Chá mate

Chá Mate Tira o Sono?

O chá mate é uma bebida feita à base da erva-mate – Ilex paraguariensis – tostada. A planta já era preparada na forma de bebida em localidades como o Paraguai, a Argentina e o Brasil desde antes da chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano.

Um litro do chá mate é composto por alguns nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como manganês, magnésio, cálcio e vitamina B1.

Será que o chá mate tira o sono?

Graças ao fato de ser rico em cafeína, o consume excessivo de chá mate tira o sono – leia-se mais de um litro diariamente – por provocar a insônia.

Por isso, vale alertar que o chá mate não é recomendado para pessoas que já sofrem com a insônia e aconselha-se a não consumir a bebida próximo da hora de ir para a cama e dormir.

No mesmo sentido, afirma-se que o problema do nervosismo durante o dia com falta de sono na parte da noite pode se tornar mais intenso quando ocorre a ingestão do chá mate.

Fora isso, aconselha-se a evitar a ingestão da bebida durante a noite, devido ao fato da bebida apresentar um efeito estimulante, podendo atrapalhar a qualidade do sono ou, inclusive, provocar a insônia.

Além disso, aconselha-se que as pessoas que já dormem mal consumam o chá mate até, no máximo, às 17h da tarde. É aconselhado ainda limitar o consumo da bebida a dois copos diariamente.

Contraindicações e cuidados com o chá mate

Agora que já analisamos se o chá mate tira o sono ou não, vamos saber que pessoas não devem tomar a bebida e que cuidados a sua ingestão requer.

O chá mate é contraindicado para crianças e para quem sofre com hipertensão, problemas no coração, diabetes, glaucoma, osteoporose, síndrome do intestino irritável e queimação gástrica. Pessoas com distúrbios hemorrágicos e que têm dor de cabeça frequente ou enxaqueca também devem ficar longe da bebida.

Mulheres que estejam grávidas, na fase de amamentação de seus bebês ou no período menstrual também não devem consumir o chá mate.

Dependentes de nicotina e álcool não devam consumir o chá mate e distúrbios relacionados à ansiedade como a agitação podem ser intensificados pela ingestão da bebida.

Alguns pesquisadores citam que o chá mate não é indicado para quem sofre com o nervosismo e afirmam ainda que a bebida pode ser perigosa para quem tem gastrite, por conta da possibilidade de agravar as crises da doença.

Pessoas que sofrem com maior sensibilidade à cafeína também devem evitar a ingestão da bebida.

Mesmo para quem não tiver um dos problemas mencionados neste tópico, vale a pena checar com o médico a respeito da segurança em relação ao consumo do chá mate. A recomendação é importante para todos, principalmente para crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição específica de saúde.

A consulta ao médico também deve ser feita por quem faz uso de algum tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal para checar se não faz mal utilizar a erva-mate na forma de chá ao mesmo tempo em que a substância em questão, porque estudos afirmam que existem casos em que o chá mate pode cortar ou intensificar o efeito de remédios.

Recomenda-se não tomar mais de um litro de chá mate por dia – que deve ser preparado com 20 g de folhas da erva-mate ou 15 a 20 saquinhos do chá – dividindo o conteúdo em porções de 330 ml, consumidas antes das principais refeições – café da manhã, almoço e jantar.

É necessário tomar cuidado com a frequência e a quantidade da ingestão de chá mate. Isso porque, de acordo com estudos publicados, quando há um ciclo no consumo de cafeína (presente no chá mate), a substância causa efeitos tóxicos ao organismo.

Os efeitos colaterais do chá mate

A ingestão de mais de um litro de chá mate diariamente pode provocar efeitos colaterais como taquicardia, gastrite e irritabilidade.

Além disso, a cafeína (encontrada na composição do chá mate) inibe ou dificulta a absorção de nutrientes importantes como o ferro.

Destaca-se que o chá mate contém uma substância conhecida pelo nome de oxalato, que pode provocar problemas renais, desenvolvendo cristais nos rins ou pedras no órgão, por conta de sua elevada concentração de cálcio.

Ao experimentar algum desses ou qualquer outro tipo de reação adversa ao consumir o chá mate, procure rapidamente o auxílio do médico, ainda que o sintoma em questão não aparente ser sério. Isso é importante para verificar a gravidade do efeito colateral e receber o tratamento apropriado, caso seja necessário.

Você já tinha percebido que o chá mate tira o sono? Tem costume de tomar essa bebida com frequência em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*