Chá Mate Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Nos últimos anos, a erva mate tem crescido em popularidade como uma alternativa ao café ou chá verde para perder peso. Descobriu-se recentemente que o chá mate emagrece da mesma forma, e essa planta acabou sendo inserida no mercado.

O que é Erva Mate?

A erva mate é uma pequena árvore de azevinho nativa das florestas tropicais do Paraguai, Brasil e Argentina. Ela foi primeiramente descoberta na América do Sul pela tribo Ache Guayaki, e era tradicionalmente usada por seus efeitos rejuvenescedores. A folha contém naturalmente uma abundância de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Como o Chá Mate Emagrece?

Dos 250 compostos encontrados na erva mate, a ajuda mais notável para promover perda de peso são os alcaloides xantina: cafeína (um estimulante natural), teofilina (oferece uma sensação eufórica) e teofilina (o estimulante encontrado no chá verde). Esses estimulantes naturais funcionam como diuréticos, permitindo que o corpo elimine o excesso de líquidos. Além disso, estudos sugerem que eles também suprimem seu apetite e aceleram seu metabolismo.

Um estudo feito em 2000 pelo Centro Médico Cahrlottenlund na Dinamarca sugere que o consumo mate, em conjunto com guaraná e damiana, desacelera a digestão significativamente, fazendo com que você se sinta cheio por mais tempo. Isso faz com que você coma com menos frequência e consuma menos calorias durante o dia.

O Chá Mate Emagrece Também de Outras Formas?

A erva mate aumenta seu estado de alerta e habilidade de foco. Esse aumento de energia permite que você passe pelo seu dia sem se sentir cansado. Estudos também sugerem que o efeito metabólico que ocorre quando se consome o chá mate aumenta suas reservas de glicogênio, permitindo que você mantenha a resistência muscular por períodos mais longos. Em retorno, você queima mais calorias e evita a fadiga durante seus exercícios.

Beber chá mate também estimula o trânsito intestinal e aumenta a circulação de bile nos seus intestinos. Com a digestão melhor, seu corpo elimina toxinas mais facilmente e previne o acúmulo de toxinas no seu sistema.

Erva Mate e Cafeína

O chá mate tem um pouco mais de cafeína que o chá verde, mas um pouco menos que o café. Uma xícara de café contém entre 85 e 150 mg de cafeína. Algumas variedades de mate contêm tão pouco quanto 25 mg de cafeína, mas outras contêm quase 150 mg – assim como o café. Uma xícara de chá geralmente não excede 70 mg de cafeína.

Cada pessoa reage de maneira diferente à cafeína. Essa grande flutuação geralmente ocorre por causa das diferenças de peso do corpo. Defensores e pesquisas científicas trabalharam para provar que o chá mate emagrece e oferece outros benefícios. Outros grupos simplesmente se focaram em mostrar como a cafeína encontrada na erva mate não funciona da mesma forma que o café.

A erva mate tem outras xantinas além da cafeína, que reduzem os efeitos negativos de consumir muita cafeína. Outros antioxidantes encontrados na bebida tradicional sul americana podem ajudar a acalmar seu corpo e estimular o sistema nervoso central. Alguns estudos conectaram o mate com perda de peso quando combinado com uma dieta saudável e um regime de exercícios.

Quanta Erva Mate é Demais?

Algumas variações da erva mate contêm quantidades de cafeína iguais às do café. Além da quantidade moderada de cafeína, o mate não tem efeitos colaterais negativos comprovados devido ao consumo diário da bebida.

Pesquisas mostraram que consumir mais de 500 mg de cafeína por dia com qualquer alimento ou bebida tem o potencial de afetar os padrões de sono. Consumir cafeína demais também causa dores de cabeça, ansiedade, náusea e batimento cardíaco rápido ou irregular. Assim, é recomendado que não se beba mais de 4 xícaras de chá mate diariamente.

Antioxidantes

Após estudar a erva mate, o líder da pesquisa na Universidade de Illinois disse, “Nossos estudos mostram que alguns dos antioxidantes mais importantes no corpo são induzidos por esse chá.” Não apenas a erva mate tem cerca de 52 compostos ativos a mais que o chá verde, mas ela tem um lugar muito mais alto na escala ORAC (capacidade de absorção dos radicais oxigenados).

Isso basicamente significa que os fitoquímicos na erva mate são muito eficazes no combate a radicais livres que causam doenças, incluindo certos cânceres. Pense nisso como colocar alguns milhões de soldados muito bem treinados no seu sistema imune.

O que Mais Deve-se Considerar Quando Está Tentando Perder Peso?

Embora a erva mate vá melhorar de forma significante sua habilidade de perder peso, uma dieta adequada e programa de exercícios são os ingredientes chave para o seu sucesso. Encontre tempo na sua semana para se exercitar e comer de forma saudável, com poucos alimentos processados.

Um bom programa de exercícios pode ser feito com 3 sessões por semana. Musculação, em conjunto com exercícios de resistência cardiovascular, melhora significativamente sua chance de perder peso. Isso também aumenta sua vitalidade, te oferece muita energia e reduz seus riscos de doenças.

Ter uma dieta rica em nutrientes quer dizer consumir uma grande quantidade de alimentos naturais. Mantenha sua dieta o mais próximo da natureza possível, e evite alimentos que são processados. Lembre-se que quanto mais ingredientes um alimento contém, pior ele é.

Junto com a erva mate, sua dieta deve consistir de fontes de proteína magra como ovos, frango, peixe e carne vermelha magra. Você deve comer uma variedade de frutas e vegetais, além de carboidratos complexos e gorduras saudáveis.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Qual é o seu chá emagrecedor preferido? Você costuma adicionar o chá mate às suas opções? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário