Chá para diarreia – 9 melhores, como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/02/2021

Todo mundo já teve uma diarreia fora de hora, não é mesmo? Confira aqui como resolver esse problema com sugestões de chá para diarreia e como fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

A diarreia é muito incômoda, mas geralmente ela melhora em alguns dias sem a necessidade de tomar remédios para diarreia.

De fato, quando a diarreia é apenas um incidente causado por algo que você comeu, o ideal é tratar a condição com remédios caseiros – como por exemplo os chás.

Certamente, se você piorar ou a diarreia não melhorar em 2 ou 3 dias, é preciso ir ao médico. Mas, do contrário, deixe seu corpo eliminar naturalmente o que te fez mal. 

Ainda assim, é muito ruim ficar com diarreia. Além de melhorar os seus sintomas, os chás ajudam a te manter bem hidratado – o que é indispensável para quem está sofrendo com a diarreia.

Melhores chás para diarreia

chá para diarreia

Veja abaixo as suas melhores opções de chá para diarreia.

1. Chá de canela

A canela é uma especiaria que ajuda na digestão. Como resultado, o chá de canela é um remédio natural muito bom para aliviar a diarreia, além de enjoos, cólicas e náuseas.

Como fazer

Separe 1 canela em pau para ferver junto com 1 xícara de água. Deixe a mistura fervendo por 5 minutos. Em seguida, apague o fogo. Por fim, espere pelo menos 10 minutos antes de peneiras e tomar o chá.

Para potencializar o efeito do chá, você pode combinar a canela com outra erva de sua preferência que também ajuda a combater a diarreia.

2. Chá de framboesa

A framboesa é uma fruta vermelha que auxilia no processo digestivo. De fato, ela ajuda a eliminar os gases e a reduzir os espasmos no intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer

Para preparar o chá de framboesa, você vai usar o fruto com ou sem as folhas. 

Em primeiro lugar, coloque 1 ou 2 colheres de chá cheias de framboesas em uma xícara com água quente. Em seguida, deixe a mistura em infusão por até 5 minutos. Por fim, é só retirar as frutas da xícara e tomar o chá.

3. Chá de mirtilo

O mirtilo (ou blueberry) sempre foi usado tradicionalmente para tratar problemas digestivos. Além disso, o fruto tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem ajudar a tratar a causa da diarreia.

Por isso, o mirtilo garante um ótimo chá para diarreia. Veja também outros benefícios do mirtilo para a saúde.

Como fazer

O modo de preparo do chá de mirtilo é bem semelhante ao chá de framboesa. Para isso, basta aquecer a água junto com 3 colheres de sopa de mirtilo seco. Deixe o fruto cozinhando por 5 ou 10 minutos. Depois disso, é só remover as frutas da bebida e está pronto o seu chá.

4. Chá preto

De acordo com um estudo de 2017 do Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, o chá preto reduz os movimentos intestinais. Isto é, o chá tem um efeito antidiarreico importante para aliviar a diarreia.

Como bônus, o chá preto também ajuda na digestão.

Como fazer

Para cada xícara de água fervente, você vai precisar de 1 sachê ou de 1 colher de chá de chá preto. Coloque o chá preto na água quente e deixe em infusão por 5 minutos. Depois disso, é só coar e tomar.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Chá de hortelã-pimenta 

A hortelã-pimenta é usada há bastante tempo para aliviar problemas digestivos em geral. Ela ajuda não só com a diarreia, mas também com as náuseas e a digestão.

Além disso, o chá de hortelã tem efeito anti-inflamatório que ajudam a tratar outros sintomas como o inchaço e os gases, por exemplo.

Como fazer

O chá para diarreia é preparado por meio de uma infusão. Basta ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar um punhado de folhas de hortelã-pimenta. Depois disso, deixe a bebida descansando por alguns minutos antes de coar e beber.

Esse chá também fica ótimo e ainda mais eficaz se você adicionar algumas folhas de framboesa no seu preparo.

6. Chá de folha de goiabeira

As folhas de goiabeira têm efeito antiespasmódico, ou seja, elas ajudam a reduzir os movimentos intestinais. Como resultado, as fezes podem ficar retidas por mais tempo até ficarem mais sólidas.

Isso faz com que as folhas da goiabeira sejam usadas para preparar um delicioso chá para dor de barriga.

Como fazer

Em uma xícara de água, coloque várias folhas de goiabeira. Aqueça a mistura e assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Logo após isso, desligue o fogo e deixe a bebida descansar por alguns minutos. Por fim, coe e beba.

Para melhorar o sabor e também as propriedades do chá, você pode combinar as folhas de goiabeira com uma erva como a camomila, por exemplo.

7. Chá de camomila

A camomila é capaz de relaxar e aliviar dores de estômago e outros sintomas que acompanham a diarreia.

Além disso, um estudo de 2016 da revista Electronic Physician afirma que a erva tem propriedades antibacterianas e antivirais que ajudam a tratar a causa da maioria das diarreias.

Como fazer

Prepare uma infusão de camomila em água quente. Para isso, ferva 1 xícara de água e adicione a ela 2 colheres de chá de camomila.

Deixe a bebida tampada por 10 minutos para infusão. Por fim, coe e beba o seu chá até 3 vezes ao dia.

Aproveite para conferir no vídeo abaixo os benefícios do chá de camomila para a saúde que a nossa nutricionista preparou:

8. Chá de gengibre

De acordo com uma pesquisa publicada em 2007 no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o composto gingerone presente no gengibre ajuda no tratamento da diarreia causada pela bactéria Escherichia coli – por exemplo.

Além de ajudar com a diarreia, o chá de gengibre ajuda a:

  • Eliminar o enjoo matinal em gestantes;
  • Reduzir os gases e o inchaço;
  • Diminuir a inflamação;
  • Melhorar a digestão;
  • Aliviar náuseas e vômitos associados à quimioterapia.

Como fazer

Ferva uma xícara de água com um pedaço da raiz de gengibre dentro. Depois que a mistura começar a ferver, apague o fogo e espere pelo menos 10 minutos antes de coar e beber.

Para ficar mais gostoso, você pode adicionar mel e limão.

9. Chá de pitanga

O chá da folha de pitanga é um ótimo chá para dor de barriga, que é muito útil para tratar a diarreia. Além disso, a planta tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar no tratamento da condição.

Como fazer

Você pode fazer o chá de pitanga com as folhas da pitangueira. O primeiro passo consiste em ferver 1 xícara de água. Em seguida, coloque 1 colher de sopa de folhas de pitanga na água quente e deixe em infusão por alguns minutos. 

Depois de coar, você já pode tomar o seu chá.

Dicas extras para acabar logo com a diarreia

Certamente, outros chás também ajudam a aliviar a diarreia e os sintomas que surgem com ela. Alguns exemplos incluem o chá de:

  • Chá verde;
  • Limão;
  • Tormentila;
  • Arando;
  • Milefólio;
  • Erva doce.

Sendo assim, não deixe de:

  1. Beber muitos líquidos como água, água de coco, sucos, bebidas esportivas e chás;
  2. Ingerir alimentos leves e fáceis de digerir – evitando as carnes, por exemplo;
  3. Evitar o café e qualquer alimento ou bebida rica em cafeína;
  4. Ficar longe de alimentos com propriedades laxantes como a ameixa, por exemplo.

Por fim, se mesmo tomando chás e tendo mais cuidado com a alimentação e a hidratação, você não observar nenhuma melhora, procure um médico.

Fontes e Referências Adicionais

Você já testou algum chá ou remédio caseiro para diarreia que funcionou? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá para diarreia – 9 melhores, como fazer e dicas”

  1. De todos esses, o meu queridinho de muitos anos é o CHÁ PRETO, fácil de encontrar no Supermercado uma caixa com 10 saquinhos (sachês). Uso apenas 1 saquinho para meio litro de água quente, deixo de infusão alguns minutos e pronto. Considero um santo remédio sem contra indicações, para intoxicação alimentar, peso no estômago, diarréia ou para tomar com torradas ou biscoitinhos, na boa, substituindo o café. Para gazes prefiro o chá de erva doce, que as mamães de antigamente davam para seus bebês, às colheradinhas, quando eles berravam de dores de barriga, por causa dos gases, tadinhos. Era “tiro e queda”, dormiam calminhos depois, sem nenhuma contra indicação. Porém médicos de hoje em dia não são muito adeptos dos chás, vão logo receitando remédios de farmácia, cuja bula…cala-te boca, melhor não ler para não elevar a pressão. Já para pressão alta, confesso não sei qual é o chá indicado. A minha é normal, he, he.

    Responder