Benefícios do chá de hibisco – Como preparar e cuidados

atualizado em

O chá de hibisco, bebida preparada com as flores secas de uma flor conhecida como Hibiscus sabdariffa, tem propriedades antioxidantes, ação diurética, age reduzindo a também para baixar a pressão arterial, além de ser um grande aliado da perda de peso.

Os benefícios do chá de hibisco são muitos, e seu uso para melhorias da saúde, tanto física quanto mental, vem desde a antiguidade.

Entretanto, cabe lembrar que o hibisco usado nos chás não é daquele tipo encontrado habitualmente em jardins.

Para conhecer todos os benefícios do chá de hibisco, assista ao vídeo abaixo ou continue a leitura.

Mas quais são os benefícios do chá de hibisco?

Os benefícios são vários, e ao longo do texto vamos abordar cada um deles.

  Continua Depois da Publicidade  

Pode ajudar na perda de peso

Um estudo da Universidade Federal de Lavras demonstrou que substâncias presentes no chá de hibisco podem diminuir a absorção e acúmulo de gordura, e esse efeito pode ajudar na perda de peso. Mas apesar de esse efeito ainda precisar de confirmação de estudos maiores, já é uma boa notícia para quem quer perder peso.

Mas é importante ter em mente que o chá de hibisco sozinho não vai eliminar a gordura corporal. Para isso, é preciso associar o consumo do chá com hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Alguns estudos feitos pela Universidade Chung Shan Medical em Taiwan mostraram que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorreria pela ação das substâncias antioxidantes presentes no chá.

Esse efeito também reduziria a formação de placas de gordura dentro das artérias, diminuindo assim o risco de problemas cardíacos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ajuda na prevenção do diabetes e da síndrome metabólica

Além de agir no controle do colesterol, alguns estudos mostram que o chá pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, que são normalmente mais altos em quem tem diabetes. Sabe-se que controlar os níveis de glicose é outra maneira de evitar a síndrome metabólica.

Entretanto, a Sociedade Brasileira de Diabetes não recomenda a substituição dos medicamentos usados no tratamento do diabetes por chás ou outros produtos naturais, pois os estudos ainda não são conclusivos.

flor de hibisco - hibiscus sabdariffa
Flor de Hibiscus sabdariffa

É diurético e ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos mostram que o chá de hibisco favorece a redução da pressão arterial, principalmente por seu efeito diurético. Entretanto, seu efeito é menor do que aquele apresentado por medicamentos, sendo indicado apenas como um auxílio no tratamento.

Além disso, o efeito diurético do chá de hibisco pode ajudar pessoas que apresentam certo grau de retenção de líquidos, como aqueles relacionados ao ciclo menstrual.

Melhora o funcionamento do intestinal

O chá de hibisco possui efeito prebiótico, ou seja, ele mantém a flora intestinal saudável e melhora inflamações no intestino. Esse efeito anti-inflamatório pode ajudar no tratamento de estados inflamatórios causados pela má alimentação e obesidade, e mesmo em doenças intestinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Os estudos foram feitos em animais, mas supõe-se que os efeitos sejam os mesmos em humanos. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para se chegar a essa conclusão.

É rico em antioxidantes

O chá de hibisco serve não apenas para reduzir as medidas, mas também para manter a saúde. Os antioxidantes das flores de hibisco têm um papel importante na redução dos danos às células causadas pelos radicais livres.

Assim como outros alimentos ricos em antioxidantes, o hibisco pode prevenir o crescimento de células cancerígenas através de uma redução na quantidade de radicais livres no corpo.

Outro efeito dos antioxidantes é o fortalecimento do sistema imunológico.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral?

Como reduz a pressão arterial, o chá de hibisco deve ser evitado por pessoas com pressão naturalmente baixa. Além disso, o chá também é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, pelo risco de que as substâncias presentes no chá passem para o bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar dos vários benefícios, o chá de hibisco pode causar alguns efeitos indesejáveis, principalmente quando consumido em excesso. O principal risco está relacionado ao fígado, já que o chá de hibisco em excesso pode causar danos hepáticos.

O hibisco pode também causar uma descompensação de quadros de diabetes, levando a uma diminuição excessiva da concentração de açúcar no sangue. Isso acontece porque ele pode potencializar os efeitos dos medicamentos que a pessoa normalmente usa no tratamento.

Por isso, o consumo do chá de hibisco não deve passar de duas xícaras por dia, e é importante sempre informar ao médico sobre os chás que esteja usando.

Saiba mais sobre os efeitos colaterais do chá de hibisco e tome os devidos cuidados em relação à bebida.

Como preparar o chá de hibisco

chá de hibisco
  1. Aqueça 200 ml de água e desligue o fogo assim que começar a ferver;
  2. Em seguida acrescente 1 colher chá das flores secas de hibisco, ou um sachê;
  3. Cubra a caneca ou xícara e aguarde cerca de cinco minutos;
  4. Por fim, o chá pode ser servido quente ou gelado.

Se quiser aumentar o efeito termogênico do chá de hibisco, acrescente gengibre ou canela à bebida já pronta, e para usufruir mais dos benefícios, o ideal é tomá-lo sem açúcar ou adoçantes.

Lembrando que todo exagero pode fazer mal, é importante não tomar mais do que duas xícaras do chá de hibisco por dia

Onde encontrar

O chá de hibisco pode ser facilmente encontrado tanto a granel como em sachês, das mais diversas marcas, em casas de produtos naturais e até mesmo supermercados.

Vídeos relacionados:

Confira mais informações sobre os benefícios e formas de consumir o chá de hibisco nos vídeos do nosso canal. Aproveite também para se inscrever com um rápido clique no botão a seguir!

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava que o chá de hibisco poderia trazer todos esses benefícios à saúde e boa forma? Já tem o hábito de consumi-lo com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

86 comentários em “Benefícios do chá de hibisco – Como preparar e cuidados”

  1. Tomo chá todos os dias tomo um litro e meio do chá bem geladinho r maravilhoso, tem algum problema me avise por favor!

    Responder
    • Jorgina Lucas, maluquice, tudo em exagero é arriscado e traz efeitos colaterais danosos, siga a indicação, 2 a no máximo 3 xicaras p dia, o organismo deve assimiliar lentamente os componentes da planta e ir se ajustando de acordo com suas deficiências e ai qdo se exagera na dose o efeito é reverso e danoso.Cuide-se Abraços.

      Responder
    • Bom dia! Tbm já tomei várias vezes ao dia e não me aconteceu nada. Graças a Deus!! Mas depois de ler as dicas acima, acho melhor seguir as orientações indicada pelo profissional.

      Responder
  2. Bom dia!
    Já conheço o chá de hibisco à algum tempo mas não fui inteligente suficiente pra continuar tomando.
    Se eu tivesse levado essa flor a sério com certeza hj o meu resultado seria outro.
    Mas agora estou voltando a tomar o chá de hibisco com mais frequência e seriedade e sei que junto a uma dieta melhor vou alcançar meu objetivo.
    MUITO obrigada E BOM SORTE PARA QUEM FOR CONSUMIR O CHÁ.

    Responder
  3. Realmente o chá de hibisco tem todos esses benefícios. Já tomo regularmente ha algum tempo e além de ter perdido peso também reduziu o coleterou e consequentemente controlou a minha pressão arterial. Há mais de 2 anos não tomo mais remédios para colester e hipertensão. Faço exames periodicamente e o médico disse que não preciso mais dos comprimidos, que me fazia mais mal que bem. Tomo 2 xícaras ao dia, frio, sem açúcar e adoçante a cada 15 dias interrompo por uma semana e volto a tomar.

    Responder
  4. Excelente matéria, venho tomando chá de hibisco há uma semana, ainda não senti nenhum efeito colateral e nenhum resultado tbm em relação ao emagrecimento, será que é necessário tomar o chá gelado? Ou pode ser quente? Eu tomo quente pois não gosto de chá gelado, será que isso interfere de alguma forma no resultado. Se alguém puder me ajudar. Agradeço desde já.

    Responder
  5. Gostei muito das informaçoes do hibisco, mas estou tomando em horário errado, tomo a noite, por enquanto não notei nada de errado. Posso continuar neste horário pois nas informações teria que tomar na parte da manhã e às refeições. Obrigada pelas informações desta matéria , muito bem ELABORADA.

    Responder
    • Estou começando a tomar o chá de hibisco. No primeiro dia que tomei senti muito sono e fraqueza. Dormi muito. Mas acho que fiz concentrado demais, pois não sabia direito como fazer. Essa matéria me ajudou bastante. Só não sabia que interferia em alguns medicamentos pois faço reposição hormonal. Mas gostei muito do chá e da matéria.

      Responder
  6. comecei a tomar o cha do hibisco onte e espero q consiga a perder um pouco de peso pois estou muito acima do peso

    Responder
  7. Tenho hibisco em casa alg tempo, adorei saber de todos os beneficios que ele traz pra saude.muito boa a matéria.

    Responder
  8. Faz algum tempo que estou tomando o chá de hibisco, por ser hipertensa, ter colesterol,triglicerídeos e pré diabética ! Gostei muito da matéria!!! Um abraço

    Responder
  9. adorei a matéria pois esclarecei várias dúvidas que eu tinha a respeito do chá de hibisco comecei a tomar a a três dias vamos aguardar os benefícios …

    Responder
  10. Já sabia que o chá tinha vários benefícios, mas não sabia que era tão abrangente seus efeitos… achei a matéria excelente, completa e muito esclarecedora. Começei a tomar o chá hoje;
    minha intenção é redução de medidas e acelerar o metabolismo …

    Responder
  11. gostei muito da matéria , pois tirou as minhas dúvidas .Eu comecei a tomar o chá de hibisco misturado com: alcachofra ,gengibre ,canela ,louro,só que fiquei com gosto estranho na boca ,então resolvi não fazer tanta mistura e ver se melhora.

    Responder
  12. Tenho amado o resultado e realmenre Dr. Patricia leite e equipe e a todos que fizeram essa matéria estão de parabéns, pois fala as vantagens e as desvantagens que são os efeitos colaterais realmente muito importante e eficiente eu por ex. Tenho pressão mais baixa então tenho consumido moderadamente realmente arrasaram nessa matéria começo meio e fim?????

    Responder
  13. Adorei a matéria do Mundo da Forma, está completa pq vcs colocaram os efeitos colaterais. Realmente dá todos estes efeitos, por isso é bom pausar 15 dias o chá.
    Chá de hibisco gelado é fantástico. Faço de vez em qdo com gengibre e cavalinha. Não coloco açúcar e nem adoçante, algumas pessoas sentem o gosto meio amargo, entretanto pra mim o gosto não atrapalha.
    Na primeira semana que comecei a usar perdi 2k. Não sei se é pq tenho a facilidade de perder peso. Não faço dieta e sim reeducação alimentar e treino 3 vezes por semana musculação. Enfim, adorei a matéria. Usem pq realmente é super mega saudável e para quem quer perder peso é uma maravilha, mas não se esqueçam de fazer atividades físicas constantes.

    Responder