Chá de Gengibre Emagrece? Veja 13 Benefícios

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

O chá de gengibre emagrece devido à propriedade da bebida de aumentar o metabolismo, estimular a circulação e excreção de toxinas do corpo. O chá de gengibre diminui a fome independente de sua concentração. É claro, se você come metade de um pão em cada refeição e também toma chá de gengibre com doces, você não irá alcançar resultados nessa relação, exceto pelo fato inegável de que você não se sentirá tão mal por comer demais como se sentia antes.

A raiz de gengibre possui uma substância rara chamada gingerol, que reforça a circulação de sangue e energiza os processos metabólicos. De maneira simples, as pessoas usam o chá gengibre para emagrecer porque ele ajuda a digerir alimentos gordurosos, regula o colesterol e o processo metabólico da gordura e remove toxinas do corpo. É extremamente possível que devido aos listados acima, assim como outras propriedades características, o consumo do chá de gengibre emagrece, assim como outras formas de consumo do gengibre.

O fato é que pessoas que comem gengibre não perdem peso tão rápido quanto se seguissem alguma dieta estrita, mas aqui a perda de peso ocorre de forma mais estável e saudável. A explicação para isso é o fato do chá de gengibre e pratos que contêm gengibre não produzirem um tipo de efeito de choque no corpo. Eles simplesmente passam para outra forma de conseguir energia.

Gengibre

Gengibre é nativo da Ásia, e a raiz de gengibre é popular na culinária asiática, assim como remédio para várias condições. Gengibre pode ser um remédio tradicional para diminuir inchaço, ajudar a congestão, limpar toxinas do seu corpo e baixar febre e dor. Remédios de gengibre são apresentados em uma variedade de formas, incluindo chá de gengibre. Não há evidência médica conclusiva desses propósitos medicinais do gengibre.

Chá de Gengibre

Prepare o chá de gengibre com gengibre fresco ao ferver 2 xícaras de água, adicionando uma colher de sopa de canela em pó e deixando ferver por 15 minutos — mais tempo produzirá uma infusão mais forte. Para fazer com gengibre seco, adicione 1/4 de colher de chá de pó de gengibre em 2 xícaras de água fervente. Se o sabor picante do chá de gengibre é muito forte para você, tente adicionar uma colher de chá de mel para adoçar.

Digestão

Gengibre é um remédio muito usado para dificuldades estomacais e intestinais, e pode ajudar a aliviar desconforto digestivo. Beber uma xícara de chá de gengibre pode ajudar a prevenir e aliviar desconforto e gases no trato digestivo. Uma digestão mais suave quer dizer que seu corpo vai assimilar mais nutrientes dos alimentos que você come, então você naturalmente irá consumir menos calorias. Não há evidência médica conclusiva do uso de gengibre para ajudar na digestão.

Limpeza

Chá de gengibre pode ajudar a promover sudorese. Suar ajuda a liberar toxinas do corpo através da pele. Portanto, beber chá de gengibre emagrece por ajudar seu corpo a derreter e eliminar excesso de gordura e toxinas e impurezas através da sudorese. Não há evidência médica conclusiva que indique o uso de chá de gengibre para limpeza interna.

Alertas

Gengibre pode afinar seu sangue, então evite tomar chá de gengibre para emagrecer se você está tomando medicação para afinar o sangue, perdeu muito sangue ou possui risco de sangramento intenso. Evite usar gengibre de forma medicinal enquanto estiver grávida. Fale com seu médico antes de integrar chá de gengibre ao seu plano de perda de peso.

Benefícios do Chá de Gengibre:

Já dissemos anteriormente que é uma verdade que o chá de gengibre emagrece. Mas esta iguaria tem outros inúmeros benefícios para o seu organismo. Confira a lista abaixo.

1. Enjôo de Movimento:

Pode ajudar a acalmar os nervos. Útil para prevenir vômito, dores de cabeça e enxaquecas. Também é útil para se livrar do fuso horário depois de uma longa viajem.

2. Desconforto Estomacal:

Tem um papel vital na digestão adequada, o que indiretamente melhora a absorção de alimentos e evita dor no estômago. Também pode prevenir arrotos. Melhora seu apetite ao liberar ácidos gástricos.

3. Reduz Inflamação:

É útil para tratar inflamação das juntas, como artrite reumatoide. Pode te ajudar a se livrar do cansaço e inchaço de músculos e juntas. Chá de gengibre é aconselhado em caso de pé de atleta para prevenir dor, sensação de queimação e coceira.

4. Asma:

Beber chá de gengibre é benéfico em casos de asma. Gengibre ajuda a alargar a fleuma e expandir os pulmões, o que ajuda na recuperação de respiração difícil. Também reduz alergias e espirros constantes.

5. Circulação Sanguínea:

Beba uma xícara de chá de gengibre para melhorar o fluxo sanguíneo, prevenir febre, calafrios e suor excessivo. Gengibre contém compostos ativos como minerais e aminoácidos que são úteis para suavizar o fluxo sanguíneo e prevenir doenças cardiovasculares.

6. Desconforto Menstrual:

Coloque uma toalha molhada com chá de gengibre na sua área uterina. Isso te ajudará a aliviar a dor e relaxar os músculos. Tomar o chá de gengibre também te dará um efeito calmante.

7. Imunidade:

Ele contém antioxidantes que melhoram o sistema imune. Beber uma xícara de chá de gengibre por dia diminuirá o risco de derrame, assim como os depósitos de gordura nas artérias. O chá de gengibre também abaixa níveis de colesterol e dá resultados incríveis.

8. Alivia o Estresse:

Beba uma xícara de chá de gengibre para melhorar seu humor e ficar revigorado e calmo. Chá de gengibre é um aliviador comprovado de estresse devido ao seu aroma relaxante. 

 9. Fertilidade:

Gengibre contém propriedades afrodisíacas de acordo com alguns estudos. Chá de gengibre ajuda a melhorar a qualidade do esperma e fertilidade masculina, se consumido diariamente por homens. Também ajuda a tratar a disfunção erétil nos homens.

10. Tosse e resfriado:

Beba uma xícara de chá de gengibre se você sofre frequentemente de tosse e nariz escorrendo. Isso ajuda a alargar a fleuma e relaxar o sistema respiratório. Ele transmite calor ao corpo e te faz sentir-se revigorado.

11. Câncer:

Alguns estudos ligaram o chá de gengibre a um tratamento de câncer melhor.

12. Mal de Alzheimer:

Alguns estudos associaram o chá de gengibre à prevenção do mal de Alzheimer.

13. Perda de Peso:

Chá de gengibre tem um papel integral no processo de perder peso e viver uma vida positiva. Ele é um queimador de gordura e não afeta o peso geral. O chá de gengibre emagrece também por te ajudar a se sentir cheio, o que ajuda a reduzir sua ingestão de calorias.

Efeitos colaterais do Chá de Gengibre:

  • Chá de gengibre pode causar inquietação e insônia.
  • Pacientes com pedra na vesícula não devem tomar chá de gengibre.
  • Chá de gengibre não deve ser tomado durante a gravidez.
  • Evite chá de gengibre com o estômago vazio, já que pode irritar o estômago.
  • Muito chá pode causar diarreia, irritação, náusea e queimação.

Você costuma utilizar o chá de gengibre para emagrecer? Costuma ter o gengibre em suas refeições? Como você o consome?  Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Chá de Gengibre Emagrece? Veja 13 Benefícios”

  1. Comecei a consumir hoje mas tive dúvidas quanto aos horários para ingestão da bebida e a quantidade diária! Vi em alguns sites que o recomendável são 3 xícaras. É isso mesmo? Posso consumir ao longo do dia sem me preocupar com horários ?

    • Evite tomar com o estômago vazio, já que pode irritar o estômago, e à noite, pois pode causar inquietação e insônia. Tome 2, no máximo 3 por dia.

  2. Comecei a consumir hoje mas tive dúvidas quanto aos horários para ingestão da bebida e a quantidade diária! Vi em alguns sites quero recomendável são 3 xícaras.

    • Quanto tempo depois de pronto devo consumir o chá de gengibre. Quanto tempo ele demora pra perder suas propriedades?