Chá de Camomila Dá Sono? Acalma?

Especialista:
atualizado em 03/03/2020

Muitos afirmam que o chá de camomila dá sono e acalma, mas é importante que você saiba tudo o que é científico e está por trás disso para poder deixar os mitos para traz.

A camomila é uma das ervas medicinais mais antigas conhecida pela humanidade. Membro da família Asteraceae / Compositae, suas preparações são frequentemente usadas para tratar muitas doenças como febre do feno, espasmos musculares, inflamação, distúrbios menstruais, úlceras, distúrbios gastrointestinais, feridas, hemorroidas, dores reumáticas e insônia.

Seus óleos essenciais são amplamente utilizados em cosméticos e aromaterapia, e muitas diferentes preparações de camomila foram desenvolvidas, mas a mais popular delas é o chá de camomila.

Mais de um milhão de xícaras de chá de camomila são consumidas diariamente. A camomila possui diversos benefícios para a saúde como por exemplo acalmar e tratar a ansiedade.

“Nós já vimos escritos e gravações de pessoas usando camomila como tratamento do sono por centenas, senão milhares de anos” disse Eric Zhou, membro do corpo docente da Divisão de Medicina do Sono da Escola de Medicina de Harvard, Estados Unidos.

Pesquisas e evidências de que chá de camomila dá sono e acalma

Considerando toda a popularidade da camomila como remédio herbal para problemas de ansiedade e sono, é surpreendente como até então poucos ensaios clínicos foram feitos para investigar a sua eficácia.

Algumas experiências interessantes foram feitas na última década e veja agora o que elas dizem a respeito da afirmação de que o chá de camomila dá sono, acalma ou pode inclusive ser um tratamento natural para ansiedade.

Pesquisa sobre insônia e o uso da camomila

Pesquisadores da Universidade de Michigan nos Estados Unidos analisaram a qualidade subjetiva do sono e o funcionamento diurno em 34 paciente com insônia crônica.

Os participantes receberam 270 mg de camomila ou um placebo durante 28 dias duas vezes ao dia.

Como resultado eles descobriram que houve melhorias leves em alguns aspectos do sono, concluindo que a camomila pode fornecer benefícios modestos do funcionamento diurno e benefícios mistos no sono diário em relação ao placebo em adultos com insônia primária crônica.

Apresar desse efeito positivo, os pesquisadores descobriram que o grupo do placebo teve um tempo total de sono um pouco melhor do que o grupo que tomou camomila.

Eles também relatam que essa dose de 270 mg de camomila é segura.

Pesquisa sobre camomila e ansiedade

Atualmente muitas pessoas sofrem com uma ansiedade que parece aumentar antes de dormir e a pesquisa sobre os efeitos da camomila na ansiedade parece um pouco mais promissora do que a anterior.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia deram extrato de camomila para 28 pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) enquanto outros 29 pacientes receberam placebo.

Após 8 semanas, eles encontraram uma redução significativa na ansiedade entre o grupo que recebeu camomila. Os pesquisadores disseram que a demonstração da eficácia e tolerabilidade da camomila em pacientes com TAG mais leve pode fornecer uma aceitação mais ampla do tratamento ansiolítico na comunidade médica em geral.

Apesar das limitações deste estudo inicial, os resultados sugerem que a camomila pode possuir um efeito ansiolítico modesto em alguns pacientes com TAG leve ou seja, pode-se dizer que mesmo que levemente a camomila acalma.

Estudo sobre camomila e ansiedade a longo prazo

Em um estudo mais recente, pesquisadores nos Estados Unidos conduziram o primeiro experimento de camomila a longo prazo para o Transtorno de Ansiedade Generalizada –TAG.

Durante a primeira fase, 179 participantes tomaram 1500 mg de extrato de camomila diariamente por 12 semanas e em seguida, foram divididos em dois grupos por mais 26 semanas.

Enquanto um grupo continuou com a terapia com camomila o outro recebeu um placebo.

Os resultados foram bastante promissores. São eles:

  • O grupo que recebeu camomila demorou mais tempo para sofrer uma recaída.
  • Não houve nenhum tipo de efeito colateral sexual (como o contrário foi observado com o uso de alguns medicamentos).
  • Os participantes tiveram melhoras significantes em seus sintomas de ansiedade e bem-estar psicológico.
  • A dose maior com 1500 mg de camomila demonstrou ser segura. Houve apenas alguns efeitos colaterais leves que também foram observados no grupo do placebo.
  • Houve melhoras na pressão sanguínea.

Pesquisa sobre os efeitos da camomila na ansiedade e depressão

A equipe da Universidade da Pensilvânia realizou diferentes análises dos dados do seu estudo, foi citado acima.

Nesta análise os pesquisadores descobriram que alguns dos pacientes tinham ansiedade e depressão, alguns apresentavam ansiedade com histórico de depressão e outros apenas ansiedade.

Eles descobriram uma redução significativa nos níveis de depressão para todos os grupos afirmando que a camomila pode exercer um efeito antidepressivo.

Eles afirmam que essa erva pode produzir um efeito antidepressivo clinicamente significativo em humanos.

Como ocorre em todas as pesquisas clínicas, os pesquisadores dizem que mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados, porém fornecem uma razão para otimismo especialmente quando se trata em acalmar e ajudar com a ansiedade.

Camomila pode ajudar no sono

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Urologia e Nutrição do Hospital Universitário Case Medical Center em Cleveland, Estados Unidos, tradicionalmente o chá de camomila tem sido usado para tratar insônia e induzir a sedação devido aos seus efeitos calmantes.

Eles acreditam que os seus efeitos sedativos podem ocorrer devido ao flavonóide apigenina que se liga aos receptores de benzodiazepina no cérebro. Estudos em modelos pré-clínicos demonstraram efeitos anticonsulsivantes e depressores no sistema nervoso central.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Pharmacoly disse que embora tenha ocorrido muita ausência dos participantes, dez pacientes cardíacos caíram imediatamente em sono profundo com duração de 90 minutos após tomares chá de camomila.

Já um outro estudo realizado pelo Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Okayama, Japão demonstrou que os extratos de camomila exibem atividade hipnótica do tipo benzodiazepínico.

Em um outro estudo, a inalação do vapor do óleo desta planta reduziu um aumento induzido pelo estresse nos níveis do hormônio adrenocorticotrófico plasmático (ACTH).  

Os compostos, exceto a apigenina, presentes nos extratos de camomila podem ser responsáveis por algum efeito sedativo, no entanto muitos desses compostos ainda não foram identificados.

Vale a pena tomar chá de camomila antes de dormir?

Embora os resultados das pesquisas impeçam os cientistas de darem uma resposta definitiva sobre o efeito bioquímico da camomila no cérebro e afirmar ou não que chá de camomila dá sono e acalma há boas notícias para as pessoas que adoram tomar esse chá antes de dormir.

Há várias causas da insônia e o sono pode ser afetado por um grande número de fatores, e como muitas pessoas que sofrem com isso sabem muito bem, se preocupar com o sono pode manter a mente ativa e dificultar ainda mais o sono.

Se você acredita que o chá de camomila está te ajudando a dormir, “irá se sentir menos estressado com o sono” disse Zhou que também é psicólogo no Hospital Infantil de Boston e no Instituto de Câncer Dana-Farbes.

Se beber chá antes de dormir te ajuda a se acalmar, isso também pode te ajudar a pegar no sono.

Em outras palavras, não deixe que a literatura clínica o impeça de tomar uma xícara de chá de camomila antes de dormir, ele é muito seguro e oferece diversos benefícios para a saúde.

Enquanto a ciência não chega a uma conclusão, se para você chá de camomila dá sono e acalma, basta continuar tomando ou simplesmente experimentar tomar antes de dormir para ver se te ajudar a pegar no sono.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia se o chá de camomila dá sono? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá de Camomila Dá Sono? Acalma?”

  1. Olá! Muito interessante!

    Fico feliz de ver artigos coerentes e baseados em fontes seguras! Em um tempo de desinformação é muito legal encontrar artigos desta qualidade! Parabéns!