Chá de Sene Emagrece? Dicas, Benefícios e Cuidados

Especialista:
atualizado em 22/01/2019

Chá de Sene é um laxativo natural que pode ajudar a tratar problemas no cólon e ajudar na perda de peso. Entretanto, devido à sua ação poderosa nos intestinos, é importante que você saiba mais sobre essa erva antes de fazer o chá.

O que é Sene?

Vamos começar vendo o que é sene. Do Latim, cassia Angustifolia, senna Alexandrina, cassia Accutifolia ou cassia sene, o sene também pode ser chamado de sene cássia, cassia marilândica ou sene selvagem.

Com mais de 250 espécies de sene, as duas mais conhecidas são cassia Accutifolia e cassia Angustifolia.

Essa erva é nativa do Oriente Médio, África e Ásia, mas algumas espécies podem ser encontradas nos Estados Unidos, em um clima mais temperado.

O sene é um pequeno arbusto, de não mais que 60 cm de altura com folhas amarelo esverdeadas a verde oliva. Essas mesmas folhas e sementes são colhidas e secas para que possam mais tarde se tornar o chá. Flores amarelas e delicadas do sene são lindas para decoração.

Historicamente, o sene tem sido usado pelos seus benefícios desde o século IX por médicos árabes e na Ásia para tratar febre, indigestão, infecção, disenteria, bronquite, convulsão e doenças de pele, embora a sua eficácia nunca tenha sido provada.

Ele também era usado para combater problemas do fígado, pele e respiratórios, e era usado por médicos egípcios para tratar prisão de ventre da realeza e da elite.

Da Renascença em diante, o chá de sene se tornou o laxativo mais usado no mundo. Vamos seguir em frente e ver como o chá de sene emagrece e pode te dar outros benefícios.

Benefícios da Chá de Sene

Esse laxativo natural contém glicosídeos, senosidos, flavonoides, mucilagem, açúcar, resina e derivados da antraquinona, o último sendo responsável pelos movimentos intestinais, ao interagir com bactérias no trato digestivo, e assim causando ação laxativa.

Como um laxativo natural é útil para você?

Tratamento da Prisão de Ventre

  • Se você sofre de prisão de ventre constantemente, você sabe que esse pode ser um problema doloroso. O chá de sene é um laxativo forte usado para aliviar prisão de ventre ao estimular o músculo do seu cólon.
  • Prisão de ventre pode ser o resultado de desidratação e pouco consumo de fibras, e até estresse e tensão podem ser causas. Então, comece tomando o chá de sene na menor dose possível, já que se você tomar demais pode haver efeitos indesejáveis. Seja paciente e espere entre 6 a 12 horas para que ele comece a funcionar.
  • Embora o sene vá ajudar como um tratamento ocasional para a prisão de ventre, é melhor começar a incluir fibras na sua dieta e beber bastante água. Exercícios também podem ajudar se seus problemas intestinais são causados por estresse. 

Como o Chá de Sene Emagrece

  • Alguns chás para perda de peso incluem o sene. Laxativos naturais como esse podem te oferecer a solução temporária que você está procurando, mas também podem trazer sérios problemas de saúde se tomados por mais de 7 dias.
  • Esse chá reduz seu apetite, mas ele também ajuda os alimentos a se moverem mais rápido pelo intestino, antes que todos os nutrientes e calorias sejam absorvidos pelo corpo. Sim, você pode estar perdendo peso, mas através de um processo que não é saudável.
  • A melhor opção é escolher alimentos, bebidas e chás que acelerem seu metabolismo. Chá verde e oolong são muito recomendados. Eles são mais seguros e possuem efeitos mais duradouros. Use a infusão de sene como um método inicial de limpeza para livrar seu corpo de toxinas e resíduos, mas então mova para outros chás e alimentos que podem se tornar parte da sua dieta diária.

Outros Usos para um Laxativo Natural

  • Esse chá de limpeza pode ser usado para expelir vermes intestinais e toxinas do seu corpo.
  • Ele ajuda muito se você passou por cirurgia no reto ou tem hérnia.
  • Ele também é útil quando você precisa fazer uma colonoscopia. Beber esse chá antes do seu exame e deixá-lo limpar seus intestinos irá resultar em uma imagem mais clara para seu médico analisar. Consulte seu médico previamente.

Efeitos Colaterais do Chá de Sene

Enquanto esse chá pode te oferecer alívio da prisão de ventre, para usá-lo com segurança você nunca deve tomá-lo por longos períodos de tempo. Seu uso exagerado pode levar a um intestino mais fraco, dependência e descoloração da urina.

Laxativos, mesmo as ervas, são remédios poderosos, então por favor leve em consideração as indicações abaixo antes de tomar o chá.

Precauções com o Chá de Sene

Embora essa erva natural tenha sido usada por mais de cem anos, é melhor consultar seu médico antes de tomá-la, especialmente idosos.

  • O chá de sene pode baixar seus níveis de potássio, então você não deve combiná-lo com alimentos diuréticos que têm o mesmo efeito. Níveis baixos de potássio, também conhecido como desequilíbrio eletrólito, podem levar a mudanças nos seus batimento cardíacos e fraqueza física.
  • Infusões de sene podem interagir com medicamentos chamados de bloqueadores de cálcio e aumentar a potência de outras ervas que você pode estar tomando, causando reações adversas.
  • Sua ação rápida evita a absorção de nutrientes através do cólon, te privando de vitaminas e minerais importantes.

Excesso de chá de sene

  • Se você beber muito desse chá, você pode sentir dores abdominais, náusea, diarreia, vômito, erupções cutâneas, inchaço nas pontas dos dedos, perda de peso e pigmentação escura no cólon. Isso também acontece se você toma esse chá por longos períodos de tempo. Danos crônicos no fígado e nos rins também pode ocorrer.
  • O uso abusivo dessa infusão também pode danificar o cólon e reto, causar dessensibilização, o que causa dependência e problemas recorrentes a longo prazo.
  • Ele também pode causar perda de ossos, fraqueza muscular e retenção de líquidos.

Não tome esse chá se você pertence a um dos grupos seguintes:

  • Se você está grávida, amamentando ou tem um útero inflamado. Você não deve dar o chá para crianças.
  • Se ocê sofre de hérnia abdominal, doença renal ou hepática, cistite, desidratação, náusea.
  • Se você está tomando medicamentos, sofre de doença cardíaca, anemia, ou doenças nos vasos sanguíneos. Consulte seu médico sobre outro laxativo que não interage com qualquer medicamento que você pode estar tomando.
  • Se você sofre de apendicite ou de desordens intestinais inflamatórias, como doença de Crohn, colite ulcerativa, hemorroidas ou úlceras.

Bebendo o Chá de Sene

Aprenda como fazer chá de sene para que você possa se beneficiar desse laxativo natural da melhor forma possível.

  • Comece colocando água quente (não fervente) sobre ½ a 2 gramas (um quarto de colher de chá) de sene. Evite usar chá em saquinhos, já que eles podem conter muito ou muito pouco da erva. Com infusões poderosas assim, é sempre melhor controlar exatamente o que entra na sua xícara de chá.
  • Deixe o chá em infusão por 10 minutos e escorra.

Método de infusão alternativo:

Você também pode infundir seu sene em água fria por 12 horas. Diz-se que ele possui menos efeitos de cólicas já que esse processo diminui a quantidade de resina no chá.

O chá de sene tem uma cor âmbar, um aroma fraco e sabor amargo.

Aqui estão algumas dicas e recomendações que te ajudarão com esse tratamento natural para prisão de ventre:

  • Para reduzir o efeito de cólicas e dores estomacais, você deve usar uma pequena quantidade de sene e misturá-lo com outras ervas como funcho, casca de laranja, canela, coentro, anis ou gengibre. Faça um chá calmante.
  • É melhor beber o chá antes de dormir. Esse chá leva de 6 a 12 horas para funcionar, então você deve sentir os efeitos de manhã. Não tome outra xícara de chá só porque não sentiu os efeitos na hora. Espere ele funcionar.
  • Não beba mais de duas xícaras por dia e não use por mais de sete dias consecutivos, a menos que recomendado pelo seu médico.
  • Se é sua primeira vez usando o sene, tome menores quantidades para ver como você reage a ele e para evitar cólicas.

O chá de sene pode oferecer alívio para sua prisão de ventre e uma experiência refrescante quando tomado em pequenas quantidades por um curto período. Ele pode ser muito útil, mas tenha em mente todos os seus efeitos colaterais.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já provou chá de sene? Recebeu indicação de alguma pessoa? Ela foi porque o chá de sene emagrece ou por ser um laxante? Comente abaixo os resultados.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (291 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

68 comentários em “Chá de Sene Emagrece? Dicas, Benefícios e Cuidados”

  1. Tenho 50 anos de idade. Desde pequena ouvia falar do SENE como um remédio milagroso. Os índios bebem constantemente este chá. Em 2011 saí de 87 kg para 73 kg em poucos meses. Tomo 200 ml do chá antes de dormir. É tiro e queda.

  2. Olá faz uns dois dias que estou tomando o chá de sene, porque fico quase duas semanas sem ir aos pés como dizem ? E agora fiz uma jarra de um litro de chá pra tomar no lugar de água. Acho que vou dar uma parada pode fazer mal tomando demais pelo que li ai os benefícios desse chá ?? Abraço .

    • Cristiane, cuidado ao fazer uso de 1 litro de Sene. Esta espécie da Cássia Angustifólia pode causar tumores, sangramento, corrosão das paredes intestinais e mesmo levar ao câncer. A Sene é uma erva poderosas sim, mas deve-se ter cuidado na forma como tomar e preferencialmente opte por combinar ervas, pois apenas tomando a Sene vc não emagrece, apenas lhe produz efeito laxativo, oque faz com que resíduos alimentares sejam eliminados, bem como gorduras e açúcares que tb são salutares ao corpo. Neste efeito laxativo desenfreado, vc tb elimina eletrólitos, vitaminas e minerais que são importantes para o funcionamento regular do corpo. As perdas que teve são boas, no entanto vão lhe provocar efeito sanfona.

    • No seu caso vai num médico! Que isso 2 semanas é muito grave! Pensa que são 15 dias de resto de comida podre no seu estômago, com certeza tem algo errado. Não quero te assustar mas se eu sou vc eu ia o quanto antes

  3. Existem mais de 200 tipos de Cássia, por tal é necessário saber qual tipo fazer uso.
    Em uma época 1999 quando já não sabia como sair dos meus 147 kg e sem $$ para gastar mais com médicos, optei por chás. Estudei, pesquisei, aprendi. Criei um Chá composto que fez-me perder 63, 600 kg em 5 meses. A combinação de ervas que formam chás compostos, tb devem ser individualmente pesquisados para não causar efeitos colaterais. Naquela época 1999 deu tão certo que sai de meu emprego e fiz uma empresa somente com esta formulação. Hoje, 20 anos depois, a Emagre&Fin é uma empresa Brasileira consolidada com o emagrecimento saudável. Outras formulações foram criadas para por exemplo emagrecer e regular a taxa glicêmica em diabéticos. Minhas clientes agradecem e memoram tds os dias um corpão com saúde. Por tanto, procurem pesquisar o que compram por ai.

  4. EU FAÇO UMA CHALEIRA CHEIA DE ÁGUA, UM POUCO MAIS DE 1 LITRO DE ÁGUA…COLOCO DOIS PUNHADOS CHEIOS DE CAVALINHA E A PONTA DOS DEDOS DE SENE, BEM POUCO MESMO…COLOCO EM UMA GARRAFINHA DE 500ML E BEBO DURANTE O DIA.
    ÀS VEZES DÁ COLOCA MAS O MEU INTESTINO ESTÁ ÓTIMO.
    A CAVALINHA A NUTRICIONISTA INDICOU.

  5. BOM O CHÁ DE SENE PRA MI AJUDOU A PERDER PESO RAPIDAMENTE ,MAS POR FICAR EMPOLGADA COM ISSO ,ACABEI EXAGERANDO ! E PASSEI MUITO MAL OS BATIMENTOS CARDÍACO SUBIU MUITO A PRESSÃO BAIXOU ,E A IMPRENSÃO E QUE O SANGUE SUBIU TUDO PRA CABEÇA RSRSRS ISSO NA PRIMEIRA VEZ QUE PASSEI MAL E FOI PARAR NO HOSPITAL .MAS AGORA CONTINUO TOMANDO COM MENAS FREQUÊNCIA ! MAS REALMENTE O MEDICO DISSE QUE PELO SINTOMAS PODERIA TER CAUSADO UM AVC …..

  6. Minha filha de quase 3 anos sofre de prisão de ventre, já tomou vários remédios, óleo mineral, lactulose, lactobacillus, benefiber, óleo de linhaça é nada funcionou, só com a chá de sene feito na gelatina que resolveu. Pretendo alternar os dias.Como é bom ver minha pequena fazendo côco sem chorar…

  7. Comecei tomar ontem as 22 e hoje tomei uma xícara antes do almoço e outra xícara antes do jantar,porém até agora não fui ao banheiro, só sinto uma cólica bem fraca,mas vontade de fazer o número 2 ,nada.
    É normal o efeito demorar assim?

  8. tenho retenção de líquidos e tomo antidepressivos, já fiquei até 10 sem evacuar, faço exercícios de 2 a 3 vezes por semana, consumo frutas ricas em fibras, tomo sene 2 vezes por semana, e tem surtido efeito, porem tenho receio quanto aos efeitos colaterais.

  9. Olá,
    Iniciei com o chá de sene por ter uma sensação de estar cheia,mal estar após alimentar-me e usei o chá por 12 dias seguidos.Sou uma senhora de 71 anos e hoje fui aferir minha pressão e meus batimentos cardíacos estavam mais lentos. Tenho feito uso ao deitar e o farmacêutico questionou se estaria fazendo uso de algum relaxante, ansiolítico, e como não uso nada disso somente medicamento para pressão arterial, eu acredito que seja uma reação do chá de sene associado com o chá de erva doce. Faço uso juntos.Erva doce não causa nenhum problema , acredito ser proveniente do Sene.Buscando em alguns sites encontrei esta matéria que me pareceu ser fidedigna.A partir de hoje não usarei mais o sene.Obrigada!

  10. Assim que descobri o SENE, abandonei os remédios tipo Almeida Prado , lactulose enfim!
    Estou tomando SENE em excesso, pelo que li.Tomo mais de um litro por dia, sinti um alívio tão
    grande, que adoro ir ao banheiro agora. Mas li com relação ao fígado e os rins! estou encucada
    mas, cheguei a tomar o dia todo, pelo alívio e pq como besteira, não engordar.
    Ele causa cancer?

  11. ola eu tenho 26 anos e desde sempre fui muito ressecada, fiz varias experiencias e nada resolveu. tomava laxante todos os dias, tipo de dois a três por dia, caso ao contraria eram semanas sem ir ao banheiro. há tres anos venho tomando o SENE no inicio eu sentia mutas cólicas mas hoje ja é normal. e ate o presente momento não me faz nenhum. e o uso em excesso emagreci mesmo. caso esse não seja o seu objetivo beba 3x por semana já ajudara muito o intestino.

      • Bom dia ! Eu também tenho dificuldade de ir ao banheiro. O que resolveu pra mim foi fazer uma pasta de banana verde ! Cozinha a banana bem verde na panela de pressão depois bate no liquidificador com um pouco de água deixa a pasta na geladeira e come 2 colheres em jejum pode comer com iogurte se não quizer comer pura . Também mamão com chia só tem que lembrar de deixar as sementes de molho por 10 minutos no minimo, pode ser no proprio mamão se quizer.

  12. Tenho 14 anos e sofro de prisão de ventre desde pequeno, depois de ler os comentarios fiquei com medo de tomar o chá. Além disso sou gordinho e quero tomar pra resolver as duas coisas, quantas vezes eu devo tomar por semana?

  13. Me indicam para seca a barriga, e me informaram que é um laxante. Eu achei ótimo, pois sofro de prisão de ventre, e já tinha tomado muitos laxante, sem resultado. Experimentei, e gostei muito do efeito. E tomo juntou o útil ao agradável, me deu o alívio de ir ao banheiro, e seca verdadeiramente a barriga.