Chá de Berinjela Emagrece? Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Muitas se fala dos benefícios da berinjela, mas será que o chá de berinjela emagrece? Vamos entender isso a seguir.

Uma berinjela descascada de 550 g possui 110 calorias e contém 132 calorias se estiver com a casca. Ela é dotada de importantes nutrientes em sua composição como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio.

Mas será que todos esses componentes fazem com que uma bebida feita a partir do alimento, como um chá, colabore com a perda de peso? Será que o chá de berinjela emagrece? E quais seriam outros benefícios que ele traz à saúde? E como fazer uma receita da bebida? Vamos descobrir isso agora!

Veja também: 10 Benefícios da Berinjela – Para Que Serve e Propriedades

O chá de berinjela emagrece?

É possível dizer que o chá de berinjela emagrece mas cuidado com essa promessa. Veremos em mais detalhes issoa gora. O ingrediente que dá origem à bebida é dotado de fibras. As fibras são importantes para a perda de peso porque promovem a sensação de saciedade ao organismo.

Ao sentir-se satisfeito, o apetite diminui e fica mais fácil controlar e diminuir a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia. Veja outras formas de diminuir o apetite também.

Além disso, a berinjela é um alimento de baixo índice glicêmico, ao mesmo tempo em que é pobre em carboidratos – são 6 g do nutriente encontrados a cada porção de 100 g do alimento.

Isso significa que ao ser ingerida, os poucos carboidratos da berinjela não causam uma elevação brusca nos níveis de açúcar no sangue. Tal efeito é benéfico para a perda de peso porque quando há um crescimento brusco nas taxas de glicose no sangue também ocorre o aumento do apetite.

Outro ponto importante é que a berinjela que dá origem ao chá não é rica em calorias, ao mesmo tempo que é dotada por diversos nutrientes importantes para o organismo. Como vimos lá em cima, para chegar a 132 calorias do alimento é necessário comer mais de 0,5 kg.

Assim incluir a berinjela e receitas que derivam dele (sem acompanhamentos calóricos e pobres em nutrientes, obviamente) é uma escolha sábia para quem não deseja simplesmente perder peso, mas, quer emagrecer de maneira saudável.

Entretanto, é fundamental entender que não é verdade que o chá de berinjela emagrece sozinho. Como já é de conhecimento popular, nenhum ingrediente, remédio, produto, comida ou bebida consegue magicamente promover a perda de peso.

Até porque de que adianta tomar uma xícara de chá de berinjela antes do jantar e incluir hambúrguer, batata frita, refrigerante e sorvete no cardápio da refeição? Não dá para esperar emagrecer assim, não é mesmo?

O emagrecimento é um processo composto por várias atitudes. Enquanto incluir a berinjela em forma de chá na dieta pode ajudar a perder peso, é essencial que o hábito seja acompanhado de uma dieta saudável e equilibrada e de uma rotina regular da prática de exercícios físicos, que aumentam o gasto calórico.

Outros benefícios da berinjela

De acordo com a edição de maio de 2008 da publicação Bioresource Technology, a presença constante da berinjela na dieta ajuda no controle do diabetes do tipo 2.

As fibras, o potássio, a vitamina C e a vitamina B6 encontradas na composição do alimento ainda auxiliam a saúde do coração. Ela também é dotada de flavonoides, compostos que de acordo com o American Journal of Nutrition (Jornal Americano de Nutrição, tradução livre), estão associados com um risco baixo de morte relacionado à doença do coração.

O alimento também pode ajudar em relação ao colesterol. Segundo o site Medical News Today, análises em laboratório identificaram a presença de ácido clorogênico na berinjela. Tal componente já mostrou ser capaz de reduzir os níveis de LDL – o colesterol do mal. Além disso, a substância é um agente antibacteriano, antimicrobiano e anticarcinogênico (que reduzem a frequência de manifestação de tumores espontâneos ou induzidos) e combate os radicais livres que causam doenças.

Em relação ao benefício referente aos níveis de colesterol no sangue promovidos pelo alimento, também vale a pena saber que pesquisas feitas com animais já mostraram como a berinjela pode contribuir. Estudos revelaram que coelhos que possuíam altas taxas de colesterol não somente diminuíram seus níveis de colesterol no sangue como também perderam peso ao ingerir suco de berinjela.

Veja também: Como Baixar o Colesterol – Dieta, Suplementos, Exercícios e Dicas

Ainda de acordo com o site Medical News Today, estudos realizados com animais também já mostraram que a nasunina, um antioxidante encontrada na casca do alimento, protege algumas membranas das células do cérebro contra os danos causados pelos radicais livres. O composto ainda colabora com o transporte de nutrientes e a eliminação de resíduos desnecessárias nas células.

A nausinina é uma anticionina. Pesquisas já mostraram que as anticioninas inibem a neuroinflamação e facilitam o fluxo de sangue até o cérebro, fatores que auxiliam a melhorar a memória e a prevenir distúrbios mentais relacionados à idade.

Receita de chá de berinjela

Agora é hora de conhecer a receita de chá de berinjela. Confira:

Ingredientes:

  • 1 berinjela com folhas;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

1 – Cortar a berinjela com a casca em rodelas. Colocar as fatias dentro de uma panela e despejar o litro de água;

2 – Ferver durante cerca de 15 minutos. Remover a panela do fogo e tampá-la até amornar;

3 – Coar, guardar o chá em uma garrafa de vidro e deixar na geladeira até o dia seguinte.

Dicas

Durante o período em que o chá ficar na geladeira, bebê-lo aos poucos. Tome a bebida em jejum todos os dias. No entanto, ao atingir um mês inteiro bebendo o chá todos os dias, faça uma pausa de três dias em seu consumo e só então volte a ingeri-lo.

Ao escolher uma berinjela para o seu chá, opte por uma com cor roxa bem escura, que tenha uma casca dura, esteja firme e sem rachaduras. Guarde-o inteiro e com a casca para não haver perda de nutrientes. Quando armazenada no refrigerador, ela dura até quatro dias. Já se for guardada dentro de uma sacola na geladeira, pode durar entre uma e duas semanas.

Você acha que o chá de berinjela emagrece? Como foi sua experiência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário