos negativos de toxinas que costumam estar presentes no ar poluído e em alguns alimentos que consumimos.

2. Fonte de antioxidantes

De acordo com os nutricionistas, o chá amarelo possui fortes antioxidantes em sua composição. É graças ao lento processo de fermentação em sua produção que o chá amarelo carrega mais polifenóis, um tipo de antioxidante.

Vale lembrar que os antioxidantes estão associados ao combate aos radicais livres, compostos prejudiciais que contribuem com problemas como o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças como câncer e artrite.

Como fazer chá amarelo

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa da erva do chá amarelo;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo; Sem deixar ferver, adicionar a erva do chá amarelo assim que surgirem as primeiras bolhinhas na água e desligar o fogo.

Alertamos que a água muito quente em um chá degrada os compostos bioativos da erva, resultando na diminuição dos efeitos positivos da bebida.

Lembramos também que, sempre que possível, deve ser utilizada a erva desidratada a granel, própria para a infusão, no preparo do chá. Para encontrar somente o chá em pó instantâneo ou sachê, a orientação é escolher uma boa marca e checar no rótulo se trata-se de uma erva extraída da Camellia sinensis.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Cuidados com o chá amarelo

O chá amarelo é contraindicado para mulheres grávidas, pessoas que sofrem com problemas estomacais, osteoporose, gastrite, artrite reumatoide, anemia ou qualquer tipo de inflamação no sistema digestivo e deve ser evitado por quem tem pressão arterial elevada.

A bebida não deve ser ingerida depois das refeições principais porque as suas catequinas podem prejudicar a absorção de minerais como ferro e cálcio.

Destacamos ainda que a ingestão do chá amarelo não deve acontecer depois das 19h para evitar a insônia, já que a bebida possui cafeína.

Por questões de precaução, consulte o médico antes de começar a tomar o chá amarelo para saber se ele não pode te fazer mal, especialmente se você for criança, adolescente, idoso, estiver no período do aleitamento do seu neném ou sofrer com alguma doença ou condição específica de saúde.

É fundamental ainda consultar o médico para saber qual a dosagem máxima indicada para a bebida e com qual frequência ela pode ser utilizada para evitar problemas à saúde.

Também é necessário informar ao médico caso esteja tomando algum tipo de medicamento, suplemento ou planta para que o profissional verifique se não faz mal ingerir o chá amarelo ao mesmo tempo em que utiliza a substância em questão.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que chá amarelo emagrece? Já provou ou tem vontade de experimentar essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário